sábado, 1 de novembro de 2014

Outubro 2014

Olá a todos...


Esse mês foi muito triste com a derrota do Aécio... nem vou me ater nisso porque senão acabarei escrevendo só sobre isso...

Com isso o bolsa teve em forte movimento de baixa...

Bem na verdade eu estou entediado com a bolsa de valores, nunca achei que a bolsa enriquece alguém, ela é apenas um instrumento de poupança...

Mas a bolsa realmente está num marasmo desde 2008, ou seja 6 anos de custo de oportunidade..



Por outro lado o meu empreendimento está saindo do papel e o canteiro de obras está a todo vapor...

E só não deslanchou porque uma das concessionárias ainda não terminou os requisitos de infra estrutura. (típico do Brasil)

Mas já tive que que repassar um valor maior para o ativo imobilizado...Apesar de não ter sido necessário resgatar nada da poupança.

Tive algumas encrencas para resolver, mas estou super motivado.. É muito massa a possibilidade de ter um retorno digno graças a um projeto que só existe porque vc o criou. E o melhor :
Vc tendo o controle de tudo, diferentemente das empresas de capital aberto...

Estou anotando todos os custos e percalços, e um dia eu vou detalhar tudo por aqui... inclusive toda rentabilidade auferida. (se deus quiser).



Vamos as contas


             
O meu aporte foi de R$ 27.927,51....



Continuo tendo que ficar extremamente líquido por isso a minha renda está concentrada na poupança...Mas atingi o valor que eu tinha previsto inicialmente que era de 400K. Já refiz as contas e eu acho que vou gastar cerca de 480 a 500K, vou analisar com cuidado o que eu faço com os demais aportes.
(explicado no meu último post)



Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês:

VALE5 - R$ 20,71 (recebido do aluguel dessas ações)
VALE5  -  R$ 722,64




Total de proventos - R$ 743,35....e esse dinheiro será reinvestido no próximo mês...




O meu aporte (27.927,51)  foi dividido da seguinte forma:



R$ 1000,00 reais foi para corretora...

Eu já tinha  R$ 1.224,31 referente  ao aporte e aos proventos do mês passado, parados na conta da corretora .
Então ao todo eu fiquei com R$ 2.224,31

Eu fiz as seguintes compras:

CMIG3 - 80 ações a R$ 15,30
ETER3 - 100 ações a R$ 3,55
ELPL4 - 100 ações a R$ 6,81




O montante R$ 22.612,59 foi para a poupança, e o restante no valor de R$ 4.317,92 foi para o ativo imobilizado...



Como eu disse em um post anterior... Dinheiro na conta corrente, a minha reserva de emergência, meu bens imobiliários e a minha carteira de seguros não farão parte do meu patrimônio...




RENDA FIXA

Portanto na minha carteira para meu novo projeto, citado acima; eu tenho R$ 400.649,77 investidos 100% em poupança.....


Aporte Retirada Total
dez/13 R$ 20.000,00 R$ 179.462,85
jan/14 R$ 24.769,98 R$ 205.212,11
fev/14 R$ 18.259,51 R$ 224.692,07
mar/14 R$ 19.305,10 R$ 245.130,31
abr/14 R$ 1.237,93 R$ 247.782,06
mai/14 R$ 22.836,68 R$ 271.896,51
jun/14 R$ 20.115,23 R$ 293.559,97
jul/14 R$ 29.542,35 R$ 324.674,96
ago/14 R$ 18.420,42 R$ 345.041,01
set/14 R$ 28.874,19 R$ 375.943,63
out/14 R$ 22.612,59 R$ 400.649,77
nov/14
dez/14
















Mais o Ativo Imobilizado no total de R$ 15.135,54

Aporte Retirada Total
dez/13
jan/14
fev/14 R$ 5.400,00 R$ 5.400,00
mar/14 R$ 312,85 R$ 5.712,84
abr/14 R$ 0,00 R$ 5.712,84
mai/14 R$ 2.400,00 R$ 8.112,84
jun/14 R$ 1.502,75 R$ 9.615,59
jul/14 R$ 4,56 R$ 9.620,15
ago/14 R$ 24,51 R$ 9.644,66
set/14 R$ 1.172,96 R$ 10.817,62
out/14 R$ 4.317,92 R$ 15.135,54
nov/14
dez/14















Outra coisa que sempre me perguntam, é sobre o ativo imobilizado...

Nos meus post's anteriores eu expliquei um pouco sobre isso....Basicamente é o valor requerido no meu mais novo empreendimento, esse valor é um ativo porém só vai dar renda após as vendas de minhas participações, portanto é uma ativo que fica imobilizado a curto prazo..                               






Os meus títulos públicos ficaram assim:






origembruto
NTNB Principal 1505154,000,000,000,004,005.210,369.755,48





NTNB Principal 1508248,800,000,000,008,806.439,2012.369,80






Total11.649,5622.125,28









origem
bruto





NTNB Principal 150535
176,50
0,00
0,00
0,00
182,50
162.109,46
133.007,79







Total
162.109,46
133.007,79

Total Tesouro direto -   R$ 155.133,07



Uma rentabilidade pelo sistema de cotas de  +2,82%  no Mês.


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/13 R$ 124.973,31
jan/14 R$ 3.584,10 R$ 118.591,83 -7,75%
fev/14 R$ 130.464,80 10,01%
mar/14 R$ 128.575,12 -1,45%
abr/14 R$ 133.669,05 3,96%
mai/14 R$ 148.731,70 11,27%
jun/14 R$ 149.611,65 0,59%
jul/14 R$ 151.029,24 0,95%
ago/14 R$ 167.526,31 10,92%
set/14 R$ 150.881,80 -9,95%
out/14 R$ 155.133,07 2,82%
nov/14
dez/14













Analisando o quadro acima é fácil perceber que a volatilidade de títulos de longo prazo é maior que a renda variável, portanto principalmente o iniciante deve se informar bem sobre as características de cada título.


RENDA VARIÁVEL

Depois das compras referidas...

Estou com as seguintes ações:

BBAS3     249
BEMA3      158
CIEL3        18
CMIG3     406
CMIG4        7
ELPL4      823
ETER3       410
EZTC3        17
PETR4      310
VALE5     809


Total de R$ 45.473,88
rentabilidade de -4,06%



Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/13 R$ 42.615,17
jan/14 R$ 2.200,47 R$ 40.964,44 -8,59%
fev/14 R$ 1.000,00 R$ 40.480,20 -3,54%
mar/14 R$ 1.000,00 R$ 42.462,94 2,37%
abr/14 R$ 900,00 R$ 44.284,79 2,13%
mai/14 R$ 1.000,00 R$ 43.771,57 -3,34%
jun/14 R$ 1.000,00 R$ 47.225,15 5,48%
jul/14 R$ 1.000,00 R$ 52.999,06 9,90%
ago/14 R$ 1.000,00 R$ 54.772,05 1,43%
set/14 R$ 1.000,00 R$ 46.396,90 -16,81%
out/14 R$ 1.000,00 R$ 45.473,88 -4,06%
nov/14
dez/14
















Conclusão do Patrimônio



Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês R$ 27.927,51


Renda fixa:  - Poupança - R$ 400.649,77
                     - Ativo Imobilizado  - R$ 15.135,54
                      - Tesouro direto - R$ 155.133,07   

Renda Variável  -Ações - R$ 45.473,88



Total  R$ 616.392,26
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  +0,72% 
Rentabilidade anual por sistema de cotas (ADP) =  +5,76%


Crescimento do portfólio de:  + 5,5 %


É isso aí...

Vamos em frente...

Grande abraço a todos....

39 comentários:

  1. É uma verdade incontestável que todos nós somos competidores e estamos em uma grande maratona, a vida, então aceite a sugestão e faça o seguinte exercício. Vá para algum lugar onde possa ficar sozinho, sem pertubações sonoras e feche os olhos, agora em seu maior recôndito silêncio busque todos os desejos ainda não realizados, todos os sonhos que já teve desde a tenra idade... amanhã é o último dia da sua existência, valeu a pena até aqui?

    O que será que sustenta a esperança de pais e mães, filhos e irmãos na viciante busca pelo dinheiro? Não serei hipócrita, também faço parte deste grupo e adoro o barato proporcionado por ele. Durante 5 anos acumulei algum patrimônio, algo que me deixava confortável e fazia acreditar que estava no caminho certo para a indepência financeira, tinha a certeza que dentro de mais uma década poderia oferecer uma vida confortável para a minha família, parecia ótimo até o destino resolver mudar as regras do jogo. Acabei perdendo 99,8% de tudo, não falo somente do dinheiro, perdi tempo, viajens, sorrisos, novas amizades, amores possíveis e impossíveis, histórias e experiências singulares, tudo em nome de um futuro seguro e pago com distanciamento, ausência e arrependimentos...

    CONTINUA: www.campodebatalha1.blogspot.com.br
    CONTINUA: www.campodebatalha1.blogspot.com.br
    CONTINUA: www.campodebatalha1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Campo de Batalha, seja sempre muito bem vindo!!!

      Eu, particularmente, não me arrependo de nada, superei completamente esse tipo de argumentação.

      Penso que se algo acontecer comigo, eu vivi em busca de um sonho. Tenho mais pena de quem morreu e nunca viveu esse sonho.


      Que tipo de cardiopatia vc tem?

      Boa sorte para vc!!!

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Não consigo me conformar com tanto dinheiro na poupança! Mas, parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos estão certíssimos, vou explicar porque não é o momento para outra renda fixa, como por exemplo LCI e LCA .
      Esse valor será "torrado" nos próximos meses...
      No meu entendimento, como esses títulos são garantidos pelo fundo garantidor de crédito, vale a pena diluir em bancos de segunda linha, pois a rentabilidade é mais atrativa...
      Para isso eu tenho que transferir o dinheiro para a corretora, arcar com os custos de transferência, comprar esse produtos, que geralmente exigem um capital inicial elevado, preciso em muitas vezes aguardar a carência (de geralmente 2 meses), fico a suscetível a variação da SELIC ( grande parte da minha poupança é pelo regime antigo), os resgates as vezes tem que ser múltiplos de 1000, depois de resgatar retransferir para meu banco, pagando novamente as custas da transferência, para dai poder usar o dinheiro....

      É muita mão, e eu precisarei de extrema agilidade na movimentação desse dinheiro, que será realizado quase que diariamente....

      Como está demorando muito para o início do meu projeto, o conselho dos nobres colegas fazem muito sentido sob a óptica retrospectiva...

      Mas eu tenho a esperança de iniciar muito em breve, e a movimentação dessa quantia será muito intensa...

      Em todo caso , fico muito grato pelo conselho, e assim que eu resgatar o meu dinheiro , provavelmente eu opte por esses produtos para diversificar meu portfólio em renda fixa...

      Grande Abraço aos dois..

      Excluir
    2. Pobre Catarrento,

      Dá uma pesquisada no LCA do Banco do Brasil, conta estilo. 84% da Selic, liquidez diária. Diferenças para a poupança: aporte mínimo de 30k e não consegue fazer retirada durante fim de semana ou fora de horário comercial. Não se preocupe com FGC pois o BB não vai dar calote.

      Abraço

      Excluir
    3. Valeu anon, talvez eu comece a investir o excedente em LCA/LCI.
      Não nesse que vc sugeriu, existem melhores opções em bancos de 2 linha..
      Mas obrigado pelo conselho, é válido
      Grande Abraço e seja sempre muitíssimo bem vindo por aqui.

      Excluir
  3. Olá, PC!

    Parabéns pelo patrimônio e capacidade de aportes. Se o projeto realmente está próximo de acontecer, deixar o dinheiro em investimentos de extrema liquidez faz todo sentido, e a poupança é uma das melhores opções mesmo. Ficamos na torcida para que você inicie logo o seu projeto, não precisando ficar muito tempo com o dinheiro rendendo pouco.

    Abraços!
    O Casal Inteligente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Casal Inteligente, seja muito bem vindo por aqui...

      Exatamente isso C.I., você definiu muito bem....

      Quando eu iniciei o meu projeto eu tinha cerca de 180 k, achei que ele iria começar em 3 meses...eu pensei em gastar esse dinheiro e com o dinheiro dos aportes eu ir financiando a execução (iria trabalhar alavancado)..... Mas, não foi assim que a banda tocou.. eu tive os mais diversos tipos de entraves, e fui acumulando capital na poupança, sempre com a expectativa de que no próximo mês eu iria começar...Hoje eu acumulei cerca de 80% do capital necessário... e a única coisa boa é que eu vou trabalhar sem estar alavancado... e ainda poderei dar agilidade na execução... isso me deu uma enorme paz de espírito..

      Lógico que olhando retrospectivamente, seria muita mais lógico ter aplicado em LCI por exemplo...mas agora acredito que nos próximos 4 meses eu gaste cerca de 75% desse capital...

      Agradeço a sua presença e parabéns pelo discernimento...

      Já adicionei vc por aqui...

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Só uma observação: o título do seu post está como Outubro 2012, e não 2014.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela observação, eu estava no mesmo ano que o barrichello, kkkkk

      Excluir
  5. PC,

    To na torcida que seu projeto deslanche! Seria muito interessante ver o detalhamento dos gastos, e lucros futuros, um detalhamento bem completo.
    Considerando uma rentabilidade negativa em ações, sua rentabilidade patrimonial foi excelente! Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PR, sempre uma enorme honra tê-lo por aqui...

      Obrigado pelas palavras... Vou sim detalhar o máximo possível, tanto os meus erros quanto os meus acertos... A rentabilidade auferida, o custo de oportunidade, o fluxo de caixa e todas as dificuldades que eu encontrei...

      Farei assim que receber todo direito participativo...

      Espero que eu obtenha sucesso, e seja fonte de inspiração para alguém que tenha espírito empreendedor...

      Grande Abraço

      Excluir
  6. Olá Catarrento!

    "Vc tendo o controle de tudo, diferentemente das empresas de capital aberto.." essa frase é perfeita, cada dia tenho pensado mais nisso. Me sinto inseguro com minha grana na mão dos outros...

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey...

      Muito legal a sua presença...eu sou um cara obstinado pelo controle financeiro, até escrevi um post só sobre isso...

      Também fico muito inseguro com a minha grana na mãos dos outros, a gente que empreende sabe da potencialidade do dinheiro na nossa mão e trabalhando exclusivamente para nós...

      Realmente é outro mundo...

      Grande abraço..

      Excluir
  7. Isso é um aporte de dar inveja a muito milionário que nao consegue aportar 27 mil/mês. Agora imagina nós que somos pobres heheheheh.
    Parabéns meu amigo e sucesso sempre.
    Abracos
    S&P
    simpleseprospero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu SP, do jeito que vc está indo bem com o seu negócio, vc logo logo me supera... suas projeções são audaciosas, vc investe da forma certa, tenho certeza que será um dos mais bem sucedidos da blogosfera...

      De mim , receba o mais sincero desejo de sucesso..

      Grande Abraço

      Excluir
  8. Fico feliz que o negócio está andando.
    Estou curioso para saber mais detalhes dessa sua obra.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz BBB, está foda!!!, mas ao mesmo tempo estou muito motivado...Tive que rever uns custos, todos para cima!!!
      A mão de obra foi mais cara do que eu planejei, não teve conversa... Aqui foi cerca de R$ 450/metro.
      Estou na fundação e essa fase é uma das que mais exige atenção de minha parte... Tem que ficar em cima , senão fazem merda.
      Mas sigo bem confiante... e agora com quase a totalidade em caixa, me sinto muito mais seguro...

      Logo, logo te passo mais detalhes..

      Grande Abraço

      Excluir
  9. PC,

    É muito bacana saber que o seu negócio está andando! Informe-nos assim que estiver tudo pronto. E parabéns, pois você é um exemplo para todos nós da blogosfera financeira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IL...

      Informarei todos os detalhes assim que ficar pronto, inclusive o fluxo de caixa... será bem interessante.

      Sempre fico muito feliz e honrado com a sua presença...

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Meu dinheiro só vai ficar em ações até acumular patrimônio para iniciar negócio próprio sem alavancagem.

    Controle é tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn, perfeita a linha de raciocínio, só tome cuidado com a volatilidade das ações se vc for abir o seu negócio em curto prazo...

      Controle é tudo (2)

      Grande Abraço e seja sempre bem vindo

      Excluir
    2. Previsão é entre 2020 e 2023, até lá tem chão e pelo menos 50% fica em RF. Só vou entrar em ações de forma pontual, como na queda que deu em ações do porte de Cielo após a confirmação da Trolha pra presidente.

      Excluir
    3. Boa estratégia, torço por vc, vai nos informando como vc vai indo..
      Grande Abraço

      Excluir
  11. PC, o senhor é digno de toda a reverência. Palavras para traduzirem sua prodigiosa evolução são despiciendas.

    Avante!

    Saudações cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras grande mestre, estou certo que logo vc recuperará todo o dinheiro dos últimos meses. O impacto da renda variável foi grande mas a recuperação também será.
      Grande Abraço

      Excluir
  12. Pequeno e Jovem Investidor9 de novembro de 2014 às 10:00

    Pobre catarrento,

    parabens por correr atrás do seu sonho em realizar o seu empreendimento... estou ansioso para ver vc escrever sobre o projeto quando ele estiver pronto...
    uma curiosidade, se não for te comprometer e vc puder me responder... como vc consegue obter atualmente esses aportes monstruosos de mais de 20 mil por mes? algum outro empreendimento ?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá P&JI, seja muitíssimo bem vindo por aqui...
      Assim que realizar os lucros detalharei todo o meu projeto... espero que sirva de motivação para alguém...
      A minha renda é obtida através do trabalho incansável, praticamente de segunda a segunda...A minha carga horária chega a ser 2 e as vezes 3 vezes a mais do que dos trabalhadores comuns...
      Mas não aguentarei por muito tempo, já que estou definhando em uma velocidade espantosa...
      No mais... prefiro não falar mais sobre o meu trabalho, quero me manter no anonimato..
      Conto com a sua compreensão
      Grande abraço

      Excluir
  13. Sou um lixo humano msm com 3k de salário, mal consigo aportar 1000 reais, o vida foda, parabéns ae velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá anon... seja bem vindo..

      O meu primeiro emprego eu ganhava meio salário mínimo, e mesmo assim eu guardava um pouquinho.. não sei em que fase da vida vc está, mas se estiver no começo da fase produtiva, saiba que no começo é foda mesmo...

      Se vc já é macaco velho , e realmente não vê perspectivas, fica o alento de que vc está guardando cerca de 30% do seu salário, isso é muito bom, logo logo vc acumula patrimônio para gerar esses 3 k em renda passiva...

      Mas sempre é válido buscar melhores perspectivas..

      Fico na torcida

      Grande Abraço

      Excluir
  14. Todo mundo sabe que você é médico Catarrento, rs. No mais, parabéns pelos aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anôn... quem me dera.... apesar que se eu fosse médico provavelmente ganharia menos..As pessoas acham que todos os médicos são Ivos Pitanguys da vida.
      Tenho familiares próximos que são médicos, não é essa maravilha toda que falam não...
      Não vou ficar dando dica, ou refutando hipóteses do que eu faço.. a ideia do blog é focar no que a gente investe o dinheiro do trabalho, e não como ganhar dinheiro trabalhando...

      No mais obrigado pela parabenização e seja muitíssimo bem vindo..

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Não é medico, talvez algum engenheiro fodão então haha. Para aportar 30k, sendo que você não tem negócio próprio, e as unicas profissões que imagino que pagariam isto

      Excluir
    3. Valeu anon... tá faltando imaginação pra vc então, rsrs
      Grande Abraço

      Excluir
  15. Boa Noite Pobre Catarrento.
    Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelos aportes, são impressionantes, hehe.
    Segundo, gostaria te pedir dicas de sites ou livros para que eu possa começar a ter uma boa educação financeira. Digo começar, por que minha educação financeira é praticamente zero, e agora com 17 anos estou no meu primeiro emprego e apesar de o salário ser pouco já gostaríamos de pegar uma boa base nessa questão pra usando com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece com o básico.. autores como Mauro Halfeld, Cerbasi, Robert K, Mauricio Hissa, depois vc vai aprofundando...
      O mais importante é a postura em querer aprender, e realmente por em prática o que vc aprendeu..

      Boa sorte ... estamos aqui para te ajudar nessa jornada..

      Grande abraço

      Excluir
  16. Bom dia Pobre Catarrento,
    Primeiramente devo lhe parabenizar por seus rendimentos, são impressionantes.
    Sempre me interessei por finanças. Na faculdade (Administração, escolhi mal eu sei...) e em alguns livros sobre finanças, entendidos do assunto falam em reservar 10% de todos os seus recebimentos para a sua aposentadoria. Eu tenho 27 anos e comecei a fazer isto há pouco mais de 01 ano, hoje com quase 5 mil, investi uma parte em LTN (3 mil com vencimento para 01/01/17) e outra parte na poupança. Você me indica outras formas de investir essa reserva de 10% que farei todo mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danado, seja muito bem vindo e desculpa a demora em te responder...

      Um dos meus amigos mais ricos é formado em administração em uniesquina...portanto eu te afirmo: tudo é relativo, e depende basicamente de vc...

      Respeitosamente, o seu capital é muito baixo ainda, sugiro manter em renda fixa, predominantemente em poupança...

      Vc é jovem e administrador, então sugiro fortemente o empreendedorismo... como o seu capital é baixo, sugiro começar com negociações no mercado livre e sites similares..

      Prove pra vc, que vc é um bom administrador...

      Teste e aperfeiçoe o seu perfil como vendedor!!!

      Procure algo que vc ache muito barato, tipo uma galinha morta..... e que tenha procura... algo que vc mesmo se interessaria... compre e revenda com uma margem de 20 % ...

      Mesmo com a sua margem esse item ainda dever ser barato, porque o que vende é o preço....

      O que vc acha?

      Grande Abraço

      Excluir