quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Um real faz diferença, sim!!!



Um dos erros mais principiantes que uma pessoa pode cometer com relação ao dinheiro, é não dar valor para ele....

Todos fazem isso de alguma forma, ou em algum momento, mas o auto-controle que determinará a frequência e consequentemente se vc é um perdulário ou não..

Vamos acompanhar com o Catarrento a seguinte pesquisa:

Situação 1:

Vamos supor que vc está comprando um relógio no valor de R$ 300 . (pq alguém compraria um relógio de 300 reais, foge da minha compreensão... mas enfim..)

Vc está no balcão conversando com a vendedora..está quase fechando o negócio...

Aí esta ela...




Quando de repente, vc começa a sentir um forte tremor de chão..
Que subitamente vai aumentando de intensidade...
As prateleiras começam a vibrar..
O pânico começa a se instalar..

A vendedora fala dentro do seu ouvido: - vc sabia que esse relógio mede a escala Richter..

Vc sofrendo de uma terrível paudurecência, olha para o relógio, que está marcando 7 graus da maldita escala...

De repente vc escuta o barulho de alguém entrando na relojoaria...você se vira e começa a entender todo o tremor que estava ocorrendo...





É a sua esposa... e ela fala afoita ( o suor no bigode denunciava que ela estava muito apreensiva):

  - Calma benzinho, não compre esse relógio ainda... eu vi um igualzinho na relojoaria da quadra de baixo, por R$ 200 reais... igualzinho a esse.!!! vim correndo te contar, só parei porque tinha um Mc donalds no caminho, e eu precisei fazer o meu lanchinho das 14:35  da tarde... mas vim o mais rápido que pude..!

(para não interferir na linha decisória) a vendedora fala: - Ah é ... e minha irmã gêmea depravada trabalha lá...


O que vc faz? hein? hein?


Eu vou te contar o que vc faz:

Vc sai da loja e vai correndo na outra loja para conseguir esse ótimo desconto..
Vc economizou R$ 100 reais...
Parabéns pra vc!!! ótima decisão financeira....


Situação 2:

Na outra semana vc foi comprar o seu carro ...afinal de contas sua esposa estava grávida, e vcs "precisariam de um carro maior."

Vc pensou em comprar uma mercedes...

Ficou em dúvida em qual terno iria vestir ....seu terno da vila romana, ou da lojas riachuelo ..

Como queria impressionar escolheu seu terno da riachuelo, com riscas de giz ..

E foi a concessionária..



Após 1 hora exaustiva de ofertas, e contra- ofertas... em que vc usou toda a sua habilidade de negociação..

Vc conseguiu sugar toda a margem da vendedora (também gostosinha), e sinalizou que iria fechar o negócio por R$ 250.000,00 reais...

quando aparece a sua esposa e curiosamente fala:

  - Calma benzinho, não compre esse carro ainda... eu vi um igualzinho na concessionária da quadra de baixo, por R$ 249.900,00 reais... igualzinho a esse.!!! vim correndo te contar.


O que vc faz? hein? hein?


Vou falar : a grande maioria iria fechar o negócio alí... não iria se dispor a andar uma quadra para economizar R$ 100 míseros reais....
Afinal de contas (vc em processo de negação)- o que são 100 reias de R$ 250.000,00...


Pois eu te falo.. é a mesma nota de cem reais, o esforço é o mesmo,e a mudança da porcentagem não teria que mudar o seu processo decisório....a exatamente a mesma quantia...

Então o que vc faz???

Para quem nunca viu uma nota de cem aí está:




Para quem já teve o mundo revirado pela verdade imposta pelos Juros compostos... pela sua força, pela sua grandiosidade.... sabe que apenas uma nota, como essa daí ...poderá fazer toda a diferença em sua vida ....

Vamos brincar um pouco de continhas??

Vamos supor que vc seja agressivo e consiga uma boa rentabilidade, afinal de contas vc iria jogar fora esse cemzão.

Apenas R$ 100 reais, sem nenhuma parcela adicional, rende R$ 310.215,00 (1,5% am) 45 anos

Apenas R$ 100 reais, sem nenhuma parcela adicional, rende R$ 4.400.000,00 =4,4 milhões; (2% am) 45 anos...

Quando eu era mais novo eu adorava ficar fazendo essas contas... é libertador...

Lógico que rentabilidades líquidas assim, são extremamente difíceis de conseguir, mas é só para exemplificar o lance dos 100 reais...

Portanto nem adianta ficar trollando sobre essa rentabilidade, foi só um exercício...

Mas se vc colocar taxas mais modestas, e pensar assim em várias ocasiões da sua vida, e conseguir cem reais de diferença esporadicamente ao longo do ano... a mágica será incrível....portanto cada 1 real faz uma diferença enorme no futuro...

Lembre também de não exagerar na sovinice... Dar o devido valor a cada moedinha com o bom senso aguçado....

E vcs... o que fariam???





24 comentários:

  1. Fala pro pobretão te pôr no blogroll dele,seu blog é bom!

    E tira esse CAPTCHA na boa pq é chato pra caralho digitar um post e ainda ter que esmiuçar os olhos pra ler letrinhas,números é códigos miúdos pra enfim ser postado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu anônimo... o meu blog tá lá... dá uma conferida...
    Eu também odeio essa merda de CAPTCHA, pensei que meu blog não tinha essa merda... como eu sou semi retardado em assuntos de informática, vou ver como é que faz para tirar essa ruindade daí....
    Valeu e seja bem vindo...

    ResponderExcluir
  3. Excelente post Pobre catarrento, ri muito.

    ResponderExcluir
  4. Tb gosto de matemática de juros compostos.
    Muito legal PC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner... juros compostos mudam a forma de pensar de uma pessoa...O valor que antes ela achava trivial, poderá se tornar a base de uma futura fortuna... e um pequeno acréscimo na taxa pode fazer milagres...
      A maioria dos investidores sabem disso, mas pouco têm a consciência disso..
      Um grande abraço
      E seja muito bem vindo...

      Excluir
  5. Isso é verdade, impressionante, eu de início tambem não aceitaria no segundo caso, andar uma quadra, para conseguir um desconto tão pequeno em relação ao carro.Achei que ficaria chato depois de uma negociação você deixar de fechar o negócio. Mas depois eu refleti melhor e parei pra pensar que eu realmente deixei de dar valor para aquele 100 conto.

    ResponderExcluir
  6. Juros compostos fazem milagres mesmo.
    Agora, a maior dificuldade não é nem o valor que você consegue de desconto e sim se você consegue guardar esse dinheiro economizado.
    Essa mesma mulher que te ajudou a economizar, vai pedir um jantarzinho fora para comemorar. rs

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo BBB... o mais difícil é não gastar esse dinheiro logo de cara...a gente é bombardeado por súplicas para consumir por todos os lados..
    Disparado as exigências insanas das mulheres, fazem que essa tarefa seja mais árdua ....
    Essa aí no caso, pediria todos os números do Mc donalds , comeria tudo, chegaria no carro, começaria a falar mal de alguém... chegaria em casa, cagaria cem reais em um enorme Mc bolo fecal, e logo em seguida já esqueceria do sacrifício que vc acabou de fazer por ela, e começaria a te tratar mal...exigindo mais coisas.... hehehehe..

    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Blogueiro,


    Acabei de criar um Blog. Estou no Começo e gostaria que você me ajudasse a divulgar. Sabes no começo como é difícil angarear leitores se não estamos linkados a um Blog que já tem tradição.

    Estou aprendendo a manejar as ferramentas do Blog, pois quero linkar você aqui no meu BLOG. Não o fiz porque ainda não encontrei onde posso fazê-lo. Mas estou fuçando para aprender como lidar com ele.

    Meu Blog é este: http://investimentosemvalor.blogspot.com.br/

    Agradeço pela tua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investimentos em valor, já adicionei vc em meu blogroll.... seja bem vindo a blogosfera.... não sei se vc fez de forma proposital mas tem cacofonia no nome do seu blog... porém quem sou eu para julgar o nome do blog de alguém, rsrsrs...

      Grande abraço e seja bem vindo novamente.

      Excluir
  9. Tem muita lógica seu pensamento, mas pra alguém que vai comprar um carro de 250 mil, talvez o tempo que ela perderia indo até a próxima quadra não fossem pagos por estes 100 reais. Afinal, 100 reais não valem a mesma coisa para alguém que recebe bolsa família comparando com o Bill Gates por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Olá mariovaldo....Está correto, o valor é algo relativo.... com certeza cem reais para o bill gates é troco de pinga..
    Nos exemplos do texto foram vivenciados pela mesma pessoa... então não existe esse viés...a mesma pessoa deu valor ao cem reais do relógio...pq ela agiria de forma diferente com a mercedez?

    Seja bem vindo ao blog

    grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Juros compostos, antes a favor que contra. Muito bom post.

    ResponderExcluir
  12. O segredo da riqueza é o poder do juros compostos ao seu favor. Vc está certíssimo..
    bem vindo

    ResponderExcluir
  13. Belo post, realmente as situações são muito diferentes mas os 100 reais são os mesmos

    ResponderExcluir
  14. Ola econômico, obrigado e seja bem vindo...que luta pela IF dá valor para cada centavo...

    ResponderExcluir
  15. Só compraria relógio de 300 se tivesse dinheiro sobrando. Não tem nenhuma utilidade, qualquer relógio digital de camelô faz o mesmo, mas é apenas por estética, por status, para completar o visual e as mulheres se amarram e se ligam nesses detalhes. Mas a pessoa tem que ser bonita, já falei isso várias vezes.

    ResponderExcluir
  16. É isso aí marcão..

    Eu tenho um patrimônio considerável, e nunca comprei relógio de 300 pila, Uso de camelô mesmo, ligar para marca de relógio é estar afundado na corrida dos ratos...

    Me visto bem, e acredito que não é a marca de um relógio que vai fazer a diferença...

    abraços

    ResponderExcluir
  17. Eu pediria R$ 100 de desconto e tenho certeza que o vendedor daria sem reclamar.... rs

    ResponderExcluir
  18. Ola dimarcinho...

    Sem trapacear, hehehehehe.

    A vendedorA (que por sinal era muito gostosa), deu todos os descontos possíveis, ao ponto dela falar se vc quiser tirar mais um centavo eu não fecho a venda..

    Vc não se atentou para esse fato, porque estava olhando de forma obstinada para o decote da vendedora, que tinha os peitos mais lindos que vc já viu...

    Abraços dimarcinho...

    ResponderExcluir