sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Olá a todos...

Está chegando o final do ano, e é o momento ideal para a gente repensar os erros de 2013 , e fazer planejamentos em 2014...

Convido o leitor , a efetivamente parar pra pensar um pouco... e aprender com os seus erros.






Primeiro eu dou graças por estar bem de saúde..... nem eu,  nem meus familiares estivemos doentes...

Meus pais são velhinhos já, mas estão lúcidos e com saúde, e meu amor por eles é incondicional..

Engordei uns poucos quilos, e já estou meio fora de forma, mesmo nadando 3 x semana....vou ter que correr atrás do prejuízo, mas logo vou estar em forma de volta.


No ramo Financeiro, eu continuo escravo do trabalho, e não tem um dia que eu não acorde de saco cheio de ter que ir trabalhar.... porra... trabalhar é um saco mesmo, e não vou me ater em como trabalhar é coisa de gente desocupada que não tem nada melhor pra fazer...hehehe

                                               

Ainda estou em busca desesperada pela minha IF.


Nesse ano, dei uns passos para trás... ainda vou falar da minha estratégia de investimentos, em posts futuros...
Mas ao longo da minha vida, eu cheguei à uma verdade que para mim é incontestável... só sai da corrida dos ratos quem empreende.... tenho grandes amigos verdadeiramente milionários, e todos eles... sem exceção... ficaram ricos empreendendo, ou com o que eu chamo de investimento empreendedor.
Aprendo muito com eles, tanto com seus acertos e mais ainda com o seus erros....

Empreender para mim não é ter uma lojinha de bairro e ficar 14 horas por dia cuidando do negócio, não que esse seja um começo possível para alguns...falarei mais sobre isso em posts futuros...

E por que eu dei uns passos para trás nesse ano??

A conjuntura política e econômica não me foram muito favoráveis para mim... por isso já deixo o meu agradecimento para nossa querida Dilma e seu sancho pança da atualidade Guido Mantega... Cervantes com certeza redefiniria a loucura do protagonista caso conhecesse esses ilustres cidadãos da republiqueta das banânias.

Controle inflacionário com medidas totalmente maquiáveis, revisões tarifárias impostas a ELPL, arroxo na taxa selic indo contra as afirmações do início do ano, ingerências nas estatais, etc, etc... e mais etc....

                                

Mais qual é o controle que eu tenho disso?? nenhum.... então paciência a gente vai se adequando e esperando que com o voto as coisas mudem um pouco....Portanto essa penalização que eu tive , eu aceito de bom grado, até porque eu tinha consciência desse risco, e assumo a culpa por minhas ações...

Já no campo dos investimentos empreendedores, que eu falei acima, foi que eu fiquei mais ressabiado...

Isso porque eu realizei a compra de dois apartamentos, que não deram muito certos... e acabei tendo prejuízo, por má fé das construtoras....assumo minha parcela de culpa por ter acreditado em um sistema que estava a mercê de pessoas de má índole.
Mas vou dizer também...o que eu aprendi nesse caso foi algo de outro planeta, como diz o ditado:

- vc aprende 10 x mais com seus erros do que com os seu acertos, e eu me fortaleci ainda mais...

Nessa vida , as vezes a gente acerta e as vezes a gente erra, e eu já errei muito... mas esse último aprendizado foi único... realmente me fortaleceu.

Tive um incremento considerável no meu investimento em uma empresa de capital fechado, o que me deixou mais confiante com as minhas convicções...

Empréstimos que eu realizei, foram pagos integralmente, sem nenhuma inadimplência e com uns jurinhos camarada que são sempre bem vindos.

No começo do ano tive algum lucrinho (troco de pinga) operando opções (apenas venda coberta), naquela época estava com uma posição muito maior em Vale, mas isso não é para mim...talvez no futuro eu volte a operar, quando eu voltar a ter uma posição maior...  mesmo assim vou pensar bem...

Minha carteira do seguro do carro está evoluindo de forma satisfatória... nada a fazer..mas como ela começou a ficar em um volume muito alto.... e como eu comecei a ficar desconfortável com a alocação dela.. eu acabei reservando 15% que transferi para carteira dos empréstimos que citei acima, potencializando o valor financeiro da minha carteira de empréstimos....e depois que recebi os pagamentos retirei esses 15% acrescidos dos juros que recebi e estornei para a carteira do seguro do carro...achei uma boa simbiose!!

Reserva de emergência tá lá na poupança... fico maluco de ver dinheiro parado, mas vou manter lá por enquanto....


Quanto a 2014, vou iniciar um empreendimento meio monstro... o maior da minha vida....irá consumir boa parte do meu dinheiro, mas a priori quero deixar o meu T.D e minhas ações em paz... até porque estou no deságio fodástico com T.D... mas terei que vender a minha participação nessa empresa fechada... tristeza ... mas também já deu o que tinha que dar... é hora de partir para outra...

A meta é conseguir até o final do ano que vem , o valor de um milhão de reais em ativos, sem contar o patrimônio de passivos... eu tinha projetado atingir essa meta só no final de 2015, então se eu conseguir antecipar um ano será uma grande vitória... algo memorável....

Como eu disse a minha meta de IF é de 5 a 6 milhões... que poderá ser reajustado para mais ou para menos... Sei que isso é pessoal, então não adianta ficar trollando...

Antes de terminar, eu quero desejar a todos um feliz natal... muita paz e saúde e que em 2014 a gente ganhe muita grana...
Obrigado a todos



28 comentários:

  1. Um milhão no ano que vem? eu com essa grana parava de trabalhar. Cinco milhões é loucura.
    Feliz natal pra você também Pobre.(?), sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá anon., eu sei que um milhão pode parecer muito dinheiro, e é na verdade... mas PARA MIM é pouco, no que tange a IF...

    Eu estimo retiradas de 4 %, isso aplicando a teoria geral de portfólios. Ou seja 4 mil reais...

    Eu não sei a idade que vc tem? eu vejo muito adolescente maravilhado com essa quantia, mas acredite em mim ....esse valor é pouco para sustentar uma casa depois que vc é um adulto...

    Vc pode viver como um adolescente, não casar, não ter filhos... esse dinheiro dá para se manter em um nível médio de conforto... acho louvável quem tem esse pensamento.... de verdade...

    O problema é que quem pensa assim, na maioria, é o pessoal na faixa dos 20 anos... e quem é dessa idade não tem moral, com todo respeito, para decidir se vai ficar o resto da vida solteiro e sem filhos, por mais que ele afirme isso aos quatro ventos e jure de pé junto que isso só acontece com os outros e que com ele é diferente...

    Esse é tipo de coisa que eu não discuto....., se o cara envelheceu e realmente não casou e nem teve filho, eu dou meus parabéns para ele, pois ele tem uma chance muito maior de ter conforto financeiro... para esses eu tiro o meu chapéu...

    Mas primeiro em que dar tempo ao tempo...

    seja muitíssimo bem vindo ao blog

    ResponderExcluir
  3. Puta que pariu até que fim um blogueiro que pensa igual a eu. O negócio é empreender.
    Virei seu fã.
    ASS: Guardião do Pobre Catarrento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí guardião... Valeu, mas a gente sempre toma uns tapas na cara no percorrer desse caminho..

      Excluir
  4. É, se as metas deste catarrento se tornarem reais teremos o primeiro milionário da blogosfera. Milionário Catarrento, rs.
    Feliz natal para você e todos os catarrentos por aí!

    ResponderExcluir
  5. Grande Uorrem....Ninguém dá nada pro catarrento, hehehe, mas o catarrento fica só na maciota, e deixa os cachorros latir...

    Mas antes de cantar a vitória, eu vou ter que efetivamente atingir essa meta , e não vai ser fácil... Terei que fazer a lição de casa...

    Feliz Natal pra vc e sua família Uorrem..abços.

    ResponderExcluir
  6. Vamos lá né, estaremos juntos no ranking e na família de finanças acompanhando seu desempenho estou muito curioso e desejo mta sorte!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Valeu amigo... estaremos juntos sim!!!
    Vamos ver como eu me saio em 2014, as metas são ousadas...

    ResponderExcluir
  8. PC, nesse post vc mandou a real. Ficar sócio de empresas patéticas e corruptas da bolsa de valores é coisa de perdedor, o lance é empreender.

    ResponderExcluir
  9. Olá anon. Concordo em partes...

    Realmente ter investimentos empreendedores é a melhor forma de enriquecer, uma das únicas maneiras que te permite fazer isso de forma rápida... E ao contrário do que a maioria acha é a forma mais segura, por mais incrível que pareça.

    O negócio é ter o máximo de controle sobre seus retornos....Ser sócio minoritário de empresas de capital aberto, o seu controle é zero... na verdade o seu único controle a avaliar a empresa regularmente, e ter a presença de espírito de saber o momento de vender caso a empresa saia dos seu parâmetros...

    Empreender como eu disse no texto não é transformar um negócio em seu trabalho... pois isso apenas o tornará um autônomo...

    Comprar ações de boas empresas, investir nas mais diferentes formas de renda variável e renda fixa, tem que ser encarada como uma poupança para o futuro, em que o objetivo é proteger o seu dinheiro da inflação e ganhar um pouquinho a mais...

    Mas não será nada surpreendente...

    Se vc agir apenas dessa forma, vc terá uma vida abastada ao longo de vários anos de poupança... nada mal ter uma vida abastada... mas eu quero ser rico , livre e relativamente rápido e por isso tenho que potencializar os meus ganhos...

    ResponderExcluir
  10. Essas sua meta de 1 milhão de ativos você considera o que?
    O dinheiro sobrando que fica investido ou algum patrimônio imobilizado?.
    Empreender é uma arte companheiro, exige muito trabalho e ousadia, ainda mais nesse país extremamente burocrático e que mete a mão no bolso do investidos(impostos)
    Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Olá BBB. No final de 2014 , Será apenas dinheiro sobrando e esperando para ser investido, mas que no começo de 2015 será novamente empreendido...para tentar perpetuar o processo...
    Nem me fale do meu sócio (o governo), ele é feroz, e não perdoa ninguém....temos que ir se reinventando a cada dia....

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá PB, que venha o primeiro 1 milhão logo. Já te add no blog.

    Feliz Natal !!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. cARALHO, FINALMENTE ALGEM QUE PENSA COMO EU!!!

    Parabens cara, é isso ai, empreender é o caminho, por favor, durante o ano vá dando mais detalhes, dicas, falando mais, morro de vontade de empreender mas não sei nem por onde começar????

    abçs cara!

    PS: Troca essa imagem, mó nojo embrulha o estomago olhar pra essa porra, nos comentarios qdo ta pequeno é tranquilo, mas aqui no lado no quem sou eu do blog pqp... kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon....

      Pois eu tenho uma notícia pra vc.... só pelo fato de vc pensar dessa forma, vc tem muito, mas muito mais chance de ficar rico dos que os "acumuladores de dinheiro"..
      Até acumular uma reserva suficiente tente realizar pequenos negócios... do tipo comprar de galinhas mortas e revender com ágio...
      Dê uma olhada no post- um pouco mais do mesmo...talvez vc se inspire...se vc não tem dinheiro comece com motos e ciclomotores por exemplo....
      Comece também a negociar alguns produtos no mercado livre... isso também vai te dando um know how em vendas, markinting, negociação....adote as atitudes vencedoras, e aprenda com os erros....
      Aprenda um pouco em como importar produtos da china, seja criteiroso na escolha do produto... escolhas nichos...
      Para pequenos negociadores, o que mais vende é o preço... indiscutivelmente...
      Portanto a sua meta é simples, venda algo barato, abaixo de preço de mercado...
      Na sua cabeça só tem que funcionar a seguinte fórmula: eu vendo por mais que eu paguei, em uma porcentagem estabelecida, e em um período de tempo determinado...
      Por ex: achei uma oportunidade e comprei um item por 100 reais, vendi por 115 líquiido e demorei 2 meses para vender...rentabilidade de 15% em 2 meses...ótimo parabéns pra vc...
      Vc irá errar em algumas escolhas... nesse caso venda o item pelo valor que vc pagou e prossiga com a metodologia...

      Se vc já tem mais dinheiro, aí a coisa fica bem mais fácil... continue seguindo o blog e avalie toda a "asneira" que eu falar, e veja se alguma coisa serve pra vc...

      Lembre que dessa forma vc estará no controle da situação, vc que determina o preço de compra, a venda, o lucro, o fornecedor, a tributação, etc..

      Grande abraço e seja muitíssimo bem vindo ao blog....

      Ps: fiquei feliz em saber que te causei repulsa... hehehe

      Excluir
    2. Só para complementar... esqueci de falar a coisa mais importante..

      AJA...

      O principal de tudo é ação... pegue hoje o jornal e selecione algumas oportunidades de negócios...
      Vc está interessado em franquias? vá conhecer o sistema...
      E assim por diante... o diferencial é a ação...é aqui que a seleção natural escolhe os vencedores...

      Faça tudo com controle e gerenciamento de risco...mas faça...

      abraços

      Excluir
  14. "Quanto a 2014, vou iniciar um empreendimento meio monstro... o maior da minha vida....irá consumir boa parte do meu dinheiro, mas a priori quero deixar o meu T.D e minhas ações em paz... até porque estou no deságio fodástico com T.D... "
    PC, tamos na mesma linha, tenho mais de um empreendimento pra investir, e tó no deságio do T.D. tb, foda, bem provável que só poderei reinvestir meus proventos e alugueis de FII, meus aportes mensais vão pra garantir esses investimentos.
    Assim como vc, eu to buscando esse numero de 5 ou 6 milhões, na verdade espero que esses meus empreendimentos gerem frutos até além disso, vamos ver!
    Feliz natal e tudo de bom em 2014!

    ResponderExcluir
  15. Ola Bruno.... é isso amigo... pecamos por acreditar na manutenção da selic...
    Eu até pensei em resgatar o valor do TD, por que quem empreende sabe o custo de oportunidade que está perdendo...

    mas fiz as contas de quanto eu teria caso o vencimento fosse agora e o deságio é tão foda, que não dá para perder essa grana não..

    Espero que seu empreendimento dê muito certo... se o seu caso for igual o meu, vc deve sofrer do mesmo mal que eu sofro, que é o seguinte:

    Enquanto vc não está consolidado (ou seja Rico, milionário etc...as custas de seus empreendimentos) vc é desacreditado por todo mundo...
    é tido como um sonhador, ou como alguém que quer dinheiro fácil...

    Isso só fomenta em mim o desejo de vencer... e de mostrar para todos que eles é que estavam errados...

    Estamos juntos..

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até "esqueci" do que tá no T.D, já pra não ficar tentado a movimentar, sabemos que uma hora vai melhorar, e de todo jeito na data de vencimento recebemos oq foi acordado na compra! Só que até lá né...2035 kkkkkkk

      Minha 1º experiência, foi com um negocio existente, de família, mas falido, CNPJ suspenso, devendo a bancos, fornecedores, funcionários, processos...em 11 meses da minha gestão paguei mais de 100 mil de débitos da gestão anterior, ninguém acreditava em mim tb, normal, no começo dos 20 anos, universitário, perdi anos da minha vida(sem folgas, final de semana, feriados), minha vida social foi sacrificada (mulherada? Ei aquele cara ali não é daquele negocio fudido? TCHAU! Fora que nem tinha tempo e animo pra correr atrás.), hj acabo tendo um voto de confiança por isso!

      Imagino que vc vai assumir uma posição de liderança, chefia e etc, recomendo urgentemente que vc leia O príncipe de Maquiavel, se já tiver lido, releia, e depois a Arte da Guerra de Sun Tzu e o Livro dos cincos anéis de Musashi (são mais subjetivos, típico Oriental, mas são bons de ler tb), pra mim, Maquiavel é o maior responsável por ter conseguido sobreviver nesse inferno que vive por anos e anos, era cercado de gente que não confiava em mim, muitos aproveitadores(até empresário fudido tem, imagine quem dá certo), querendo o mal ou o pior acontecer, dai a importância de entender a msg do Principe! São livros baratos, até acha de grátis na Web, mas recomendo que vc tenha em mãos, nem que seja no Kindle (vc pode ler as versões 0800, mas os livros são baratos na loja da amazon).

      Excluir
    2. Outra coisa, se vc ainda tiver abaixo dos 25 anos, e se o negocio der um ótimo retorno, pode ser valido sacrificar sua vida pessoal e tempo....
      Mas nunca deixe de avaliar, não vale vc viver pra negocio, sua vida passa, e ai adiantou oq? Muita gente ganha com vc e seu negocio, principalmente autônomos tipo contador e advogados, fornecedores e funcionários. Vc se torna escravo deles, eles tem folgas, férias, tempo livre.....
      Resumindo, vale a pena se sacrificar, se vc ver que tem o retorno pra isso, mas não esqueça de por um limite e puxar a corda!

      Excluir
    3. Desses livros, o único que não li, é esse livro dos cinco anéis... vou me informar..valeu Bruno...
      Como eu disse: eu tenho uma visão de investimento empreendedor, sou contra a pessoa ficar refém do seu negócio, até porque senão ela não está empreendendo e sim trabalhando para si.
      Não que muitos negócios não começam dessa forma, mas é uma questão de perspectiva.
      Enfim concordo completamente com vc... uma coisa é ser empreendedor e outra é ser autônomo...
      Grande abraço o obrigado por sua contribuição..

      Excluir
  16. Seja qual for sua definição de empreendimento, vai ter que começar com administrando uma lojinha de bairro por 14hs. Não se controi uma casa começando pelo telhado. Não se sobe escada pondo pé no topo, de primeira.

    Minha meta é 250 mil entre dinheiro e bens adquiridos para começo de conversa. É, minha definição de empreendimento é "lojinha de bairro".

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcão... obrigado por sua participação no blog...

    O tema que vc tocou é bem controverso...
    Me permita fazer algumas ponderações pessoais:

    Vc está certo, o começo é o começo... a maratona começa com um primeiro passo..
    O que eu quero dizer é o seguinte: vc decidiu ser maratonista...., vc não vai no primeiro dia correr 42 km, provavelmente vc vai dar uma volta no quarteirão, noutro dia vc vai trotando, no outro vc vai aumentando a distância, os dias vão passando, e quando vc percebe já está correndo os 42 Km.

    isso está absolutamente certo...

    Metaforizando, eu já corri tantas maratonas... cai tantas vezes, me ralei em tantas outras, ganheis umas perdi outras, mas tenho certeza que consigo correr esses 42 km...

    Eu comecei a aprender a arte da negociação com quinze anos... era um adolescente anormal...sempre buscava o meu aperfeiçoamento seja em vendas, marketing, gestão, negociação etc...

    No começo da minha faculdade enquanto meus amigos nem tinham carros, eu já comercializava eles com propriedade, inclusive vendi carro para 2 colegas da faculdade... veja mais sobre isso no Post - "um pouco mais do mesmo"

    Eu fui me aperfeiçoando, empreendendo em outros negócios, e com isso alavancando a minha renda do trabalho...

    E é justamente por isso, que fiquei preocupado com sua colocação, de juntar 250 mil, e com a sua definição de empreendimento ser lojinha de bairro...

    Eu não sei se é essa a sua situação.... se não for delete tudo o que eu vou falar, mas vou aproveitar o seu comentário para prosseguir com o meu raciocínio:

    A pessoa comete exatamente o erro de que vc citou... não começar pelo primeiro passo...

    Ela pensa , - eu vou começar pequeno... com uma lojinha de bairro... Vou juntar 250 mil e abrir uma lojinha....ou abrir uma franquia.

    Eu vejo isso toda a hora....

    Mas na verdade ela não está começando do começo , ela está começando pelo telhado como vc falou... Essa pessoa nunca negociou nada na vida, não sabe gerenciar pessoas, produtos, não sabe técnicas de venda, não sabe nada sobre marketing, não tem noção de margem, tributação etc... e etc....
    Faz um plano de negócios utópico, em 6 meses e conta com um super senso de otimismo...como ela estudou o plano nesses 6 meses para montar um plano de negócios fajuto, se acha na propriedade de até analisar e por defeitos em negócios já consolidados...

    Ela acabou de se enganar...falou que iria começar pelo começo e não começou de fato...e as vezes pôs em risco todo o seu patrimônio...

    Outro conceito que vc levantou, e que está meio inserido nesse, é o lance da "Lojinha de bairro"...

    Aí eu vejo o contexto que a pessoa está inserido... Se vc está planejando ter uma lojinha de bairro, e viver da renda dela trabalhando 14 horas por dias, para um dia quem sabe, ir diminuindo a carga horária, provavelmente vc vai passar a ter uma vida pior do que ser empregado de outra empresa... algo realmente a se pensar.... na minha concepção, esse tipo de empreitada nunca vale a pena, são pouquíssimas exceções....

    Se vc está pensando em ter uma lojinha de bairro, mas o seu projeto é expandir , ter 10 franquias espalhadas pela sua cidade, e se tornar referência em seu negócio, e transformar o seu negócio em um empreendimento milionário e não em um trabalho, nem que no começo vc tenha que trabalhar um pouco mais do que o normal, aí a conversa muda de figura....

    Enfim , é isso aí que eu penso, quis levantar essa questões que eu acho importante..

    Obrigado Marco por acrescentar à discussão

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Em breve também trilharei os mesmos caminhos, mas prepare-se e planeje muito antes.
    Recomendo o livro O segredo de Luisa do Fernando Dolabela
    De pequenos passos se faz uma grande caminhada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente recomendação de livro pobre consumidor...

      foi um dos primeiros livros que eu li, e sem dúvida ajuda muito o empreendedor, principalmente na elaboração de um plano de negócios...

      A elaboração do plano é essencial para quem quer abrir um negócio...mas se vc puder tenha a experiência de pequenas negociações, ou pequenos empreendimentos, que vai vc vai ficar mais "cascudo".

      Grande abraço, e seja bem vindo

      Excluir
  19. Pobre Catarrento, vc tem tudo para ser e pra mim já é a nova sensação da blogosfera de finanças. Parabéns! Seu blog é bem legal e continue firme no caminho para sair da corrida dos ratos.
    Abs e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  20. Olá Cabrolio, agradeço muitíssimo às suas considerações... é uma honra tê-lo conosco, espero que sempre aprecie os posts, e não deixe de comentá-los e nos ajudar com suas ponderações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir