quinta-feira, 2 de junho de 2016

Maio 2016

Olá a todos...


Que alegria na nova casa, ter espaço é algo que deixa a vida mais leve. Impressionante como nos deixamos ser levados pelas tendências de mercado, e nos sujeitamos morar em cubículos e empilhados.

Estou aproveitando o máximo, desde churrascos no gramado, banhos de sol nos finais de semana, festas com amigos, até a manutenção da casa eu estou aproveitando.

Gosto de trabalhos manuais, e estou fazendo uma pérgola e um deck. Também me dá muito prazer cuidar do jardim, fiz uma hortinha de temperos, vamos ver se vinga.

Fiz também a revisão do meu carro, agora com espaço eu mesmo consigo fazer muita coisa da manutenção. Fiz a troca das pastilhas e discos em casa mesmo, e aproveitei para fazer um polimento.

Eu sou um cara bem simples, e me contento com coisas que são banais para a maioria das pessoas. Sou bem caseiro e sinto enorme prazer em fazer as coisas eu mesmo.

Pena que com o trabalho, tem me sobrado muito menos tempo agora... Estou com vários projetos acumulados... mas o trabalho teima em atrapalhar a dádiva da vida.

Como eu queria ser independente do trabalho. Imagino quando eu atingir a I.F. Vou conseguir levar a vida de sossego que tanto eu quero. Vou realizar tantos projetos quantos eu conseguir imaginar.

Bom, mas isso é o futuro... voltemos ao presente

Ainda estou mantendo as finanças no piloto automático, de novidade apenas a compra de uma debenture da rodovias tiete com dinheiro do resgate de uma LCI.



Vamos as contas....





Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês:


DIVIDENDOS DE ITUB3                           R$ 2,44
JUROS S/ CAPITAL  DE BBDC3             R$ 4,65
DIVIDENDOS DE EZTC3                         R$ 215,77
DIVIDENDOS DE TOTS3                         R$ 37,07
JUROS S/ CAPITAL  DE GRND3            R$ 8,48
DIVIDENDOS DE GRND3                        R$ 17,02
DIVIDENDOS DE KEPL3                         R$ 2,04
JUROS S/ CAPITAL  DE BBAS3             R$ 51,02



Evolução anual dos dividendos

Jan 2016 = R$ 19,67
Fev 2016 = R$ 113,05
Mar 2016 = R$ 285,12
Abr 2016 = R$ 106,51
Mai 2016 = R$ 338,49







Conclusão do Patrimônio







Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês R$ 1000,00.


Renda fixa:  - Poupança I - R$  6.141,72
                      - Poupança II - R$ 19.033,42
                      - Fundo DI  - R$ 183.380,18  
                      Ativo Imobilizado II  - R$ 196.059,00                  
                      - LCA/CDB/DEB. - R$ 290.324,21
                      Tesouro Direto  - R$ 422.106,79
                     

Renda Variável  -Ações - R$ 63.753,28



Total  R$ 1.180.798,60
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  0,62% 
Rentabilidade anual 2016 por sistema de cotas (ADP) =  3,14%


Crescimento do portfólio de: 0,6%  


Grande abraço a todos....

69 comentários:

  1. PC, tenho interesse em comprar uma casa no futuro. Então a título de informação (se não quiser falar tudo bem) pergunto quanto foi a casa, quantos quartos, e qual é o estilo dela (casa dentro da cidade grande, casa dentro da cidade dormitório, casa em condomínio etc), se ela tem bom acabamento ou se você pretende fazer muitas reformas. Pelo que vi o quintal é grande, isso me agrada muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II.. A casa custou cerca de 800k, tem 4 quartos, a casa fica num bairro de classe média da minha cidade, e fica na rua, e não dentro de condomínio fechado. O acabamento é razoável, mas preciso fazer ainda muitas reformas para ficar do meu gosto. O quintal é grande e é onde estou passando grande parte do meu tempo livre...
      Grande Abraço

      Excluir
  2. Eu morei a maior parte da minha vida numa casa grande.
    Hoje moro em apErtamento. Comprei um apartamento por que optei por morar próximo ao trabalho, mas é difícil se adaptar.
    A casa de meus pais fica numa cidade vizinha a capital que eu moro, o terreno é enorme, mais 2k m2. Tem uma horta e várias árvores frutíferas. O apartamento que eu moro tem 65 m2. Onde eu moro tem até casas boas a venda, mas não é em condomínio fechado e a violência como está hoje me dá receio de morar numa casa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz anon, 2000 metros quadrados , seria o paraíso. Casa é vida, apartamento é depressão. Não consigo me perdoar por morar tanto tempo em apartamento. A vida é uma só, para passar enclausurado. Na minha cidade, apesar da violência ainda dá para morar em casa de rua, é só caprichar na segurança.
      Grande Abraço

      Excluir
  3. Grande PC,

    Parecia eu escrevendo o post, daqui ha 3, 4 anos.

    So mudaria a parte da mecanica, nao entendo nada disto.

    Uma coisa que me faz muita falta e ter esta opcao de fazer um churrasco no quintal, no gramado, que poderia ser amenizado numa cobertura, mas, viverei o simples agora, mesmo tendo alguns estresses referente a garagem no meu predio, tirando isto gosto muito de onde moro, a localizacao e das melhores, perto de tudo, ao lado de shopping, e num bairro classe media alta, ou seja, sou um pobre no meio dos ricos vizinhos.

    E sua obra parada ainda? Quando retoma? Estou comecando a sentir falta, mas a procura pelas casas que tenho prontas esta bem baixa, culpa do cenario economico ruim.

    Achar uma casa boa no bairro que moro e impossivel, casas acima de 1 milhao. Nao tenho condicoes.

    Gostaria mesmo de ir morar em cidade interiorana, tenho 3, 4 anos para decidir minha vida financeira, se eu quiser morar em casa e na cidade que construo, muito mais tranquila em comparacao a capital que moro.

    E saber que bastaria eu chutar o balde, sem medo e empreender ... Mas, a seguranca do emprego, o bom salario e a certeza de estar aumentando o capital me fazem me manter sem arriscar tanto, pois, eu poderia melhorar tudo, mas tambem se der errado posso perder grande capital e voltar metade do caminho.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC, a minha vida mudou exponencialmente quando eu me mudei para casa, e estou bem localizado, não tanto como no apartamento, mas bem perto do centro ainda, em um bairro de classe média.
      A minha vida no apartamento foi fundamental para eu acumular o patrimônio que tenho hoje, portanto temos que dar um passo de cada vez.
      A obra voltou agora no fim de maio, os 1000 reais de aporte foi justamente para o ativo imobilizado.
      O mercado está muito ruim, para obras de melhor padrão, por isso continuo focando na renda baixa.
      Tenho vontade de ir para uma cidade mais calma também, mas isso só quando tiver com a IF. E ela tem que ser próxima de uma cidade relativamente grande.
      No seu último paragrafo, eu sofro exatamente das mesmas angústias e te entendo perfeitamente. O salário do emprego, faz nós ficarmos medrosos.
      Grande Abraço

      Excluir
  4. Pobre,

    Onde você aprendeu a mexer com mecânica, fazer polimento etc.? Queria muito saber fazer o básico mas meu conhecimento é bem limitado.

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uns posts atras eu li ele falando que começou a ganhar dinheiro com carro quando era mais novo... comprava de leilão, dava uma levantada e botava a venda... acho que foi aí.

      Excluir
    2. Baixa o pdf do auto repairs for dummies.

      Excluir
    3. Olá Viver de Renda, sempre uma enorme honra tê-lo por aqui.

      O desconhecido já matou a charada, quando eu era mais novo, na faculdade o dinheiro era curto e para levantar uma graninha eu mexia com compra e venda de carros, e isso fez com que eu fosse adquirindo certa experiência.

      Eu sou meio curioso, e acabo ficando fascinado com a mecânica dos motores a combustão. Acabo fazendo muita pergunta pra mim mesmo, de como funciona tal componente.
      Como funciona os tempos a combustão, como funciona o mecanismo de centelha e ignição, como funciona a alimentação. É uma eterna curiosidade, chega a ser meio infantil.
      Por exemplo: eu pego um relé e fico me perguntando porque quando energiza o fio, determina a função de algum componente. Ahhh é porque tem uma bobina dentro e que quando energiza o fio ela acaba mexendo um ferrinho que pode abrir ou fechar um contato. E como funciona uma bobina, aí vou estudar como a corrente elétrica altera um campo magnético e assim por diante...

      Eu faço isso em quase todos os aspectos da minha vida. E foi nessa inocência que fui aprimorando o meu conhecimento de mecânica. Infelizmente hoje em dia os carros estão com muita tecnologia embarcada, e a eletrônica praticamente determina quase todo o funcionamento da carro. Isso acaba dificultando o processo porque o aprendizado é mais complexo.

      Um cara que faz vídeos excepcionais sobre mecânica simples é o Tonella. Só que ele fala mais voltado para motores refrigerados a ar, mas dá para aprender muitos conceitos.

      Com o polimento foi a mesma coisa, fui cada vez me aperfeiçoando mais, e acabei entrando no universo do detalhamento automotivo. A literatura é ampla na internet.

      Mas respondendo a sua pegunta de forma objetiva, o segredo é arregaçar as mangas e meter as mãos, fazer pesquisas, estudar o assunto e vc mesmo solucionar os seu problemas.

      Qualquer dúvida é só me avisar.

      Grande Abraço

      Excluir
    4. VR
      para ver um conteude em ingles
      reddit.com
      r/autodetail
      veja o wiki deles

      Excluir
  5. Catarra, permita-me te dar um insight... Por várias vezes já fiz as contas de quanto preciso pra parar de trabalhar, um dia cheguei na conclusão que não preciso ter o mesmo tanto que eu ganho de rendimento, mas sim um pouco mais do que eu GASTO... Vi você falando que pretende chegar nos 6kk pra parar com tudo... será que é preciso tudo isso mesmo? Rapaz... 1 milhão rendendo 1% no mês é 10 pau... Eu não sei o estilo de vida que você leva, mas eu não dou conta de gastar 10 mil em um mês, a não ser que eu esbanje MUITO. O que você acha disso? Conte pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não incluir inflação nessa sua conta, vai exaurir o portfólio rapidinho.
      1mi gera 10paus brutos e nominais. Líquido e real, dá em torno de 3 paus e meio.

      Excluir
    2. Eu iria te responder Desconhecido mas o anom já respondeu.
      Por favor, faça uma gentileza pra vc e nunca mais calcule a rentabilidade bruta, apenas a rentabilidade líquida. Calcular rentabilidade bruta é só uma forma de nos enganarmos.
      A gente põe a rentabilidade bruta, por causa do ranking, mas a blogosfera faria um grande favor, em termos de educação financeira se a gente só falasse em rentabilidade líquida, apenas em ganho real.
      E nisso , com uma carteira diversificada poucos conseguem ganhar da inflação.
      Eu sempre defendi esse tipo de discernimento no meu blog.

      Grande Abraço

      Excluir
    3. Estou entre gente grande aqui, percebo cada dia mais o quanto sou pequeno... kkkkkkk
      Que falha terrível não incluir a inflação no meio, tens razão... nessa situação hipotética que coloquei, provavelmente chegaria um dia em que eu ia me ver gastando um valor muito alto por conta da inflação... Daria certo se fosse levar um padrão de vida bem baixo, gastando sei lá, somente 1000~1500 reais por mês (e ir corrigindo a inflação, agora aprendi)... mas não queremos levar esse padrão de vida, né?
      Vou refazer os cálculos da minha planilha da I.F. :V

      Obrigado!

      Excluir
    4. Somente para fins didáticos, uma retirada mensal e segura de 1 milhão hoje (considerando inflação e IR), daria algo em torno de 2000 a 2500 reais por mês. E mesmo assim nada é garantido.

      Pode revisar seus números de IF bem mais pra cima se não quiser ter problemas no futuro. Vamos que vamos.

      Abs

      Excluir
    5. Só pra compartilhar algumas contas em valores aproximados... daqui 15 anos, supondo que a inflação esteja 9.5% ao ano, 1 milhão valeria 400 mil de hoje... kkkkkkkk
      É... a inflação tem MESMO que ser levada em conta, obrigado novamente por me alertar!

      Excluir
    6. Unknonw questão gira em torno que todas contas que alguns investidores fazem " nessa supostas taxa de retirada" sempre foi baseado em papel podre pintado imprimido pelo governo.
      Tenha parte de sua aposentadoria lastreada em ativos reais, Imóveis e ações.
      Empresas anticíclicas tendem repassar custo da inflação para seus produtos, imóveis tendem repassar parte de inflação para aluguel mensal.
      Terrenos são limitados papel pintado não te limite.
      Portanto diria que seria um erro clássico basear IF apenas em ativos de renda fixa, estes podem ser replicados facilmente.
      Compra um título hoje e amanhã sai outro pagando mais,IR incide sobre principal inflação e renda real.
      Supostos especialista vivem enchendo a boca para falar de "renda fixa" trabalhando com imóveis não conheci nenhuma renda fixa que ganhou em valorização nominal: aluguel + valorização do terreno no longo prazo. " isso porque para replicar a matemática da renda fixa" Investidor teria de reinvestir aluguel mensalmente em mais imóveis ou participações.
      Outro erro clássico renda fixa principal não se valoriza: Exemplo em um imóvel tu recebe um yield de 6% reajustado parcialmente pela inflação + valorização do terreno&imóvel.
      Já faz 80 anos que únicos ativos que vencem inflação imóveis e ações de bens de consumo essenciais.
      Tanto que grande investidores adoram essas empresas: Inflação pode estar alturas mais o endividou vai ter de comer, morar e vestir." A problemática de muito investidor dito espertão " apenas olham para curto prazo"
      Digo mais governo vai tungar a Selic para tentar movimentar nossa economia e a renda fixa de 1% vai sumir do mapa.


      Outro meio de se proteger seria por meio de hedge natural em moeda forte como dólar , melhor ainda seria ter ativos lastreados em dólar entre outras moedas.
      Inflação alta blz ganho em dólar e foda-se Brasil.









      Excluir
  6. Parabéns PC!
    Ter uma casa é muito bom! e quando se tem disposição para melhorá-la melhor ainda! Eu me pareço um pouco com você. Sou mais caseiro e gosto de dar um trato na casa e atualmente estou aprendendo um pouco de plantação. Meu sonho é um dia colocar 30% do alimento na minha mesa tirada do quintal da minha casa! um dia eu chego lá!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa I. Investi... Pra isso eu precisaria de um terreno bem maior, mas quem sabe um dia. Tenho estudado bastante sobre fertilizantes e melhora de produtividade na minha hortinha. Outra coisa que eu tenho muito interesse é em energia solar e também em captação de água pluvial. Para tornar a minha casa mais sustentável. Pena que a tecnologia das placa solares ainda é muito onerosa, e que ainda não há uma compra do excedente pelas companhias elétricas.
      Grande Abraço

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado e pela casa! Não há nada pior do que vizinhos de condomínio, jogada de mestre... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Grande D.H... A coisa que mais me deixa maluco é reunião de condomínio. Definitivamente o ser humano não sabe viver em sociedade. Uma simples reunião acaba virando uma batalha campal.
      Grande Abraço

      Excluir
  8. Até um pobretao como eu que sempre teve salários péssimos/medianos tem medo de empreender, imagine quem tem poder de fogo maior.
    4 quartos, que maravilha. Planeja ter catarrentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu amigo... um cara largar seu emprego de soldador e empreender numa barraquinha de cachorro quente é uma coisa, já um engenheiro que ganha 20 k por mês é outra coisa. O medo do fracasso é muito maior no engenheiro. Mas o soldador, pode ter a sorte de iniciar uma rede de fast food e ter chance de riqueza genuína. Enquanto o acomodado do engenheiro vai ser sempre empregado.
      Meu sonho é ter vários catarrentinhos.
      Grande Abraço

      Excluir
  9. Rico Catarrento rsrs... Parabéns pela casa.

    Sucesso, Abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
  10. Casa é muito bom PC, principalmente se foi você quem construiu. Tenho maior prazer na casa que moro, penso na cobertura, que já possui uma suite toda no acabamento, fazer uma horta. Tenho visto muitos vídeos e pesquisado.

    Uma pergunta; hoje recebo 6,5k da renda dos alugueis, não contabilizando outras correrias, descontando a inflação, quanto é minha renda mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal VDA, casa realmente é outra vida.

      No seu caso, como o aluguel é atrelado a um porcentual do valor do imóvel, essa sua renda é liquida. Assumindo que o valor de um imóvel acompanha a inflação no longo prazo. No futuro o valor da casa será de uma casa. Então ter renda auferida de aluguel é grande privilégio.

      Cuidados que temos que tomar, para ter uma noção exata da renda líquida.
      1- manter a casa com a manutenção em dia, pois senão o terá uma depreciação do bem no futuro, podendo até a perder valor venal (já que ela pode se transformar num barraco). Portanto vc tem que descontar o valor dessa manutenções periódicas.
      2- Contar com o valor do imposto sobre ganho de capital, que é de 15%. Talvez na atualidade vc não pague esse imposto, mas ao longo dos anos certamente vc terá que recolher esse imposto, já que não é nada trivial esconder uma renda de 78K anual do fisco. Caso vc não pague, talvez valha pena pelo menos provisionar esse dinheiro.
      3- Multiplicar a sua renda pelo seu índice de vacância, computar também os anos do contrato em que não há reajuste. Não é nada fácil manter a correção pela inflação, ainda mais em contratos informais, as vezes têm que abrir mão do reajuste para manter o inquilino.
      4- O principal de todos, calcular o custo de oportunidade. Pelo o que eu sei não é o seu caso. Mas existem alugueis, principalmente de alto padrão, que giram em torno de 0,3%. Nesse caso seria muito mais vantajoso colocar numa NTNB por exemplo. Esse é um custo tem que se levar em conta...

      Grande Abraço

      Excluir
  11. PC,

    Seu relato foi tão genuíno que levou, mesmo que por poucos segundos, minha mente a uma ideia de tranquilidade e IF. Tenho certeza que nós chegaremos lá. Obrigado por isso.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu A.P.. as vezes eu também sonho lendo seus relatos..
      Grande Abraço

      Excluir
  12. Vc é maluco em gastar tudo isso numa casa, com todo respeito, a vida é só uma.

    Vou morar pra sempre com os pais em apartamento, nunca sairei da casa deles a não ser que banquem tudo, se for pra alugar outro apartamento nem vale a pena.

    Se os pais tivessem uma casa, ficaria morando com eles numa casa mesmo, já que não possuem, vai apartamento mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ap são eles que pagam o financiamento.

      Excluir
    2. Anonimo, com todo respeito, a vida é uma só para você ficar morando com os pais a vida toda. Esqueça o lado financeiro, ficar sob as asas dos pais não vai te levar a lugar algum. Por mim todo adulto deveria sair obrigatoriamente da casa dos pais e se virar sozinho com 22 ou 23 anos (ou assim que terminasse a faculdade).

      Excluir
    3. Mas anom, eu já não sou mais um Zé buceta...
      Hoje em dia, a coisa que me dá mais orgulho é poder ajudar os meus pais, uma módica forma de recompensá-los por tudo o que eles fizeram por mim. O amor incondicional que os pais têm pelos filhos, faz com que alguns filhos não consigam enxergar a importância em fazer a sua parte.
      Minha única preocupação nesse mundo, e fazer com que os meus pais sintam orgulho de mim. Todos os dias eu tento ser um filho melhor.
      Nem nos meus piores pesadelos eu imagino ser um fardo para os meus pais.
      Não sei a tua idade, mas te garanto que é questão de tempo, vc começar a mudar de ideia. Talvez comece assim que vc ler essa resposta.

      Grande Abraço

      E.I. Concordo com a importância de morar sozinho. Tudo tem que ser individualizado, também não concordo em sair de casa com uma mão na frente e a outra atrás e cheio de dívidas. Mas o filho têm que mostrar aos pais porque veio ao mundo e enchê-los de orgulho. Pra mim foi sempre uma questão de honra conquistar o mundo.
      Não sei se estou ficando velho, mas fico horrorizado com o comentário do anon... Da onde essa geração está tirando essas ideias?? Como o mundo está desvirtuado. Acho que estou ficando pra trás... não consigo mais entender essas coisas.

      Grande Abraço

      Excluir
    4. Fiz 21 esse ano, tbm não sou um zé buceta, nunca namorei e nem sai com GP.

      O foco é a renda passiva, o que adianta morar sozinho e ai quem sabe não poder ajudar os pais?

      Sim onde já se viu morar sozinho sendo que sou filho único, com quem vou conversar dentro de casa e quem vai cuidar dos meus pais?

      Como as pessoas são egoístas hoje em dia, querem tudo individualizado.

      Quem está horrorizado aqui sou eu.





      Excluir
    5. Quando digo cuidar dos pais é em relação quando estiverem bem velhinhos, tem a ver com a solidão tbm...

      Excluir
    6. Na casa dos pais dá pra economizar um monte, ainda sim ajudando em algumas coisas.

      Ou o cara é milionário e burro ou pobre e idiota pra sair da casa dos pais.

      É um absurdo mesmo.

      Excluir
    7. Olá Anônimo! Eu entendo o lado de cuidar dos pais quando estiverem velhinhos, concordo que você tem que prestar todo apoio e atenção... mas você não pretende se casar um dia? Quem casa quer casa, quer o seu cantinho, quer fazer as coisas do próprio jeito... Quando você casar, você e sua esposa (principalmente sua esposa) não ficarão felizes no mesmo teto que os seus pais... e a privacidade de vocês?
      A minha opinião é que você deve buscar morar perto, para que você os visite quando quiser, e para que eles te visitem quando quiserem, mas de baixo do mesmo teto, creio que você vai mudar de ideia ainda... deixa chegar teus 26~28 anos, aí a gente conversa de novo... ;)
      Imagina pelo lado deles... será que você não tira um pouco da liberdade deles por morar no mesmo teto que eles também?

      Mais um detalhe, não precisa ser agressivo chamando de burro ou idiota só porque alguns não têm a mesma opinião que você, creio que a intenção de interagir nos comentários é compartilhar experiência...

      Aproveita essa fase dos 21 anos, ela é muito boa, mas pensa em fazer teu pé de meia desde já, pra quando você mudar (e você vai mudar) de ideia, não enfrentar tanta dificuldade com dinheiro.

      Excluir
    8. A maioria das pessoas acima de 30 anos que moram com os pais são uns perdidos na vida. Não estou falando só no aspecto financeiro, mas no aspecto de desenvolvimento como humanos.

      A maioria das pessoas que saíram da casa dos pais aos 20 e poucos anos se desenvolveram muito mais como pessoas e mesmo no aspecto financeiro.

      Não estou entrando nem no mérito de ficar solteiro, se casar ou ter filhos. Pelo menos para mim, na escala de desenvolvimento, quem se casa e tem filhos tem maior chance de se desenvolver, inclusive financeiramente que as outras opções. A chave de tudo é responsabilidade. quando a responsabilidade cai nas suas costas você tem que se virar ...

      Entenda que apesar dos pais gostarem de ter os filhos sob a asa, uma hora isso enche o saco e eles querem ter seu canto e sua privacidade, assim como você não quer sua sogra morando com você. Pela cultura brasileira, seus pais nunca vão falar isso para você, mas saiba que eles ficariam felizes de ver os filhos saindo de casa.

      Ficar morando na casa dos pais é que é egoísmo, afinal quem vai arcar com a maioria das despesas (os pais), quem vai preparar a comida, fazer limpeza e lavar suas cuecas (a mãe).

      Um ser humano para crescer verdadeiramente como ser humano tem que no mínimo ter sua moradia, pagar suas contas, limpar sua casa e preparar a sua comida (ou pagar alguém para fazer por você estes dois últimos).

      Se as pessoas tivessem noção do crescimento que tem assumir suas próprias responsabilidades, não haveria nem discussão a este respeito.

      Pior que tudo isso é a geração de "nem-nem" (nem trabalha em nem estuda). Conheço várias famílias em que os filhos com mais de 25 anos já estão na 3.a faculdade (sem ter terminado nenhuma, pois desistem no 1.o ou 2.o ano) e não trabalham, vivendo nas costas dos pais sem saber o que vão fazer no futuro ...

      tá bem complicado

      Excluir
    9. O desenvolvimento financeiro não tem nada haver em morar só, peça pra outros blogueiros, muitos dirão pra morar com os pais até não "aguentar mais", como dizem eles.

      Faz 5 anos que aporto, ainda ajudo os pais com "empréstimos", até podem demorar pra pagar tudo mas pagam até com juros.

      Não precisa casar, basta ter uma namorada, sair com ela por ai, usando o carro dos pais ou então um carro próprio.

      Mas comprar um carro exige ser por exemplo no máximo 10% do patrimônio e não consumir muito a renda.

      Excluir
    10. Como se a opinião de alguns blogueiros fosse a verdade absoluta. Pergunte para as pessoas bem sucedidas quais foram os fatores chave para o sucesso.

      O sucesso na vida passa por duas coisas: Planejamento Financeiro e Independência como pessoa.

      Estas coisas estão relacionadas (uma impacta a outra) e não são mutualmente exclusivas. Existe uma percepção que a independência como pessoa impacta a vida financeira. Por uma questão de lógica isso é verdade (ser independente incorre em mais custos, etc), mas existem outras variáveis que influenciam a vida e a independência proporciona um crescimento que trás vantagens que compensam esta suposta desvantagem financeira.

      "Não precisa casar, basta ter uma namorada, sair com ela por ai, usando o carro dos pais ou então um carro próprio."

      Vai continuar com a namorada saindo por aí com o carro dos pais até os 50 anos? Se chegar nesta condição pode se considerar um perdedor, pois a vida foi um fracasso ...

      Excluir
    11. complementando

      Veja que eu disse que o sucesso na vida passa por estas duas coisas, mas não são somente estas duas. Existem outros fatores necessários para alguém ser bem sucedido, mas abordei estas 2 apenas para delimitar o contexto da discussão

      Excluir
    12. Anônimo 7 de junho de 2016 04:02
      R: Como assim vc não é um Zé Buceta? Falei no sentido de que eu não sou mais um jovem, que depende de mesada dos pais. Veja: mais alguns poucos anos e eu estarei com 40 e tenho bom patrimônio. Então com todo o respeito vc é um zé buceta. (nada de demérito nisso, como eu queria ter a sua idade de volta, e ser um zé bucetinha, rs...)
      Quando vc me contou a sua idade, eu já entendi o contexto que vc está inserido, e nesse caso vc tem toda a razão. Vc tem é mais que morar com os pais, terminar a faculdade, conquistar o seu espaço no mercado de trabalho e só assim pensar em galgar voos mais altos..
      Essa historia de que vc quer passar mais tempo com os seus pais e por isso vc quer ficar morando com eles não vai colar...Vc quer, é ser sustentado e mimado pela mãe. Mas vc realmente ainda está nessa fase, então aproveite...
      Sim no começo, dá pra economizar uma graninha na casa dos pais, vale a pena, mas logo isso perde o sentido...Teus pais devem estar loucos para que vc crie suas asas. (mas eles nunca vão te dizer isso).

      Grande Abraço

      Excluir
    13. UnKnown. Concordo com vc... Tudo tem uma fase. O garoto tem 21 anos, recém completados... Tem mais é que poupar e aproveitar a vida, e não ter a responsabilidade de cuidar de uma casa.
      Estranhei o fato dele querer essa vida pra ele, mas depois ele falou que era novo, e eu entendi porque dele pensar assim. Nem faz sentido a gente tentar discutir isso, porque certamente ele vai mudar de ideia.
      Eu, diferentemente, mesmo cedo já queria sair de casa, porque sempre quis diminuir os gastos dos meus pais, e também como forma de conquistar a liberdade plena. Por isso não consigo nem compreendê-lo muito bem.

      Grande Abraço

      Excluir
    14. "ainda ajudo os pais com "empréstimos", até podem demorar pra pagar tudo mas pagam até com juros."
      O que dizer de um ser humano que tem coragem de fazer "empréstimos" para os pais.
      Tem noção de quanto dinheiro seus pais investiram em você desde antes de você nascer e começar a cagar nas fraldas, passando por toda a infância e adolescência? Tente fazer essa conta, nunca mais você terá coragem de fazer "empréstimos" para seus pais, pelo contrário, vai desejar poder dar as melhores condições para eles, para que ao menos tenham um fim de vida digno, e desfrutem um pouco de gozo na vida em compensação aos imensos sacrifícios de sonhos e financeiros que fizeram, em nome de um bem maior: o filho deles.

      Excluir
    15. EI.

      Perfeito, concordo com tudo. Tinha respondido o anom já, e uma citação sua corroborou com o que eu falei. Pai e Mãe, nunca vão dizer para os filhos que querem que ele sai de casa... só em casos extremos... Mas na verdade eles estão loucos para que os filhos prosperem, saiam de casa , e forme a sua família. Os pais querem resgatar a juventude deles, onde eles tinha tempo para curtir só o casal, sem grandes responsabilidades. As vezes um casal tem filhos com 25 anos e passam mais 25 anos trabalhando que nem loucos só para sustentar os filhos, um filho sempre será a prioridade para um casal.... eles estão loucos para resgatar a suas próprias vidas que eles abdicaram na melhor fase da vida. (será que é tão difícil um filho entender isso)...

      Grande Abraço

      Excluir
    16. Anônimo 7 de junho de 2016 13:34.

      "O desenvolvimento financeiro não tem nada haver em morar só". Concordo completamente, inclusive se vc morar com os seus pais, até eles morrerem... sugando de toda a forma que puder, e ainda não constituir uma família, e saber o mínimo de gestão financeira, provavelmente vc ficará muito rico.
      Mas estamos falando de desenvolvimento pessoal. Se vc pensar só em termos financeiros, realmente vale a pena... mas será que a vida é só isso?
      Por exemplo, financeiramente é muito mais vantajoso comprar roupa usada, mas vc compra pra vc? Vc consegue se imaginar milionário e frequentando brechós de roupa usada? Provavelmente não... porque dinheiro não é tudo.
      O EI levantou uma questão puramente estatística, quem tem mais de 30 e mora com os pais, não estuda não trabalha, provavelmente é um grande de um fracassado. Até porque a responsabilidade de se manter faz com que vc trabalhe mais arduamente. Logicamente existem exceções...

      Se vc é um estudante ou ainda recém-formado é importantíssimo viver com os pais, e realmente vc tem que tentar morar o máximo possível, mas isso dentro de uma tolerância..
      A partir do momento que vc está estabilizado com uma boa renda e ainda fica sugando os seus pais, vc está se tornando um grande psicopata, porque vc sabe que eles nunca te negarão nada, e vc está deliberadamente se aproveitando disso.

      Grande Abraço

      Excluir
    17. E.I. Perfeito novamente..

      É só o anom fazer uma pesquisa de campo e constatará isso. Não quero entrar no mérito de casar e não casar, ter filhos ou não ter filhos... tudo isso é pessoal.
      Mas o fato é que maiores responsabilidades acarretam em maior desenvolvimento humano.
      As vezes a gente acaba discutindo com um garoto, e sem querer ter preconceito com a idade, mas acaba sendo uma perda de tempo, porque ele ainda está inserido no contexto daquela idade. Como por exemplo a frase "é só pegar o carro emprestado dos pais"...
      Nada de errado com ele... ele apenas está vivendo as suas angústias da idade dele...

      Grande Abraço

      Excluir
    18. Anônimo 7 de junho de 2016 16:34

      Até parece eu escrevendo... credo!
      Concordo muito com vc... na minha família a gente se ajuda, quando alguém precisa de um valor a gente dá... a pessoa sempre acaba pagando, porque é um dever moral dela, logicamente sem juros, e sem prazo.
      Nunca cobrei dos meus pais, mesmo quando é uma valor mais alto e eles querem me pagar eu insisto muito para que eles não me paguem... mas eles acabam pagando...
      Eu quero retribuir com toda a gratidão, por tanto amor e dedicação deles...Se hoje meus pais pedissem tudo que eu tenho, eu não hesitaria um segundo, e começaria tudo do zero.

      Grande Abraço

      Excluir
    19. Não vejo problema em emprestar dinheiro aos pais, no caso são eles que pedem e fazem questão de pagar.
      Mas claro tudo tem um limite.

      Eu não sou daqueles que pensa em casamento, mas tbm não sou dos que saem com garotas de programa, não entendo como alguns blogueiros vangloriam tanto suas saídas com quantia x de mulheres em tal tempo.

      Ás vezes eu penso se vale a pena ficar sozinho a vida inteira, ou conquistar a if pra arrumar uma namorada mais nova, ou arrumar uma namorada seilá quando... É complicado esse negócio de relacionamento pra quem nunca teve um entendem.

      Isso é o que me deixa mais perdido.

      Ouço um lado que repudia casamento e que diz pra ser solteiro a vida toda, encher o carro de novinhas de 20 e poucos e viver tudo o que teve vontade com elas, o outro diz pra formar família, ter uma mulher, etc...

      É complicado, hoje eu não me encaixo em nenhum desses lados.

      Não consigo ver o meio termo.



      Excluir
    20. Caro anom, esse lance de emprestar é muito subjetivo, e depende muito da formação da pessoa e do seu poderio financeiro. Eu empresto (ou dou) e não cobro juros de familiares, (pai, mãe e irmãos), porque a gente foi criado assim. Eu vi o sacrifício que meus pais fizeram para me dar a melhor educação possível. O amor dos meu pais pelos seus filhos é incondicional, eu tenho profunda gratidão por eles. Mas isso depende de cada um mesmo.
      O lance de casar ou não, de namorar ou não, de usar GP ou não, é ainda muito mais pessoal.
      Como eu vi que vc tá meio perdido, se fosse para te dar um conselho eu te daria o seguinte:
      Cara, deixa a vida te levar, não se preocupe tanto com mulher, as coisas acabam acontecendo...Se te deixar feliz namorar, namore... Se vc se apaixonar e encontrar a mulher da sua vida, case... Se vc quiser ficar solteiro, fique...Se quiser farrear em zonas, aproveite...Seja feliz.

      Não deixem criar dogmas na sua cabeça, mas também não seja ingênuo. Nunca cultive o ódio... Aproveite essa vida, ela passa muito rápida. Lembre-se de sempre guardar o máximo possível desde que não interfira com a sua felicidade. De valor as coisas simples. Não se importe com o que os outros achem.

      Não existe certo ou errado...

      Acredito que sou um péssimo conselheiro, e só te deixei mais confuso...rs..

      Grande Abraço

      Excluir
    21. Anônimo

      Significa!

      Excluir
    22. Olha só o que os macacos recomendam, casar e ter filhos.

      Era só o que faltava mesmo.

      Excluir
  13. Catarrento parabens pelo texto, feliz por voce.
    Pode add meu blog na lista? http://investimentodepaciencia.blogspot.com.br/
    Ja add o seu la?
    Abs

    ResponderExcluir
  14. PC, duas coisas, eu lhe indicaria fortemente criar cachorros para guardar a casa já que ela não é em condomínio, dois pastor alemão estariam de bom tamanho, a revenda de filhotes é dificil pra essa raça, entao poderia ser dois machos, dah umas despesa mas vc curtiria os cachorros tb, sao mt inteligentes e NUNCA mordem os donos ou as crianças da casa. Rotweiller tb estaria de bom tamanho, mas o comportamente deles é um pouco mais violento.

    Vc viu que essa rodovias do Tiete tao num puta prejuizo neh? nao conseguem ter lucro nem nada, essas debentures ae são foda.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro...

      Então eu curto muito cachorro, inclusive já tive pastor alemão quando era criança... é uma excelente raça.
      Tenho muita vontade de ter cachorro... mas ainda não dá.. é muita responsabilidade para uma única pessoa..
      A minha cidade não é tão violenta como são paulo ou rio, e a casa já tem um bom esquema de segurança..
      Eu nem investiguei muito, como ela paga cupons, achei que daria para acompanhar a evolução dos pagamentos, investi cerca de 12 k.

      Grande abraço

      Excluir
  15. The rest is empty with no brain but the clever nerd
    The best emcee with no chain ya ever heard
    Take it from the Tec-9 holder
    They've bit but don't know their neck shine from Shinola
    Everything that glitters ain't fishscale
    Lemme think, don't let her faint get Ishmael
    A shot of Jack got her back it's not an act stack
    Forgot about the cackalack, holla back, clack clack blocka
    Villainy, feel him in ya heart chakra chart toppa

    ResponderExcluir
  16. Quem lembra desse meu comentário na blogosfera?

    "Anon do Bitcoin 25 de abril de 2016 03:22

    Amigos a hora de investir em bitcoins é agora, o mestre viver de renda tem 86k em bitcoin ja esta vendo e vai ver sua grana multiplicar ainda mais, essa é a hora está em constante aumento e não vai parar pois em julho seu algoritmo vai receber uma atualização que vai dificultar mais ainda produzirem-os oq vai fazer o preço decolar.

    A hora é agora, dica quente não é forex nem essas perdas de tempo. Já estou fazendo uma grana nos trades, porém tenho 26k apenas o que com uma alta eu não fique milionario mas já da pra tirar uma graninha boa.

    Dica, quem quer investir vai lá e compra logo em algum site ou mesmo mercado livre que vai subir. Não prevejo muito risco de desvalorizar tão cedo.

    Abç"

    Meus 26k investidos em Abril, hoje viraram 37,5k após 2 meses e pouco. 11,5k sem fazer nada só na valorização!

    E tem merdalhão que ainda acha que bitcoin é fraude, piramide, isso é coisa de conservador acomodado nos seus 12% ao ano lixosos da Renda Fixa. Bitcoin valorizou mais de 100% entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016. Fica a dica! Eu to enriquecendo na renda passiva e vocês????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bitcoin paga juros ou dividendos? Fica a dica

      Excluir
    2. Bitcoin valendo 4.500 hoje! Melhor investimento do mundo

      Excluir
  17. " Como nos deixamos ser levados pelas tendências de mercado, e nos sujeitamos morar em cubículos e empilhados"

    Desculpa pra não admitir que é apenas mais um matrixiano que não consegue nem bancar a vista um passivo.

    Não se iluda, ainda tem coragem de chamar outros pra se afogarem na piscina com vc. E diz em alto e bom tom se esforçar pra atingir a "if".

    Você não tem nada de diferente em mentalidade de um ser que financia um carro de 10 k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- quem disse que eu não posso pagar a vista esse passivo? quem disse que o financiamento imobiliário não é vantajoso?
      2- É fato que o brasileiro se sujeita a morar em pocilgas e cubículos, é igual carros sem ar condicionado, de baixa cilindrada, e sem itens de segurança- aberrações que só são aceitas no mercado interno.
      3- Eu não estou chamando ninguém. A minha qualidade de vida mudou muito depois que eu me mudei. Fato.
      4- O que tem demais financiar um carro de 10 K?

      As vezes tenho a impressão que as pessoas ficam repetindo besteiras, igual papagaio de pirata... Não é tão difícil de perceber que mundo se desenvolve a base de crédito. Gostaria de poder financiar o triplo do que eu financiei, já que os juros estão abaixo da inflação. Credo é cada um que me aparece.

      A ideia do blog e justamente fugir desse senso comum.

      Excluir
  18. Boa tarde PC
    Não sei se vc já falou sobre isso anteriormente, mas pq o investimento em poupança? Acha q vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liquidez caso algum parente peça emprestado dinheiro pra ele, assim se ele quiser pode cobrar uns juros maiores.

      Excluir
    2. Exatamente, além de ser um valor ínfimo perto do meu patrimônio

      Excluir
    3. PC,

      Nada a ver com a pergunta anterior, mas é uma curiosidade, o q vc acha da Empiricus? Vc acompanha? É assinante?

      Excluir
  19. Olá,
    Este é informar o público em geral que a senhora Rose Anna, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos na necessidade de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a uma taxa de juros de 2% para os indivíduos, as empresas e as empresas sob um termos e condições claras e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (roseannamoore70@gmail.com)

    ResponderExcluir