quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Dezembro 2015 e reflexões sobre o fechamento anual.

Olá a todos...


Bom pessoal... Esse ano de 2015, foi um ano bem ruim pra mim no geral. No finalzinho do ano que deu uma salvada com a venda do Empreendimento I, e o batimento da meta de 1 milhão de reais em ativos. Isso foi algo inacreditável e que me proporcionou extrema felicidade. Então não querendo ser ingrato, mas já sendo.

Tirando isso, o ano foi muito ruim.... Acredito que para muita gente também.

Minha renda do trabalho caiu quase 50%, e meu ódio pelo trabalho aumentou infinitamente.

A renda caiu muito devido a crise, mas principalmente devido ao meu desânimo em trabalhar... Eu sempre soube que eu não aguentaria trabalhar naquele ritmo.

Mas mesmo diminuindo o meu ritmo de trabalho, um efeito curioso é o aumento do meu asco pela obrigação de trabalhar. Estou numa fase, que não tenho vontade de fazer mais o que eu faço.

Tenho vontade de acordar e aproveitar a vida.... Essa mesma vida que está devorando os meus anos com uma fome insaciável ...

As vezes eu não entendo porque eu sou tão conservador... Se eu tivesse um pouquinho mais de culhões, mandaria todos a puta que pariu, e simplesmente viveria.

Vou ter que me reinventar para lidar com esse asco da obrigação de trabalhar e continuar com os meus planos e minha jornada. Se eu tiver muita sorte e as coisas continuarem do mesmo jeito, num prazo de 10 anos, estarei quase atingindo a minha I.F.


Aí conseguirei ter uma vida plena. Com direito a academia de manhã, após torradinhas com becel e suco de laranja.

Com direito a passeios vespertinos pelos parques da minha cidade. E cochilos sob demanda...

Direito de ver o pôr do sol.

Passar o tempo com os meus hobbies, e degustar o sabor do tempo...




Enquanto isso... voltemos a realidade.


Eu tive que refazer um pouco o meu planejamento... Depois da crise de liquidez que eu tive, resolvi ser mais astuto nesse quesito.

Também estou muito decepcionado com a renda variável. Tanto que parei de fazer aportes regulares.

Sempre destinei pouco dinheiro para a renda variável, porque utilizo o dinheiro em negociações reais. Mas mesmo esse pouco, estava me deixando inquieto.

Todo mês era R$ 1000 reais que desaparecia... E eu estou cansado de ver o meu dinheiro desaparecer..

Ainda acho o B&H muito importante para qualquer portfólio, mas no momento eu decidi dar um tempo nele, e parar de nadar contra a maré.

Vou destinar um valor para dar uma rebalanceada nos ativos e deixar a carteira crescer por sí só, durante um tempo.

É muito triste engolir o orgulho, e perceber que o que vc está fazendo não está funcionando. Vou focar no que está funcionando.


Planejo aumentar as minhas reservas em renda fixa. Mas com a boataria da taxação e aumento de I.R. vou ter que redobrar a minha atenção.

Devido a inflação galopante, quero começar e ver a minha rentabilidade líquida, já descontada taxas e inflação. E isso é o mais importante para mim.

Vejam bem, do que adianta uma Selic de 14%, se após descontados emolumentos, custódia e inflação, os títulos terem um retorno real de 1 a 2% ao ano.

Beira ao ridículo, e se eu for ter essa taxa de retirada, livre de inflação, eu não vou atingir a IF nunca.


Por esse motivo, talvez eu volte um pouco as NTNB em 2016...


Em todo caso, quero parar de me enganar.... e efetivamente calcular a rentabilidade real, descontada a inflação.

Nesse ano de 2015 quem teve uma rentabilidade de 10% a.a. (e foram poucos)...pode chorar a vontade. Pois vc não teve nenhum ganho real.

Só repôs a inflação.


Sei que se eu ficar só em papéis e títulos eu não vou sair do lugar. Por isso já no começo de 2016 eu quero retomar o empreendimento II com força total. Também quero voltar aos leilões e caçar mais oportunidades.







Vamos as contas de Dezembro.



Mês fantástico, com quebra do milhão e venda do empreendimento I. O dinheiro da venda ainda não pode ser resgatado porque fica bloqueado pela CEF. (rendendo juros). Após cerca de 30 a 40 dias o dinheiro reajustado vai ser todo liberado.


Vou fazer um post, com toda a rentabilidade detalhada futuramente.




O meu aporte foi de R$ 168.366,57. Dividido em R$ 18.000 reais que ficou em caixa, juntamente com os 27 K do mês passado. Ainda não destinei esse valor porque vou ter gastos importantes no começo do ano.

O valor de R$ 150.366,57 era referente ao terreno onde estava o empreendimento I, e que não estava contabilizado como patrimônio devido as regras do ranking do Pobreta. Agora após a venda ele será contabilizado como aporte.


Em renda variável, com o dinheiro do caixa das ações comprei TOTS3 e ITUB3.






Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês:


DIVIDENDOS DE ITUB3                           R$ 0,94
JUROS S/ CAPITAL  DE BBDC3             R$ 3,91
DIVIDENDOS  DE CMIG3                       R$ 183,05
DIVIDENDOS  DE CMIG4                       R$ 3,15
JUROS S/ CAPITAL  DE CMIG3            R$ 31,54
JUROS S/ CAPITAL  DE CMIG4              R$ 0,54
JUROS S/ CAPITAL  DE BBAS3             R$ 169,95



Evolução anual dos dividendos

Jan 2015 = R$ 0,00
Fev 2015 = R$ 22,68
Mar 2015 = R$ 141,07
Abr 2015 = R$ 480,33
Mai 2015 = R$ 27,23
Jun 2015 = R$ 140,74
Jul 2015 = R$ 52,34
Ago 2015 = R$ 54,65
Set 2015 = R$ 205,94
Out 2015 = R$ 305,63
Nov 2015 = R$ 56,65
Dez 2015 = R$ 393,08

Total no ano de R$ 1880,34 ou Média mensal de R$ 156,69. Correspondendo a um Yield de 4,1%.


Esses dividendos foram somados ao caixa das ações.





Como eu disse em um post anterior.. a minha reserva de emergência, meu bens imobiliários e a minha carteira de seguros não farão parte do meu patrimônio...




RENDA FIXA

Eu tenho na poupança, R$ 5.943,02 ,  esse valor será destinado a pequenos reparos e demandas do empreendimento I


Aporte Retirada Total
dez/14 -R$ 33.081,59 R$ 334.294,59
jan/15 -R$ 57.039,05 R$ 279.647,95
fev/15 -R$ 31.966,60 R$ 249.057,96
mar/15 -R$ 47.637,68 R$ 202.753,49
abr/15 -R$ 47.194,86 R$ 156.959,36
mai/15 -R$ 35.934,67 R$ 121.850,04
jun/15 -R$ 37.362,72 R$ 85.274,79
jul/15 -R$ 80.082,38 R$ 5.744,83
ago/15 -R$ 16,75 R$ 5.785,00
set/15 R$ 5.824,72
out/15 R$ 5.866,11
nov/15 R$ 5.901,32
dez/15 R$ 5.943,02








Aproveitei e já fiz uma segunda poupança para o início do empreendimento II, no qual eu tenho R$ 18.419,77.

Aporte Retirada Total
dez/14
jan/15
fev/15
mar/15
abr/15
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15 R$ 18.018,89 R$ 18.018,89
set/15 R$ 18.055,47
out/15 R$ 18.180,52
nov/15 R$ 18.302,90
dez/15 R$ 18.419,77











Em LCA/LCI/ CDB,  agora eu tenho R$ 81.228,71.


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 23.023,00 R$ 23.167,70 0,63%
jan/15 R$ 19.019,00 R$ 42.494,36 0,73%
fev/15 R$ 17.034,00 R$ 59.879,50 0,59%
mar/15 R$ 53.497,33 R$ 113.878,65 0,44%
abr/15 -R$ 461,32 R$ 114.358,50 0,83%
mai/15 -R$ 527,60 R$ 114.802,36 0,85%
jun/15 R$ 31.308,13 R$ 147.428,20 0,90%
jul/15 R$ 149.585,65 1,46%
ago/15 -R$ 28.688,36 R$ 122.408,04 1,25%
set/15 -R$ 23.868,50 R$ 99.763,67 1,24%
out/15 -R$ 20.428,73 R$ 80.360,68 1,29%
nov/15 -R$ 164,91 R$ 80.394,18 0,27%
dez/15 R$ 81.228,71 1,04%

















Mais o valor do empreendimento I no total de R$ 911.000,00. Esse valor ainda está bloqueado pela CEF, mas está incidindo juros. O aporte foi decorrente da contabilização da venda do terreno. Rentabilidade de 51,78% no período de 14 meses. Nada mal...

Aporte Retirada Total
dez/14 R$ 33.081,59 R$ 85.925,77
jan/15 R$ 57.039,05 R$ 142.964,82
fev/15 R$ 31.966,60 R$ 174.931,42
mar/15 R$ 47.637,68 R$ 222.569,10
abr/15 R$ 47.194,86 R$ 269.763,96
mai/15 R$ 35.934,67 R$ 305.698,63
jun/15 R$ 37.362,72 R$ 343.061,35
jul/15 R$ 86.979,38 R$ 430.040,73
ago/15 R$ 13.643,89 R$ 443.684,62
set/15 R$ 2.711,50 R$ 446.396,12
out/15 R$ 3.267,30 R$ 449.663,42
nov/15 R$ 164,91 R$ 449.828,33
dez/15 R$ 150.366,57 R$ 911.000,00







































Mais o ativo imobilizado II, no total de R$ 194.239,00


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14  
jan/15      
fev/15
mar/15
abr/15
mai/15
jun/15
jul/15 R$ 180.000,00 R$ 180.000,00
ago/15 R$ 6.060,00 R$ 186.060,00
set/15 R$ 8.179,00 R$ 194.239,00
out/15 R$ 194.239,00
nov/15 R$ 194.239,00
dez/15 R$ 194.239,00





Outra coisa que sempre me perguntam, é sobre o ativo imobilizado...

Nos meus post's anteriores eu expliquei um pouco sobre isso....Basicamente é o valor requerido no meu mais novo empreendimento, esse valor é um ativo porém só vai dar renda após as vendas de minhas participações, portanto é uma ativo que fica imobilizado a curto prazo..   






Com os títulos públicos, não comprei nada. Estou com R$ 45.139,89.

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 789,67 R$ 154.386,30 -7,39%
jan/15 R$ 165.238,98 7.03%
fev/15 R$ 157.490,31 -4,69%
mar/15 R$ 4.440,74 R$ 162.617,91 0,42%
abr/15 R$ 175.224,50 7,75%
mai/15 -R$ 9.690,63 R$ 169.380,49 2,32%
jun/15 R$ 686,26 R$ 167.608,53 -1,45%
jul/15 -R$ 152.769,91 R$ 0,00 -8,80%
ago/15
set/15 R$ 23.806,43 R$ 23.806,43 0,00%
out/15 R$ 20.120,90 R$ 44.181,41 0,58%
nov/15 R$ 44.672,82 1,11%
dez/15 R$ 45.193,89 1,17%


















RENDA VARIÁVEL 


Estou com as seguintes ações:

BBAS3
BBDC3        
TOTS3
CIEL3
CMIG3
CMIG4
ELPL4
ETER3
EZTC3
GRND3
ITUB3
KEPL3
OGXP3
PETR4
PSSA3
VALE5
CAIXA









Total de R$ 45.617,27.    
rentabilidade mensal de -2,88%


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 1.000,00 R$ 44.114,88 -8,60%
jan/15 R$ 1.000,00 R$ 42.138,95 -6,60%
fev/15 R$ 0,00 R$ 44.886,56 6,52%
mar/15 R$ 1.000,00 R$ 44.832,70 -2,30%
abr/15 R$ 1.000,00 R$ 50.368,89 9,90%
mai/15 R$ 1.000,00 R$ 54.301,44 5,71%
jun/15 R$ 1.000,00 R$ 53.196,04 -3,81%
jul/15 -R$ 7.143,76 R$ 43.639,48 -5,24%
ago/15 R$ 11.696,13 R$ 50.713,03 -8,35%
set/15 R$ 1.000,00 R$ 49.033,18 -5,18%
out/15 R$ 48.336,17 -1,42%
nov/15 R$ 46.971,12 -2,82%
dez/15 R$ 45.617,27 -2,88%






















































Conclusão do Patrimônio







Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês R$ 18.000,00 + R$ 150.366,57


Renda fixa:  - Poupança I - R$  5.943,02
                      - Poupança II - R$ 18.419,77
                      - Venda empreendimento I  - R$ 911.000,00  
                      Ativo Imobilizado II  - R$ 194.239,00                  
                      - LCA - R$ 81.228,71
                      Tesouro Direto  - R$ 45.139,89
                      Caixa  - R$ 45.000

Renda Variável  -Ações - R$ 45.617,27



Total  R$ 1.346.641,66
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  +30,03% 
Rentabilidade anual 2015 por sistema de cotas (ADP) =  +32,28%


Crescimento do portfólio de:  +55,3 %  














Grande abraço a todos....Um Feliz 2016!!!

54 comentários:

  1. Rumo ao milhão e meio! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos em frente meu caro...

      Feliz ano novo pra vc e toda a sua família.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. PC,

    Concordo 200% com vc. A vida boa é a vida com hobby, sem muitos estresses, podendo viajar, fazer o que quiser.
    Assim como vc, me espelho em acumular muito patrimônio e depois me aventurar em alguma coisa. 2016 promete!
    Se eu fosse vc, focava mesmo no que vc sabe fazer melhor. Esses empreendimentos aí tão bombando! Parabéns! Mal vendeu o Empreendimento I e a poupança pro Empreendimento II já tá a todo vapor. É invejável sua pegada! Continue assim!

    Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu P.R, sempre uma enorme honra tê-lo por aqui.

      Sou conservador, por isso o meu foco em acumular muito patrimônio. No momento que eu declarar a minha IF, quero que seja vitalícia.. A pior coisa que eu imagino e eu calcular errado, passar um tempo, e ter que voltar a trabalhar, ou se preocupar com dinheiro... Meu Deus imagine que tragédia.

      Dei uma parada no empreendimento II pois precisava de caixa para toca-lo. Em 2016 vou com tudo.

      Grande Abraço e um feliz 2016

      Excluir
  3. Grande PC, ontem, após mais uma queda de um de meus FII's (BRCR11 novamente, já caiu por 3 dias uns 5% no último mês), também fiquei com o mesmo sentimento: Por mais que meu discurso seja "não importa a rentabilidade, o que importa é o aporte no início", isto também tem me desmotivado, é como se eu tivesse perdendo R$ 1.000,00 por mês também.

    O que isto impacta em mim é: Eu sou tão controlado para comprar e fazer as coisas, por que eu não compro um tênis, por exemplo, de R$ 800,00 e me dou o luxo de ter perdas de R$ 1.000,00 em FIIs?

    Neste momento (se eu não mudar de ideia), vou realmente manter apenas o capital que esta nos FIIs, talvez aportando não mais que R$ 500,00 por mês, para completar com os aluguéis e continuar comprando alguma coisa (deixar os juros compostos agindo, mesmo que mais devagar).

    No mais, recebi um comentário de um construtor que me deixou pensativo ... Estamos em crise, eu sei, mas eu sempre arrisquei nos meus imóveis, o que me fez ter a situação atual (comecei a construir sem todo o dinheiro, me arrisquei e não tive medo de pegar empréstimo quando precisei e de ficar sempre vivendo com a conta baixa) ... Quem sabe 2016, após a venda dos dois imóveis, não é o ano que eu arrisco e já começo na construção de prédios? Sei que o dinheiro vai faltar, mas se eu resgato tudo que tenho após a venda, e se eu tenha que pegar um empréstimo de até uns 100K / 150K, com garantia do meu imóvel onde moro, eu estaria colocando meu apartamento para garantir fazer 4, 5 ... Ou seja, estou com ideias e acho que 2016 será o meu ano (posso estar errado, espero que não).

    Meu comentário quase virou um post na sua página, mas em 2016 vou te passar um contato, queria uma ajuda p/ ter uma estimativa de custos com a ferragem e alicerce de um prédio ... Acho que estou sendo muito temeroso, não acredito que eu vá gastar tanto quanto eu estimei ..

    Grande abraço e Feliz Ano Novo

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí meu amigo..

      Realmente investir em renda variável não está fácil... Olha eu comecei na renda variável em 1998. Peguei uma época boa, mas eu tinha muito pouco dinheiro na época. No final das contas, nesses anos todos, eu já perdi muito dinheiro nisso. Essa é a verdade. Sempre me enganei com frases de efeitos, como "longo prazo", e coisas do gênero. Mas o longo prazo passou, e aí?
      Realmente a literatura americana não se refletiu no Brasil. Ainda mais com uma das maiores taxas de juros do mundo.

      Também estou cada vez mais convicto que eu tenho que ter o maior controle possível sobre o meu dinheiro. E parar de enriquecer pessoas astutas. Já escrevi um post só sobre a importância do controle.
      Por esse motivo, e por ter conhecido os meandros de um FII, ainda não invisto nesse mercado.

      Como eu falei, estou cansado de dar dinheiro para os outros, e o que vc falou reflete bem isso:

      "Eu sou tão controlado para comprar e fazer as coisas, por que eu não compro um tênis, por exemplo, de R$ 800,00 e me dou o luxo de ter perdas de R$ 1.000,00 em FIIs?"

      Exatamente... essa frase é perfeita. Eu me ferrando para economizar em todos os detalhes da minha vida e perdendo 1000 reais por mês...

      Com relação a construção do prédio, acho que tem que por na ponta do lápis. Vc tem que ver se o lucro vai ser maior em relação a essa sua alavancagem.
      Eu tive uma rentabilidade de 52%. A pergunta que vc deve fazer é, de quanto vai ser o lucro da suas casinhas?
      As vezes a vantagem de construir o prédio é que vc consegue girar mais capital, mas não necessariamente com um lucro muito maior.
      Eu fui para os prédios por esta razão. Eu teria que ter uns 3 canteiros de obra para movimentar a mesma grana.
      No mais, eu particularmente não gosto de me alavancar muito. Mas sei que as vezes essa é a única opção. Acaba sendo uma dívida boa.
      O custo do prédio de baixo padrão é em torno de 1000/1100 reais o metro quadrado, na minha região. + o custo do terreno. Esse é o valor que vc deve fazer as suas ponderações e estudos. Todo o ferro e toda estrutura está contida nesse valor. Portanto para um prédio de 300 metros, vc vai gastar 300/330k + terreno... para um de 500 metros, vc vai gastar 500/550 k + terreno... e assim por diante..

      Grande Abraço e feliz ano novo para vc e toda a sua família..

      Excluir
    2. Muito obrigado PC.

      Em 2016, após terminar e vender as duas casas, vou pensar seriamente no assunto. Se eu alavancar, acredito que não será tanto, não mais que 100 ou 150K, mas na economia atual, acho difícil eu me aventurar nisto, pois, alavancar significa ficar dependente do trabalho, enquanto não quitar a dívida, mesmo sendo uma dívida boa não deixa de ser um risco, mas estou analisando.

      No meu planejamento eu iria de geminadas até estar acima 1M p/ ter todo capital p/ fazer o prédio, o meu pensamento é bem simples: Se tudo der errado e eu ser demitido, eu tenho o dinheiro para fechar o prédio e pagar as contas, então não precisaria de desespero.

      No mais, um feliz 2016 e que o ano seja melhor.

      Ps.: Nada mais gostoso que ficar esperando receber a 'bolada' da Caixa, depois que assinamos os papéis e sabendo que já estão incidindo rendimentos até o recebimento total ...

      :)

      Excluir
  4. Primeiramente feliz ano novo catarro.
    Sobre asco de trabalho sinto a mesma coisa, porem sabemos que precisamos fundamentar alicerces antes, se focando em coisas que temos experiências, vivência.
    No seu caso acredito ser empreendimento construção, neste aspecto não perca tempo tentando analise mercado de ações.
    Se foque no que faz melhor ao que me parece este se apresenta como um caminho sensato!
    Em 2016 vou correr atrás de alavancar meus aportes, buscando boas oportunidades de compras na bolsa de valores.
    E o que sei fazer de melhor por hora,tenho me focado neste aspecto embora o desempenho dos FII não depende exclusivamente de minha persona.
    Analise de preço entrada qualidade dos imóveis passa pela minha experiência, neste quesito acredito estar no caminho certo.
    Dado que fechei este ano com uma rentabilidade 3% levando em conta que senhor Romero cuja deve sentar o nabo em diversos empreendimentos.
    Caso contrario teria fechado com 6% levando em conta exposição de 70% em FII é um resultado em tanto para este ano apocalíptico.

    Até mais e boa sorte catarro.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mestre...

      A verdade é que eu fui diminuindo cada vez mais a minha participação em renda variável, e hoje tenho apenas uns 4% em R.V. Então isso foi acontecendo gradativamente, fui focando em meus negócios e o resultado foi essa baixa participação. Isso aconteceu de forma quase subconsciente.
      Ainda acho importante para o portfólio manter alguma coisa em R.V, mas vou de forma bem light como vc orientou, e focar no que me dá resultado.
      Bom, vamos em frente...
      Grande Abraço

      Excluir
  5. Foi lindo hein meu Rei?

    Espero um dia chegar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Baiano..

      Foi lindo demais, mas a jornada continua..

      Logo,logo, vc também irá transpor essa barreira, não tenho dúvidas..

      Grande Abraço

      Excluir
  6. Grande PC, concordo que vc deve ser concentrar nos seus empreendimentos. Não importa que se consiga uma boa rentabilidade em RV, a sua caiacidade se aporte define muito mais o montante do dinheiro, e vc já provou que é bom de aporte (considerando tmb o negócio próprio que vira um super aporte).
    Grande abraço e bom 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anon..

      Veja bem, o aporte é importantíssimo, principalmente no começo... mas a rentabilidade é fundamental.
      Eu tenho um posicionamento diferente da blogosfera em geral. Veja bem, esse post é um exemplo disso... Ganhei cerca de 350K de rentabilidade... Tem pessoas que vão aportar por 10 anos e não vão conseguir juntar esse capital...Eu nunca pude falar muito sobre isso, porque eu realmente tenho um aporte grande, então nunca tive muita envergadura moral para falar sobre a importância da rentabilidade.
      Aumento de aporte faz o seu crescimento ser retilíneo enquanto a rentabilidade o torna exponencial no longo prazo.
      Qual é o segredo na minha opinião? focar nos dois na medida do possível.

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Olá amigo, boa tarde! Gosto muito do seu blog e sempre que posso, leio seus posts. Neste em específico fiquei bastante curiosa. Este ano eu aprendi mais sobre independencia financeira, e entendo que um montante hoje de 1 milhao de reais já seria suficiente para que uma pessoa tivesse uma renda mensal de 5500 reais sem se preocupar com a inflação. No seu caso vi que voce deseja chegar próximo aos 10 milhoes. Qual seria seu objetivo principal? A independencia financeira de certa forma, voce já a tem. Qual faixa mensal de rendimentos voce busca hoje, ou tem outros planos? Muito obrigada pelo seu trabalho aqui no blog, e um feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, seja muito bem vinda..

      Primeiramente muito cuidado, tem muita gente boa, achando que é trivial ter uma rentabilidade real de 6,6% a.a. como vc falou. Embora seja factível não é algo tão trivial.

      Vamos por na ponta do lápis?
      Um dos investimentos que tem essa garantia de ter rendimento real é a NTN-B.
      Vamos pegar a quantia de 1 milhão e comprar títulos a 7,3% + IPCA.
      O IPCA só corrigirá a inflação, então vamos pegar a parcela de rendimento real, que é de 7,3%.
      Temos que descontar emolumentos, cblc e custódia... vamos supor de 0,4%. Então de imediato vc perderá 4000 reais de taxas, e te sobrará 996.000 reais.
      Em cima desse dinheiro, vc ganhará um juros de 7,3% ao ano. O que daria 72.708 brutos. Tem que ser descontado o imposto de renda. Que vai variar de 22,5% a 15%.

      Portanto vc terá um rendimento líquido de 56.348 a 61.801 (a depender do prazo da compra)

      Mas vc lembra que vc perdeu 4 mil de taxas? Então descontando esse valor vc teria a 52.348 a 57.801 de rendimento líquido efetivo.

      O que daria uma renda mensal de 4362 a 4816 reais por mês.

      Já ficou longe do que vc previu... uma queda de 20,6% a 12,4%.

      E agora vem o mais difícil Denise.

      Temos que supor que vc não sofrerá variação de mercado desse título. Supondo que a taxa ficará em 7,3% constante até o vencimento, senão o rentabilidade poderá sofrer deságio e ficar impactada.
      Algo que é impossível de acontecer.

      Temos que supor que a inflação indexada (IPCA), seja a mesma taxa da sua inflação pessoal.

      Outra coisa é se vc vai encontrar a mesma taxa depois do vencimento do título, nada garante que o brasil manterá essas taxas a longo prazo.

      E o mais difícil de tudo. Quem vai adotar essa estratégia?

      Quem vai pegar todo esse dinheiro e colocar tudo em NTNB?

      Não vai comprar mais nada, não vai ter um portfólio, vai abrir totalmente mão da liquidez.

      A partir do momento que a pessoa colocar 20% em tesouro selic por exemplo, ou numa LCI, já era... Essa rentabilidade ficará impactada.

      Ninguém sabe o futuro, as vezes alguém coloca tudo numa LTN a inflação vai para 2% ao ano e a pessoa tem rendimento líquido real de 12 % a.a.

      Portanto é importante diversificar e montar um portfólio. Mas nesse momento vc acaba perdendo um pouco da rentabilidade da melhor aplicação, porque um acaba compensando outro.

      Então essa história de calcular a rentabilidade só vendo a melhor aplicação do momento é meio irreal.

      Tome muito cuidado com isso. Ponha sempre na ponta do lápis. É muito fácil se deixar enganar. Como eu falei no post, alguém que comprou tesouro Selic de 14%, após descontados emolumentos, custódia e inflação, teve um retorno real de 1 a 2% ao ano.

      Veja as carteiras dos mais diversos blogueiros, tudo gente inteligente e financeiramente educada. Veja a rentabilidade real de todos. Veja que não é tão fácil como parece.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Ola Denise, continuando com a segunda parte.

      "No seu caso vi que voce deseja chegar próximo aos 10 milhoes. Qual seria seu objetivo principal? A independencia financeira de certa forma, voce já a tem. Qual faixa mensal de rendimentos voce busca hoje, ou tem outros planos? "

      10 milhões seriam excelente, mas eu pretendo parar antes, algo em torno de 5 a 6 milhões (corrigidos), já seriam suficientes. Me renderiam cerca de 15 a 20 mil mensais. Hoje estou muito longe disso, portanto vc se equivoca quando diz que eu já tenho de certa forma a I.F. Quem me dera Denise.

      Ahh, e tem o detalhe que esse valor é já com a minha casa definitiva e um carro legal. Coisa que eu ainda não tenho.

      O valor mensal é muito relativo, e muito pessoal... mas hoje acho que com 15 a 20k líquidos mensais eu pararia de trabalhar. Isso contemplaria um aumento no meu padrão de vida.

      Grande Abraço

      Excluir
    3. Olá PC, mas que resposta completa! Cada vez mais eu vejo o quanto tenho a aprender neste mercado financeiro. Com o pouco de dinheiro que eu tenho, me deslumbrei com algumas opções de RF que surgiram neste ano, como por exemplo da Omni a 19,50% aa bruto, tem inclusive do banco Fibra também a 19,40%, entre algumas outras poucas opções. Mas com certeza, para quem tem necessidade de aportes que vão além do FGC, jamais arriscaria colocar grandes quantidades em pequenos bancos e financeiras para obter estas taxas maiores.

      Um dos títulos que me chamam bem a atenção, como você mencionou, é de fato o NTNB. Porém vejo que o premio que ele paga além da inflação é como você disse, 1 a 2% real ao ano, quase equivalendo os juros de um país desenvolvido que paga o mesmo premio e que a inflação é zero (isso quando não há deflação nestes países). Mas o meu objetivo com estes títulos é justamente a especulação, comprar agora nesta época de taxas gordas, e revendê-los daqui alguns anos quando estiverem bem mais baixas. Esta é uma forma que vejo de utilizar bem estes títulos para garantir um retorno melhor, e acaba sendo um dos títulos mais seguros para se investir. Claro que nunca devemos apostar todas as nossas fichas em um só investimento, mas é um dos títulos que mais acredito ser seguros (espero não estar enganada).

      Basicamente a conta que faço é parecida com a sua. Inicialmente eu contabilizo a porcentagem líquida estimada de cada investimento de minha carteira (apenas tiro os impostos, CLBC, emolumentos, ETC). Em seguida, aplico a fórmula da rentabilidade real ((1 + % de rendimentos mensais)/(1 + % da inflação mensal)-1). Fiz uma média da inflação ao longo dos últimos 16 anos e deu algo em torno de 7,25% aa (considerei todos os índices que medem a inflação: IPCA, INPC e IGPM). Com a fórmula da rentabilidade real, cheguei a um resultado de 0,643%. Sendo assim, eu apenas divido este valor pela renda mensal que eu desejo ter. Em outras palavras, 10.000 / 0,00643 = 1.555.209,00 (valor necessário hoje para se ter IF no dia de hoje ganhando 10k mensais). É claro que isso varia, pois a inflação não está 7,25%, apesar da média dos últimos 15 anos e creio que a partir de 2016 ela tende a diminuir bem estes 10,80% que alcançamos em 2015. E também é exatamente como você falou, se hoje meus investimentos me retornam algo em torno de 16% líquidos ao ano, nada me assegura de que conseguirei manter esta taxa no próximo ano, e assim por diante.

      Bom, sou iniciante e comecei a mirabolar a IF em 2015, como um sonho onde menos de 1% das pessoas do mundo conseguem alcançar. De fato estou muito empolgado com as contas, desejo muito ter um salário mensal em torno de 10k por mes de rendimentos. Sei que precisarei lutar muito até alcançar este objetivo, talvez 15, 20 anos. Mas quero garantir hoje uma velhice confortável, sem depender de nosso falido INSS. De todos aposentados que conheço, não há 1 que sobrevive bem com sua aposentadoria, sem precisar da ajuda dos filhos, ou depender de rendas de imóveis, etc.

      Quem sabe um dia, teremos educação financeira como matéria obrigatória nas salas de aulas de nossos filhos!

      Desculpe pela resposta grande, acabei fazendo um novo post nos seus comentários rs.

      Abraços!

      Excluir
    4. Legal Denise...

      Algumas ponderações;

      1 Parágrafo - Existem excelentes taxas vigentes no país. Muito decorrente da atual crise financeira. Isso não vai se perpetuar. Olha como é a vida, vamos supor que vc compre títulos a 19% bruto. o que daria 15 a 16% líquidos. Esse ano a inflação foi de uns 11%. Vamos imaginar que a inflação suba para uns 14% em 2016...Vc imaginou essa situação? novamente um ganho real baixo. Por isso que eu digo que é muito irreal contar com o rendimento da melhor aplicação atual.

      2 paragrafo: Acho que vc se enganou, o que está pagando juro real de 1 a 2% é o tesouro selic, antiga LFT. A NTNB paga algo em torno de 5% real, como eu detalhei na primeira resposta.
      A opção de especular com TD é possível mas, mais difícil do que se parece. Mas é uma estratégia válida.

      3 paragrafo: Concordo , coloque tudo sempre na ponta do lápis... Eu sempre penso no último ano de inflação, e não na média. Tento sempre ser o mais pessimista (conservador) possível com as projeções.

      4 paragrafo: Perfeito, penso o mesmo.

      Grande Abraço

      Excluir
  8. Grande Catarrento, vc está indo ao infinito e além. Quero me aventurar nessa vida de construções também, lá por 2018 ou 2019. Seguirei seus passos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal meu caro... é mais fácil do que parece..

      Grande Abraço

      Excluir
  9. Ola PC tudo bem,

    Seus aportes são muito legais pra sua idade cara!
    Poderia fazer um artigo sobre crescimento profissional?

    Eu sei que você prefere não revelar sua profissão...Mas poderia revelar em que nicho voce esta(T.I,Medicina,engenharia mecânica....)?

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito anon, prefiro não revelar nada sobre a minha profissão...

      Prefiro dizer o que eu faço com o dinheiro que eu ganho...a ideia do blog é justamente provar que o que importa é o que fazemos com a nossa renda , e não a origem dela..

      Sei que é frustante para muitos, até por uma questão de curiosidade..

      Conto com vossa compreensão.

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Catarrento, depois justifique para nós esta rentabilidade de dezembro, vai ficar muito divergente lá no ranking.
    Excelente 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Uorrem, sempre uma enorme honra tê-lo por aqui...

      Fiquei um ano sem rentabilidade, com quase todo o meu patrimônio imobilizado. Em algum momento eu tenho que ter uma excelente rentabilidade pontual. É como seu ganhasse toda a rentabilidade anual num mês só.

      Posso explicar isso no seu blog, quando vc postar sem problemas..

      Grande Abraço

      Excluir
  11. Cara parabéns!! Foco e determinação é tudo!
    Na minha opinião, nada sem sacrifício se dar o valor. Pelo jeito você já vem de longa data deixando de curtir um pouco a vida em busca da IF. Creio que se presentear ao menos 1 vez no ano já seja válido. Aproveite, relaxe, reflita. Faça uma boa viagem ou então compre um videogame e fique 1 semana em casa descansando ou faça o que te der na telha, porque este momento é super importante!
    Continue firme na sua caminhada!

    Um feliz 2016 para você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu investidor...

      Já fui muito frugal, muito mesmo... Hoje em dia eu já me dou alguns luxos e tenho uma vida boa, mas ainda assim bem abaixo de minhas posses.
      O meu maior problema mesmo é extenuante rotina do trabalho... preciso ir largando os ossos, ir mais com calma, diminuir o ritmo. Mas ao mesmo tempo eu quero atingir a IF o mais rápido possível, e isso faz com que eu fique dependente do trabalho.
      Grande Abraço

      Excluir
  12. "A renda caiu muito devido a crise, mas principalmente devido ao meu desânimo em trabalhar... Eu sempre soube que eu não aguentaria trabalhar naquele ritmo."

    Me identifiquei totalmente com essa parte. Hoje ainda é segunda-feira e eu já quero morrer, estou na promessa de tentar aumentar a minha renda sem me matar nesse ano.

    Vamos ver o que eu conseguirei até o final do ano.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar é uma merda... Eu também inicio as segundas feiras com vontade de morrer.

      Vamos em frente

      Grande Abraço

      Excluir
  13. Parabéns!!! Atingir essa cifra é um grande passo financeiro e deve ser comemorado. Além disso, é a quebra de uma espécie de 'barreira psicológica' para nós, reles mortais!
    Desejo que esse milhão se multiplique!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente IPV.. é uma barreira importante..

      Obrigado pelo votos, desejo o mesmo pra vc..

      Grande Abraço

      Excluir
  14. Parabéns !! Podemos dizer que você quebrou a banca ! Novo rumo 2 M !

    Favoritei seu blog lá no meu, depois aparece por lá. Comecei tem pouco tempo.

    Forte abraço.

    http://corridadosratosafuga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, seja bem vindo a blogosfera, te adicionei aqui também...

      Vamos em frente

      Grande Abraço

      Excluir
  15. Você não se cansa de ficar postando esse seu patrimônio fake com esses aportes riculamente falsos? Acha mesmo que as pessoas acreditam em você? Meu deus, é muita falta do que fazer. Aportes de 100k, vai plantar babatas, sujeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou nem apagar o seu comentário, para todos verem o nível intelectual e cognitivo de parte da população.
      Vc nem leu o post não é? não é possível...
      Nem vou perder o meu tempo com vc

      Excluir
    2. Anônimo 05:55, como você é burro rapaz. Do aporte, 150 k foi da venda de um terreno do catarrento. Acompanho esse blog desde o início, é um dos blogs que mais detalham o patrimônio. Só porque você é um bosta que ganha um salário mínimo, não quer dizer que os outros não podem ganhar bem. Eu mesmo, sou funça e ganho 17 k por mês. Catarrento estamos com você.

      Excluir
    3. Valeu anôn... é cada um, viu!!!

      Grande Abraço

      Excluir
  16. Grande PC!
    gostaria de saber como se deu o processo de venda do seu empreendimento...
    vc mencionou negociações com a caixa.. como funciona isso? qual foi sua estrategia na venda? as pessoas foram se interessando e você foi vendendo aos poucos?
    poderia detalhar como foi esse processo?
    grande abraço e Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anon...

      A venda foi intermediada por uma imobiliária. Eu só assino os contratos. Toda a parte burocrática é feita pela própria imobiliária.
      A venda foi bem rápida e tranquila, mesmo antes de concluir a obra, eu já tinha vendido todas as unidades. Mas até sair toda a documentação eu não poderia assinar os contatos.
      Essa parte, de arranjar toda a documentação é bem burocrática.

      Grande Abraço

      Excluir
  17. Pobre catarrento, meus parabéns! Você e outros confrades servem como exemplo a serem seguidos. Eu me identifiquei muito com todos da blogosfera, por isso quero entrar neste seleto grupo. Tenho um blog recentemente criado, e quero evoluir junto com vocês.

    Como seu seguidor, incluí seu blog no meu rol de favoritos. Poderia, se possível, incluir meu blog na sua lista?

    Desde já agradeço. Abraço!

    http://patinhaspobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu patinhas pobre.... Seja muito bem vindo a blogosfera

      Grande Abraço

      Excluir
  18. Fala Cara!
    Blz?

    A uns dias atrás eu acabei achando sem querer essa blogsfera referente a finanças, e coincidiu com um momento que eu buscava informação referente a investimentos, finanças inteligentes, e etc. Enfim, criei meu blog! Fiz meu primeiro post com um overview da minha situação financeira, metas para 2016, dúvidas e planos.

    Gostaria que desse um pulinho lá, e se pudesse, me adicionasse ao seu blogroll. Você já está devidamente adicionado e linkado!

    Abração e sucesso rumo a IF!

    Feliz 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pobre nerd... adicionado também... seja bem vindo

      Grande Abraço

      Excluir
  19. Parabens viadao de sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, o pior de tudo, que uma coisa que eu não tenho é sorte.... Tudo que eu invisto vira mico... é impressionante.

      Foi mais transpiração do que inspiração

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Anon, o pior de tudo, que uma coisa que eu não tenho é sorte.... Tudo que eu invisto vira mico... é impressionante.

      Foi mais transpiração do que inspiração

      Grande Abraço

      Excluir
  20. Caro PC, em primeiro lugar, parabéns pelo Blog! Descobri recentemente e neste fim de semana li os posts desde o início! Muito legal, parabéns pela disciplina!

    Gostaria, se possível, que você me desse algumas dicas de como organizar e controlar minhas carterias, explicar como você faria. Por exemplo, eu guardo dinheiro com os seguintes objetivos:

    a) Aposentadoria / IF
    b) Estudos da minha filha (que ainda tem 4 meses)
    c) Reserva de emergência
    d) Planos de curto prazo, tipo uma viagem daqui 3 anos

    Gostaria de iniciar com uma carteira para seguro de auto.

    Como você controla estes diferente objetivos? Como separar o que é o que e como saber quanto é o rendimento correspondente a cada um, uma vez que, por exemplo, em tesouro direto eu tenho dinheiro aplicado de objetivos diferentes.

    Você pode nos contar como é que você prefere fazer isso?

    Sobre mim: Faixa dos 30-35, ganho muito bem, tenho a vida já estabilizada, porém não tenho muita prática com investimentos e gostaria de pensar mais no futuro, ter as coisas mais na "ponta do lápis".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anon, parabéns pela disciplina...

      Todas as carteiras ficam em uma só corretora... e com relação aos bancos eu tenho duas contas correntes principais e mais 4 contas poupanças em bancos diferentes.

      Essas poupanças foram abertas no começo da minha jornada, onde eu queria separar bem cada objetivo em uma conta diferente. Com o passar do tempo e com investimentos em homebroker, eu tive que juntar tudo em uma corretora só... a forma que eu fiz foi anotar o número de ações ou o número de títulos que eu tinha em cada respectiva carteira em uma planilha do Excel.

      Por exemplo vc pode ter 200 titulos NTNB 2035... mas vc sabe que 100 é aposentadoria, 55 é seguro de carro, e 45 para emergência, por exemplo..

      Não sei se eu te consegui ajudar?

      qualquer dúvida me avise...

      Grande Abraço e me desculpe a demora em te responder..

      Excluir
    2. Sim, muito obrigado!

      É o que tenho feito até o momento, só queria saber se tinha alguma forma melhor. Então vamos seguir o plano!

      Grande abraço!

      Excluir
  21. Boa tarde PC. Parabéns pelo seu primeiro milhão!
    Como o outro "Anônimo" também conheci seu blog à pouco tempo.

    Gostaria de conhecer melhor o mundo das finanças, investimentos, bolsa de valores para no futuro "diversificar o dinheiro" para ter um retorno maior do que os bancos sanguessugas dão. Você recomenda algum livro, artigo, site, blog (além do seu) para um novato ?

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai rico pai pobre - Kiyosaki
      Investimentos inteligentes - Cerbasi

      Grande abraço

      Excluir
  22. Olá Catarrento! Primeiramente queria lhe parabenizar pela aquisição do seu primeiro milhão! Não é pra qualquer um. Parabens mesmo. E eu após vários anos na blogosfera de finanças resolvi abrir meu próprio blog também. Vou passar sempre por aqui e contribuir na discussão. Te coloquei nos meus links no meu blog. Abraço.

    frugalsimple.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo meu caro...
      Obrigado pelas palavras
      Grande Abraço

      Excluir
  23. Orra .... empreendimento I, não quer sócio? rsrsr

    ResponderExcluir