sexta-feira, 1 de maio de 2015

Abril 2014

Olá a todos...


Odeio Abril !!!,  mês de ajuste de imposto de renda, que consumiu "só" R$ 19.000 reais. Quase o preço de  um carro popular.

E esse foi só o ajuste, quando eu vejo o tanto de imposto que eu paguei em 2014, eu entro em uma depressão profunda.

É nesse mês que eu lembro que eu sustento toda essa merda...e que o Brasil é um lixo, em todos os aspectos... que toda a corrupção, sonegação, extorsão, serviços precários, estado gigantesco, e movimentos sociais pedindo cada vez mais tutela do Estado, fazem parte da minha vida.

Eu tento viver numa espécie de bolha, tento esquecer as notícias dos jornais, tento esquecer dos brasileiros, que na sua maioria são pessoas mal educadas, que falam alto, sem elegância e pobres de espírito...

Tento esquecer da imbecilidade de um sistema que refuta a meritocracia, com imbecis intelectuais sustentando esse mar de hipocrisia e demagogia...

Fico alimentando a minha alma com os meus sonhos....., imaginando a minha independência financeira, o dia em que eu vencerei todo esse sistema.

Eu tento esquecer tudo isso,..... eu até tento, de verdade... mas abril sempre me traz de volta à realidade....a triste realidade de ser um brasileiro.

E como homem honrado que eu sou, pago o imposto sem um minuto de hesitação, e durmo tranquilamente. Foi isso que eu aprendi com meus pais,... e eles, com os deles.
No fim das contas é isso que eu sou, essa é a minha essência....carrego comigo apenas a minha educação e meus valores.

Fico imaginando o destino desse dinheiro que eu paguei de imposto,... acredito que nem um décimo dele, será bem empregado e fará algum bem a alguma pessoa, o resto será devidamente usurpado.



E pra piorar ainda mais a situação, neste mês eu tive uma baixa muito importante da minha renda, e conto com prognóstico muito sombrio pela frente...

Além de estar planejando uma viagem para o exterior, o que vai me onerar muito nesses próximos meses....


Vejam bem, eu até tinha me programado para o pagamento do IRPF, fiz um provisionamento, que chegou a R$ 14.500 reais...mas que como eu falei, não foi suficiente.... então eu tive que arcar com o restante neste mês.

Isso resultou em um aporte de apenas R$1000,00 que foram para a renda variável. O cascalhinho que sobrou na conta corrente serão provisionados para compra de dólar para a viagem.


O que salvou esse mês foi a ótima rentabilidade do T.D e da carteira de ações. Mas como eu estou com uma parte muito grande do patrimônio em um ativo imobilizado, que por ora não rende nada, esse desempenho todo é diluído.



O meu empreendimento está começando a tomar forma, e está sugando um bom capital, além de tomar cada vez mais o meu tempo, já que agora começa a fase dos detalhes, e eu preciso ficar mais "em cima."



Vamos as contas:



             
O meu aporte nesse mês foi muito afetado pelo I.R. e por uma reviravolta na minha renda, que está me deixando muito preocupado....  e somou apenas R$ 1000 que foram enviados para a corretora



Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês.

BEMA3 = R$ 66,53
VALE5 = R$ 413,80


Evolução anual dos dividendos

Jan 2015 = R$ 0,00
Fev 2015 = R$ 22,68
Mar 2015 = R$ 141,07
Abr 2015 = R$ 480,33




Esses dividendos serão reinvestidos no próximo mês.


Houve o resgate de R$ 47.194,86 da poupança, que foram para o ativo imobilizado.




Como eu disse em um post anterior.. a minha reserva de emergência, meu bens imobiliários e a minha carteira de seguros não farão parte do meu patrimônio...




RENDA FIXA

Portanto na minha carteira para meu novo projeto, citado acima; eu tenho na poupança, R$ 156.959,36

Aporte Retirada Total
dez/14 -R$ 33.081,59 R$ 334.294,59
jan/15 -R$ 57.039,05 R$ 279.647,95
fev/15 -R$ 31.966,60 R$ 249.057,96
mar/15 -R$ 47.637,68 R$ 202.753,49
abr/15 -R$ 47.194,86 R$ 156.959,36
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15
set/15
out/15
nov/15
dez/15





Em LCA/LCI/ CDB, nesse mês eu tive um resgate e uma nova aplicação, e agora eu tenho R$ 114.358,50

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 23.023,00 R$ 23.167,70 0,63%
jan/15 R$ 19.019,00 R$ 42.494,36 0,73%
fev/15 R$ 17.034,00 R$ 59.879,50 0,59%
mar/15 R$ 53.497,33 R$ 113.878,65 0,44%
abr/15 -R$ 461,32 R$ 114.358,50 0,83%
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15
set/15
out/15
nov/15
dez/15






Mais o Ativo Imobilizado no total de R$ 269.763,96.

Aporte Retirada Total
dez/14 R$ 33.081,59 R$ 85.925,77
jan/15 R$ 57.039,05 R$ 142.964,82
fev/15 R$ 31.966,60 R$ 174.931,42
mar/15 R$ 47.637,68 R$ 222.569,10
abr/15 R$ 47.194,86 R$ 269.763,96
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15
set/15
out/15
nov/15
dez/15





































Outra coisa que sempre me perguntam, é sobre o ativo imobilizado...

Nos meus post's anteriores eu expliquei um pouco sobre isso....Basicamente é o valor requerido no meu mais novo empreendimento, esse valor é um ativo porém só vai dar renda após as vendas de minhas participações, portanto é uma ativo que fica imobilizado a curto prazo..                   






Os meus títulos públicos, com as novas compras, ficaram assim:


TítuloQuantidade de títulosValores (R$)
Inicial


AtualInicialBruto atual
Tesouro IPCA+ 2015 (NTNB Princ)4,00


4,005.210,3610.480,44

Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ)8,80


8,806.439,2013.185,56

Total (R$):11.649,5623.666,00

TítuloQuantidade de títulosValores (R$)
Inicial


AtualInicialBruto atual
Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ)182,50


182,50162.109,46146.257,29

Tesouro IPCA+ com JS 2020 (NTNB)0,10


0,10256,19261,39

Tesouro Prefixado 2018 (LTN)0,20


0,20140,50144,44

Tesouro Prefixado 2021 (LTN)0,30


0,30147,12152,88

Tesouro Selic 2017 (LFT)0,10


0,10649,17678,63

Tesouro Selic 2021 (LFT)0,60

0,604.032,994.063,87

Total (R$):167.335,43151.558,50


Total Tesouro direto -   R$ 175.224,50



Uma rentabilidade pelo sistema de cotas de 
 7,75%  no Mês. 

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 789,67 R$ 154.386,30 -7,39%
jan/15 R$ 165.238,98 7.03%
fev/15 R$ 157.490,31 -4,69%
mar/15 R$ 4.440,74 R$ 162.617,91 0,42%
abr/15 R$ 175.224,50 7,75%
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15
set/15
out/15
nov/15
dez/15









Analisando o quadro acima é fácil perceber que a volatilidade de títulos de longo prazo é maior que a renda variável, portanto principalmente o iniciante deve se informar bem sobre as características de cada título.





RENDA VARIÁVEL 

Não realizei nenhuma compra...Vendi quase todas minhas ações da Petrobrás.

Estou com as seguintes ações:

BBAS3                          
BEMA3
CIEL3
CMIG3
CMIG4
ELPL4
ETER3
EZTC3
KEPL3
OGXP3
PETR4
VALE5





Total de R$ 50.368,89    
rentabilidade mensal de 9,90%

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/14 R$ 1.000,00 R$ 44.114,88 -8,60%
jan/15 R$ 1.000,00 R$ 42.138,95 -6,60%
fev/15 R$ 0,00 R$ 44.886,56 6,52%
mar/15 R$ 1.000,00 R$ 44.832,70 -2,30%
abr/15 R$ 1.000,00 R$ 50.368,89 9,90%
mai/15
jun/15
jul/15
ago/15
set/15
out/15
nov/15
dez/15











Conclusão do Patrimônio







Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês R$ 1.000


Renda fixa:  - Poupança - R$ R$ 156.959,36
                      - Ativo Imobilizado  - R$ 269.763,96
                      - Tesouro direto - R$ 175.224,50   
                      - LCA - R$ 114.358,50


Renda Variável  -Ações - R$ 50.368,89



Total  R$ 766.675,21
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  2,61% 
Rentabilidade anual 2015 por sistema de cotas (ADP) =  +3,83%


Crescimento do portfólio de:  + 2,7 %  









Grande abraço a todos....

29 comentários:

  1. Tá de parabéns, inclusive pela organização. Sua evolução patrimonial é constante, um espetáculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dr.

      O fato de sempre estar indo pra frente me motiva...

      Boa sorte na sua escolha

      Grande Abraço

      Excluir
  2. I ae Catarro vida loca!!!

    Vida que segue irmão, IR quebra as pernas mesmo, mas faz parte do jogo.
    Quanto ao BO que você está passando lhe desejo força e que você como um Jedai vença o lado sombrio. uahhahuhs

    Vamo que vamo catarro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu bro.

      IR decepa as pernas mesmo...
      Nem com a força de Jedai ou vou conseguir manter o meu salário no nível que estava... vou ter que encarar essa nova realidade.
      Ou vou ter que dar o sangue, e trabalhar mais, ....o que está praticamente fora de cogitação pois não disponho tempo livre nenhum... só se eu abrir mão das 6 horas de sono.

      Vamos em frente

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Fala Catarrento. Este pais é uma merda, porém nascemos nele e pra ter alguma dignidade dependemos de nós mesmo. O animador é que somos talvez 5% ou um pouco mais da população que tem um mínimo de senso para evoluir nesta vida sem opiniões alheias. Para vc atingir o milhão falta pouco! Foco nos objetivos e parabéns pela rentabilidade.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro, sempre uma enorme honra tê-lo por aqui...

      Acho que 5%, vc foi otimista...rs.

      Estou perto do 1M, mas ao mesmo tempo parece que eu estou tão distante...estranho essa sensação...
      Mas será uma marca histórica mesmo...será muito comemorada..

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Parabéns pelo avanço, PC! Em 2015 ainda será milionário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande D.H

      Será? tenho minhas dúvidas... Mas se eu vender as minhas participações do meu ativo imobilizado ainda nesse ano, (o que eu acho muito difícil), certamente atingirei essa marca.

      Grande Abraço

      Excluir
  5. Relativamente tão perto de ser um Milionário, você merece parabéns!
    Todo sonho se realiza com perseverança, e sua evolução patrimonial é resultado da sua força de vontade e foco no objetivo.
    Imagino se todo o brasileiro tivesse esta nossa gana de evoluir sempre, vejo também muitas pessoas reclamando que não tem disciplina!
    Na verdade a maioria não tem é força de vontade.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Relativamente tão perto de ser um Milionário, você merece parabéns!
    Todo sonho se realiza com perseverança, e sua evolução patrimonial é resultado da sua força de vontade e foco no objetivo.
    Imagino se todo o brasileiro tivesse esta nossa gana de evoluir sempre, vejo também muitas pessoas reclamando que não tem disciplina!
    Na verdade a maioria não tem é força de vontade.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro...

      Tenho muita determinação... sonho todos os dias com a minha independência financeira, é o meu grande objetivo de vida.
      Para isso, eu realmente tenho que ser muito dedicado, vivo bem abaixo de minhas posses, economizo tudo o que eu posso, e estou trabalhando muito para tentar fazer esse pé de meia...

      Vamos em frente..

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Sr. Catarro, será que não existe uma aplicação de liquidez diária melhor do que a poupança para vc colocar este dinheiro todo? Sei que precisa deste dinheiro livre mas estás perdendo uma grana preta com esta poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra reforçar o que Uó disse, pelo amor dos meus filhinhos, tira esse dinheiro da poupança.
      Arranja nem que seja um cdb com liquidez diária pagando 100% do cdi, ou LCA de banco grande com liquidez diária, qualquer coisa pra não ver o dinheiro perdendo pra inflação, como está ocorrendo com a poupança.
      Deixar dinheiro na poupança de certa forma ajuda o governo, esse mesmo para o qual você e eu pagamos tanto IR...

      Excluir
    2. Olá Ilustres... o questionamento de vcs é muito justo.

      Isso foi amplamente discutido aqui...
      Basicamente eu irei consumir esse dinheiro nos próximos 2 ou 3 meses.
      LCA e LCI de grandes bancos tem carência de 60 dias, vide LCA do BB, além de pagar percentual baixo do CDI. As LCA e LCI que valem a pena são de bancos de segunda linha... para isso eu tenho que transferir do meu banco de origem, para a corretora.
      Os custos das transferências também teriam que ser computadas... O tempo perdido para mandar dinheiro pra corretora, investir na LCA, resgatar alguns dias depois, retornar para o banco de origem, realizar os pagamentos dos fornecedores... daria muito trabalho...
      E um dos piores riscos dessa estratégia é ficar movimentando uma quantidade gigantesca de dinheiro... que mesmo que eu tenha tudo devidamente comprovado, levantaria suspeitas do fisco...

      Muita fumaça....

      Com CDB´s é a mesma coisa, com o viés do IOF, então resgates dentro do primeiro mês são quase proibitivos

      Agora se eu soubesse que a aprovação do projeto demoraria tanto, eu adotaria outra estratégia... Eu só passaria para a poupança depois que tivesse começado a obra.

      Durante a obra tanto a imprevisibilidade como a movimentação é intensa, de forma que a poupança atende bem..

      O que dá pra fazer numa próxima vez é dividir o montante em 2 partes... a parte destinada à primeira etapa fica na poupança e a segunda etapa, para uma LCI de 90 ou 120 dias..

      Grande abraço aos dois..

      Excluir
  8. PC,

    Estou de olho nesse ativo imobilizado, mas só de saber que já tá em fase de detalhes, talvez o que tenha na poupança seja suficiente pra cobrir tudo... ou não?
    Torço pra que tudo se ajeite sem que vc precise tirar de RV os dos títulos do TD. Se tiver, paciência.
    Com relação a imposto, pense que só quem paga muito imposto é quem ganha muito. Serve de consolo pelo menos..

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Requenguela..

      Vai passar sim, pois esse dinheiro (da poupança) está praticamente comprometido. E tem muito detalhes para fazer ainda...
      Acredito que vou gastar mais uns 50 a 100 k, mas não será nem das ações e nem TD, irei resgatar as LCI/LCA e CDBs.

      Grande Abraço meu caro.

      Excluir
  9. Eu também já deixei uma quantidade boa na poupança aguardando juntar o mínimo para uma aplicação melhor. Faz parte. Às vezes demora mais que o previsto para usar o valor.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.I.

      Exatamente... as vezes as coisas saem da nossa previsão...

      Vamos em frente

      Grande Abraço

      Excluir
  10. caraa... eu acho que pagar impostos eh uma merda porem quanto mais eu pago mais feliz eu fico pois penso que estou cadavez melhor..

    digamos que eh uma maneira de me motivar e nao desmotivar!!

    adicionei seu blog a minha blogroll

    se quiser pode fazer o mesmo

    http://traderpensador.blogspot.com

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre muito bem vindo Giga..

      Eu penso que, se estou pagando muito imposto é que está me faltando inteligência financeira... não estou sabendo fazer a devida elisão fiscal.
      Pessoas ricas nem sempre são as que pagam mais impostos...
      Como a minha renda provem muito do meu trabalho eu sou muito tributado...
      Esse aspecto é brilhantemente explanado por R. Kiyosaki..

      Mas em linhas gerais , vc está certo... não deixa de ser um alento..

      Já adicionado meu caro

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Olá Giga - Trader e PC,
      Por ter formação em contabilidade, passo cada dia da minha vida pensando em formas de diminuir a quantidade que pago em imposto, pois acho que isso é um pré-requisito importantíssimo para acumular riqueza, como menciona R. Kiyosaki. E adianto para vocês meus caros, a inúmeras formar de conseguir isso, tudo dentro da lei obviamente.

      www.nzofinancas.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Valeu Nzo...concordo completamente.

      No meu caso, é muito complicado, pq sou tributado na fonte...
      Não tenho dependentes, não pago pensão, não tenho muitos gastos...
      Meus gastos anual com dentista não é suficiente para valer a pena a declaração completa.
      PGBL, eu fiz todos os cálculos. e pra mim não é vantagem, mesmo se eu ficar 10 anos no plano.... Vou deixar muito capital em um investimento ruim, para ter uma dedução baixa.
      Meu crescimento patrimonial é muito intenso, tenho muito dinheiro investido que também não me deixa muito espaço de manobra, para um melhor planejamento tributário.
      É bem complicado mesmo a minha situação...

      Grande Abraço

      Excluir
  11. PC,

    Não se preocupe com nada. Você está no caminho certo.

    Não há crise, governo ou situação desfavorável que triunfe sobre a disciplina, método e determinação.

    Você vai sair vencedor dessa junto com muitos da blogosfera. Nos encontramos no topo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras meu caro...

      ""Não há crise, governo ou situação desfavorável que triunfe sobre a disciplina, método e determinação.""

      É uma grande verdade... vamos em frente.

      Forte abraço

      Excluir
  12. Realmente pagar imposto pra não ver evolução alguma ao nosso redor é muito revoltante.
    Mas parabéns PC por esse mês e muito sucesso.
    S&P
    simpleseprospero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Simples e prospero..

      Imposto sem retorno social é de matar mesmo...

      Grande Abraço

      Excluir
  13. Como sempre, ascensos vertiginosos. As louras aguardam-no no iate da delícias terrenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande mestre...Iremos juntos, sem dúvida nenhuma.
      Grande Abraço

      Excluir