sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A vez do Milionário Sr. Catarro.

Olá a todos...






Hoje é um dia de extrema felicidade para mim, já que rompi, e com louvor, a importante barreira mental do meu primeiro milhão em ativos.

Estou muito feliz com isso; É uma satisfação muito grande para mim....., é emocionante lembrar que há alguns anos atrás isso era apenas um sonho, uma miragem, um futuro distante. Mas hoje ele se tornou realidade.

Graças a muito esforço, muito aprendizado e muita (muita)  privação, mesmo.

Eu sei que para muitos, o fato de eu ter ultrapassado o primeiro milhão não é relevante e nem digno de nota. Esse milhão não me tornou milionário de fato. Basicamente nada mudou na minha vida.

Ainda não acendo charuto com nota de cem, não ando com carro de luxo, não posso nem cogitar a ideia de parar de trabalhar.

Nem uma casa decente eu tenho ainda. Moro num apartamento pequeno, e fico enclausurado aqui.

Mas o rompimento dessa importante barreira psicológica, me deu mais força para acreditar num futuro com a tão sonhada independência financeira. E essa vitória, que poderia passar desapercebido por mim, eu dedico para o Catarrento do passado. O jovem Catarrento com seus 20 anos de idade, cheio de si, vislumbrando o seu primeiro milhão, provavelmente enquanto comia um delicioso sanduíche de mortadela olhando para as estrelas e sonhando com esse dia.

Cheio de sonhos mirabolantes para o dia em que se tornasse milionário...o futuro era assustador, e vc não fugiu do seu compromisso.

Não, eu não posso tirar esse gostinho de vc, aproveite e saboreie a sua vitória... ela foi merecida.

Para dar início a esse post eu quero contextualizar a todos:

O meu patrimônio atual é de aproximadamente R$ 1.320.000,00
Meu fechamento do mês passado foi de R$ 867.309,67


Assisti nesses últimos meses, quase que paralisado a evolução de todos da blogosfera. O pessoal comprou muita ação, fundos imobiliários, títulos públicos, LCI e LCA, debêntures, CDB e tudo o que se possa imaginar.

Devido a uma escolha minha, e às minhas convicções (que eu falarei mais adiante), eu fiquei imobilizado por todo esse tempo... E nesses últimos meses, praticamente com todo o meu patrimônio.
A sensação que eu tinha, era como se eu estivesse acorrentado no chão, tentando embarcar em algum trem que passava diante dos meus olhos.

Mas como a situação econômica do país está lastimável, o meu custo de oportunidade acabou não sendo tão alto assim. (vide a rentabilidade dos nobres confrades)

Estava ciente dessa imobilização, a minha rentabilidade nesses últimos meses tem sido pífia....e cheguei a brincar aqui, que o dia em que meu empreendimento gerasse lucro, a rentabilidade ecoaria pela blogosfera até os finais dos tempos. rs. (exagero à parte, eu sabia que eu teria uma grande rentabilidade pontual).

E foi o que aconteceu. Esse dia chegou. Vendi as minhas participações no negócio.
Ainda não vou detalhar todo o processo, porque farei isso em um post futuro.

Mas como os colegas mais próximos sabem, foi um empreendimento imobiliário.

Nem tudo é rendimento. Nesse aumento patrimonial, está o terreno onde foi construído o empreendimento. Esse terreno já era meu, como foi mencionado no comecinho do blog, mas ficou fora do meu patrimônio por causa do Ranking do pobretão, que tem como regra não contar imóveis como patrimônio.

Além desse terreno, eu tenho outros imóveis, que sempre ficaram fora do patrimônio. Como por exemplo o terreno onde está sendo construído o ativo imobilizado II.

O terreno desse empreendimento que eu vendi (ativo imobilizado I), eu comprei por R$ 150.000, e agora após a venda ele entrará como aporte, para que seja calculado a rentabilidade real do negócio.
Mais detalhes de rentabilidade do negócio eu falarei num post futuro.

Hoje eu quero abordar outra questão.

Hoje quero abordar as minhas convicções.

Vejam bem, eu já li muito livro sobre finanças e economia... Muitos mesmo..., teve uma época que eu era um comprador compulsivo de livros.... Esses dias eu vi que eu tinha mais de setenta livros sobre o tema. Até penso em fazer um sorteio no futuro, ao estilo minimalista do grande amigo Corey.

 Já li muito artigo, já adentrei no submundo da contabilidade e da análise de empresas. De ficar vendo balancetes feito um mongolóide.

Já tive o privilégio de ler muito posts dos colegas da blogosfera, alguns primorosos....

Tenho a oportunidade real de ter alguns amigos, que são muito ricos. Multimilionários mesmo.. já até escrevi um post sobre a influência deles na minha vida... e tenho aprendido muito com eles.

Mas sou humilde em dizer que eu ainda tenho muito a aprender sobre finanças.

Se eu fosse indicar uma leitura, sobre como enriquecer, eu não tenho dúvidas que eu escolheria os livros da coleção pai rico pai pobre de Robert Kiyosaki.

Acredito que seus ensinamentos são os mais condizentes com a realidade das grandes fortunas. Vejo por esses amigos milionários.

Para os catedráticos de plantão, eu escolher Robert Kiyosaki, que é praticamente um autor de livros de auto-ajuda chega a ser quase um sacrilégio. Nego quer ficar bostejando artigos em inglês de grandes economistas mundiais, porque para os incautos isso pode dar um "ar" de credibilidade.

Já passei por essa fase ''catedrática", e graças a Deus, superei essa imbecilidade. Isso ocorreu principalmente durante o meu mestrado. Hoje combato veementemente os tecnocratas adeptos da pseudociência intelectualóide.

E tenho muito orgulho de dizer que um dos livros com conceitos mais importantes para o enriquecimento é praticamente um livro de auto-ajuda. Até hoje eu releio alguns livros da coleção pai rico e pai pobre. E muita coisa que eu não concordava, ou que eu não achava possível, hoje eu concordo e até efetivamente ponho em prática.

As lições que ele ensina, na minha opinião, constituem os verdadeiros pilares de riqueza. Não adianta vc ler Robert Kiyosaki, vc tem que entender. São lições aparentemente simples, mas se vc prestar atenção e refletir sobre o que ele está nos ensinando, perceberá o quanto é profundo as suas colocações.

Existe muita diferença em ler um livro...., ou realmente entender e efetivamente pôr em prática o conteúdo de um livro.

Por exemplo, para quem já leu o livro eu posso fazer as seguintes perguntas, e vc deverá ser sincero na resposta.

       - O que vc estão fazendo para efetivamente sair do quadrante E. e do quadrante A.?
       - O que lhe torna um investidor com alto QI financeiro?
       - Qual é o seu controle sobre os seus investimentos?
       - Comprar ativos de papéis no banco ou na corretora é a forma mais astuta de investir?
       - Qual é a sua relação com o trabalho? ou vc está trabalhando cada vez mais arduamente?
       - Vc está aproveitando as vantagens tributárias da renda passiva e da renda de portfólio?
       - Vc está usando o dinheiro e o tempo de outras pessoas?
       - Qual é a sua taxa de alavancagem? 1:1?
       - Qual é a sua relação com a riqueza? ou vc tem ódio de gente rica?
       - Vc quer ter uma vida abastada ou quer ser rico e independente financeiro?

Vejam quanta lição ele nos ensinou, eu poderia ficar listando até amanha todos os conceitos...

Está tudo nos livros dele... o que cada um faz com a informação é o que difere as pessoas.

Uma das passagens mais brilhantes é quando ele vai para o Cabo Verde, se não me engano,....e que na ida para o hotel,  o anfitrião dele fala que nos EUA é fácil ganhar dinheiro com imóveis, mas lá em Cabo Verde, devido as altas taxas de juros, o que ele prega não é viável.

Nesse momento o carro passa por um grande empreendimento imobiliário, um empreendimento de grandes proporções, muito bonito e majestoso.
E ele, apontando para o empreendimento, rebate ao anfitrião:
 
        - vc pode não saber como ganhar com imóveis, mas aquela pessoa certamente sabe.


E com essa passagem, ele explica em que contexto a pessoa está inserida. E difere as pessoas que falam eu não posso, eu não consigo.... das pessoas que buscam soluções para viabilizar o seus desejos.

O post já tá começando a ficar muito grande. Mas nesse ponto eu queria separar dois níveis de riqueza.

1- Vc pode querer ter uma vida abastada.
2- Vc pode querer ter uma vida verdadeiramente rica.

Para o nível 1, é "muito fácil"... a maioria dos livros e a blogosfera mais do que bateu nesse assunto.

- seja frugal
- economize o excedente.
- aplique de forma diversificada
- compre títulos e ações, e aplique de forma adequada na renda fixa.
- etc.. e após anos de disciplina, dedicação e frugalidade, vc terá uma vida abastada.

Esse é o mínimo do mínimo. Não há nada que envolva muita inteligência financeira nisso. Fazendo isso, vc já estará acima de 95% da população.

Para muitos isso basta, e não faz sentindo essa pessoa querer ir no nível 2.

Eu tenho vontade de atingir a I.F o mais rápido possível, e para isso eu preciso turbinar os meus investimentos. Eu nem faço muita questão de acumular um patrimônio muito alto e ter uma vida verdadeiramente rica, mas eu quero ter uma vida abastada o mais rápido possível.

Para isso eu precisei aprender uns conceitos, que as pessoas verdadeiramente ricas (do nível 2) utilizam em seus investimentos. Ainda sou um verme, mas estou evoluindo:

- pensar fora da caixa
- arriscar-se
- não fazer apenas o que os outros fazem, e sim ir além.
- procurar investimentos que não são de gente preguiçosa.
- parar de "mimimi"
- ter a ciência que ninguém vai pegar na minha mão, e me ensinar o caminho das pedras.
- entender o conceito de "fazer" dinheiro.



Estou realmente tentando fazer a minha parte... estou correndo atrás dos meus objetivos. Tive até agora uma vida de trabalho, mas hoje pela primeira vez, tive a certeza que estou no caminho certo.


Vou tentar escrever mais, justamente para expor a minha opinião do que consiste pensar fora da caixa. E explicar a todos que oportunidades surgem a cada segundo.

Mas não posso terminar esse post antes de dedicar essa pequena vitória a todos os guerreiros do milhão. A todos os blogueiros e a todos os leitores...


Grande Abraço a todos























106 comentários:

  1. Parabéns Pobre Catarrento!!

    Ler esse post me da uma motivação enorme, de continuar investindo, buscando conhecimento, e lutar pela estabilidade, liberdade e IF.

    Um dia também postarei coisa semelhante, não sei quando, nem tenho previsão, mas vai acontecer comigo também!!!


    Pobre de Merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas meu caro amigo...

      Acontecerá certamente.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Parabéns Catarrento, você merece. Dizem por aí que o primeiro milhão é o mais difícil, espero que isso seja verdade e que daqui pra frente você fique multimilionário assim como alguns de seus amigos.

    Concordo contigo acerca do Robert Kiyosaki. Muita gente tem preconceito contra livros que se encaixam no gênero auto-ajuda, mas a verdade é que existem muitos livros bons que são classificados como tal. Pai Rico Pai Pobre foi um divisor de águas para mim, não tenho vergonha alguma em dizer isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho vergonha Seu Madruga...

      Ele foi o mais franco e honesto que eu já li. Pena que são poucas pessoas que incutem seus ensinamentos.

      Obrigado pelas palavras e grande abraço

      Excluir
  3. - pensar fora da caixa
    - arriscar-se
    - não fazer apenas o que os outros fazem, e sim ir além.
    - procurar investimentos que não são de gente preguiçosa.
    - parar de "mimimi"
    - ter a ciência que ninguém vai pegar na minha mão, e me ensinar o caminho das pedras.
    - entender o conceito de "fazer" dinheiro


    como fazer isso tudo? ajude um pobre aprendiz de investimentos... que nunca investiu na vida. sugiro um post para iniciantes ... pode ajudar muitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada. Mas já te adianto caro anon, que no começo realmente é importante fazer um pé de meia. E a partir daí, fazer uma parte do dinheiro girar com mais velocidade. Não sei o nível de iniciante que vc está. Mas não precisa de muito dinheiro. Com uns 30 K sobrando já dá para fazer excelentes negócios.

      Vou rebater rapidamente cada proposição, mas dá pra fazer uma reflexão muito mais completa e profunda individualmente.

      - pensar fora da caixa ------(achar que se ganha dinheiro trabalhando)
      - arriscar-se -----------(achar que vale a pena ser empregado e trabalhar para os outros)
      - não fazer apenas o que os outros fazem, e sim ir além.------(ir na corrente da manada, e investir o que tá na moda)
      - procurar investimentos que não são de gente preguiçosa.----(abrir o OLX e ver a infinitude de meios de lucrar)
      - parar de "mimimi"-----(perder tempo com desculpas esfarrapadas pra procrastinar - esse item é o mais difícil - AGIR)
      - ter a ciência que ninguém vai pegar na minha mão, e me ensinar o caminho das pedras. (novamente AGIR)
      - entender o conceito de "fazer" dinheiro --- (entender que existe dinheiro em excesso no mundo e que sempre haverá pobres e ricos, decidir de que lado quer estar)

      Todos esse sub itens merece uma reflexão maior... talvez um post mesmo.

      Grande abraço e boa sorte

      Excluir
    2. Nos ensine a como detectar tais negócios, vc claramente ganha muito acima de um já raro aportador no mercado brasileiro, até porque ganhou uma belíssima grana num setor em plena crise.

      Excluir
    3. Olha, não tem muito mistério, basicamente é ver a viabilidade de um empreendimento. Quanto eu vou gastar, quanto eu vou ganhar.
      Um amigos esses dias ganhou 50k vendendo um trator que arrematou num leilão. Oportunidades tem a cada segundo.
      O grande segredo é a AÇÃO.

      Grande Abraço

      Excluir
    4. Caro Amigo,
      Hoje conto com 38k em caixa e essa parada de comprar e vender é o que tem dado uma guinada nos meus ganhos.
      Compartilhe mais aventuras desse tipo pra nos servir de parâmetros.
      A parada da OLX é mito interessante mesmo. Num sábado comprei um Iphone 6 zerado e na terça já havia vendido por 400 de lucro. Pena que só consegui 1 pois umas 5 pessoas tb estavam prontas pra comprar.

      Abracos,
      S&P

      Excluir
    5. Catarrento. Vc quis dizer que OLX é uma boa ferramenta pra procurar oportunidades de lucro?

      - procurar investimentos que não são de gente preguiçosa.----(abrir o OLX e ver a infinitude de meios de lucrar)

      Excluir
  4. Parabéns Catarrento! Imagino que você deve estar muito orgulhoso de si mesmo! E que belo post, mais do que isso, já vira mimimi rsrsrsrsr
    Parabéns cara, vc merece!! E sigamos com nossos objetivos independente de qual km estamos nesta estrada!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo... Sigamos em frente que a jornada ainda é longa.

      Grande abraço e obrigado pelas palavras de carinho.

      Excluir
  5. parabens catarrento!!! Seu sucesso veio em boa hora...
    pai rico e pai pobre não é profundo sobre o mercado financeiro, mas realmente nos faz abrir a nossa cabeça!!
    parabens mesmo!!
    abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mineirinho, no final do ano veio a boa notícia. Estou assimilando muita coisa ainda.
      Obrigado
      Grande Abraço

      Excluir
  6. Parabéns pelo milhão.

    Agora, seu post revela um tom de revanchismo contra os que acham que é melhor investir em papéis que em imóveis. Parece que você queria 'provar que era possível' ser bem sucedido investindo fora do roteiro tradicional da blogosfera. Só que o máximo que vimos eram fotos esparsas e descrições vagas do 'empreendimento'. Enquanto outros colocam suas carteiras e estratégias de modo que todos as possam avaliar, você não fez nada disso. Então, sua vitória não agrega muito além de ser uma prova de conquista pessoal, pois não ajuda mais ninguém no caminho das pedras. Outros blogueiros de construção, por outro lado, acabam contribuindo e ajudando mais pessoas a progredir. Minha sincera opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anom...

      " seu post revela um tom de revanchismo contra os que acham que é melhor investir em papéis".
      R: Não foi a minha intenção, eu acho que papéis devem fazer parte do portfólio, inclusive tenho ações e títulos. Mas também acho que existe muita oportunidade na "vida real".

      "Parece que você queria 'provar que era possível' ser bem sucedido investindo fora do roteiro tradicional da blogosfera".
      R: Verdade. Queria mesmo mostrar que existem outras formas de ganhar dinheiro. Existe inúmeros negócios e formas de ganhar mais, sem necessariamente incutir um risco proporcionalmente maior.

      "Só que o máximo que vimos eram fotos esparsas e descrições vagas do 'empreendimento'."
      R: É verdade coloquei poucas fotos, mas detalhei todo custo mas ainda não fiz o fechamento. Mas quem acompanha de perto o blog sabe muito bem do que se trata. Quando tiver um lapso temporal posso colocar mais fotos e detalhar mais.
      Mas isso é mais a título de curiosidade, o que mais importa é a ação. Poucos tem a determinação de correr atrás e começar de fato. E caso vc tenha alguma dúvida e eu puder te ajudar, não hesite em perguntar. Já tirei diversas dúvidas que recebo por email, e tento ajudar quem tem vontade de aprender.

      "Enquanto outros colocam suas carteiras e estratégias de modo que todos as possam avaliar, você não fez nada disso. "
      R: Não concordo, a minha estratégia é detalhada em cada mês, e também coloco os ativos de forma bem detalhada. Descrevo inclusivo o montante que vai ficando imobilizado.

      "sua vitória não agrega muito além de ser uma prova de conquista pessoal, pois não ajuda mais ninguém no caminho das pedras"
      R: Discordo completamente e veementemente. Primeiro que eu sou um anonimo, então nem faz muito sentido isso ser uma prova de conquista pessoal, não faço isso para me gabar, até porque ninguém me conhece. Segundo porque isso é exatamente uma forma de ajudar os outros, mostrando que dá para ganhar dinheiro de outra forma (no caso imóveis). Vc pode ter a atitude que vc está tendo, como também pode acender uma luzinha na sua cabeça e decidir comprar um terreno e começar a construir. Isso depende do contexto que vc está inserido.
      Me desculpe a franqueza, mas não achar um caminho no meio das pedras depende mais de vc, do que dos outros.

      "Outros blogueiros de construção, por outro lado, acabam contribuindo e ajudando mais pessoas a progredir."
      R: Concordo, temos o VDC, o VDA, o próprio soulsurfer (que investe em leilões juduciais), CF, AJ, entre tantos. Que explicam detalhadamente, e muito melhor do que eu. Mas isso não impede que as pessoas continuarem a não investindo, esperando que alguém faça por elas.

      Obrigado pela contribuição e sempre seja muito bem vindo... fico a sua disposição para dúvidas.

      Excluir
  7. Fasntástico Catarro!!!

    Fico realmente muito feliz por esta sua conquista. Você está na estrada que muito gente gostaria de estar. Ela é toda sua, aproveite a viagem!

    Considero o livro Pai rico pai pobre o meu mantra posi foi ele que me fez despertar para as oportunidades da vida ainda que um pouco tarde.

    Acho qté curioso pois eu e você somos dois extremos pois estamos justamente em lados opostos no ranking da blogosfera. Você aculpa a primeira posição e eu a última rs. Ao mesmo tempo temos como referência uma mesma pessoa o Robert Kiyosaki. Isso me deixa muito contente pois você está justamente onde eu queria estar, não estou apenas falando do lado financeiro mas do lado intelectual também pois demonstra deveras sabedoria.

    Parabéns por esta maravilhosa conquista muito mais do que merecida. A blogosfera sauda o mais novo milionário do nosso Brasil varonil e lhe deseja toda a prosperidade que você possa alcançar.

    Grande Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Julius...

      Tenho por vc uma enorme admiração, não sei porque mas desde o começo do seu blog sempre simpatizei com vc. Sem dúvida, vc é um dos que eu, um dia, gostaria de conhecer.

      Mas percebo que gostar de vc é unanimidade na blogosfera.

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Fico lisongeado Catarro! Cara, muito obrigado pelas palavras, de verdade. Saber que tenho não só seu respeito mas também sua admiração me deixou muito mas muito feliz. Apesar do grande passo que você deu tu ainda é um cara humilde. Te respeito e admiro ainda mais agora.

      Também gostaria muito de um dia poder conhece-lo. Em Janeiro viajarei de férias para São Paulo, não sei se você mora por essas bandas mas caso morar, quem sabe não marcamos pra tomar uma gelada!

      Valeu Parceiro.

      Excluir
    3. Valeu novamente Julius...

      Pelo o que eu me lembre, acredito que sou um conterrâneo seu.
      Um dia nos conheceremos, tomaremos várias geladas.. (agora por minha conta, rs), e daremos muitas risadas.

      Grande Abraço

      Excluir
  8. Ola PC. Parabens pela conquista.

    Eu entendo bem este sentimento do quao arduo foi para chegar nesta meta, pois investimos muito, a cada mes a conta vai ficando menor, os problemas que vao surgindo, mas no final das contas a possibilidade de lucro e bem maior que investimentos em bolsa de valores, esta e a minha opiniao pessoal.

    Nao reinventamos a roda, apenas continuamos num negocio que ja e conhecido na teoria, mas que na pratica ninguem conhece as dificuldades e o quao trabalhoso e para se manter ativo.

    Nao sei quantos anos voce tem, seria ate legal saber a sua faixa etaria, mas vejo q estou no mesmo caminho e ver a vitoria de um parceiro de segmento me deixa bastante satisfeito.

    1.3M ... Penso que voce continuara na ativa (trabalhando e investindo), certo? A outra opcao seria dar um tempo e comprar TD, mas nesta incerteza politica eu aguardaria mais se escolhesse esta opcao.

    Como disse o mestre Viver de Renda, voce ja venceu o jogo, nao precisa tomar tanto risco.

    Abraco

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu caro...

      Obrigado pelo apoio e pelas palavras.

      Penso que investimentos da vida real são a melhor forma de se construir a riqueza genuína. Não só imóveis, mas particularmente os imóveis são uma grande fonte de alavancagem.

      Acho muito importante o controle. Gosto de ações, mas sei que não tenho nenhum controle sobre o capital. Escrevi até um post, de como o controle é um importante pilar na construção da riqueza.

      Construir, pode dar uma impressão de ser arriscado e trabalhoso. Mas pra mim trabalhoso é trabalhar (com o perdão do pleonasmo). Arriscado é investir em algo que a gente não tem controle.

      Não sei se vc concorda comigo, mas a principal dificuldade é sair da inércia. É deixar o medo dominar a sua razão. Por isso poucos fazem o que a gente faz..

      Pelo o que me lembro dos seus posts, eu tenho cerca de 5 a 6 anos a mais do que vc....Como tempo é tudo, tenho certeza que vc chegará a minha idade muito mais endinheirado do que eu, rs.

      Ainda não assimilei o que eu vou fazer com o dinheiro, tenho que fazer uma reserva de 500 mil para o empreendimento II. O resto pretendo diversificar mas continuar atento a novas oportunidades.

      Continuarei trabalhando normalmente... infelizmente..

      Ainda falta praticamente quintuplicar pra eu ter a certeza que venci o jogo.

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Também aposto que VDC vai longe. Não fico só nos imóveis, faço muitas negociações informais que rendem um bom valor. Agora que terminei minhas casinhas irei me dedicar mais...

      Excluir
    3. Valeu VDA, oportunidades não faltam mesmo...

      Grande Abraço

      Excluir
    4. "Penso que investimentos da vida real são a melhor forma de se construir a riqueza genuína"

      Tenho vivido um pouco disso. E a sensação de segurança e controle é maior.

      Excluir
    5. Com certeza meu caro Simples e Prospero...

      Compra e vende e aufere o lucro... simples assim

      Grande Abraço

      Excluir
  9. Aos 16 anos eu comecei a aportar, hoje com 20, vejo seu exemplo como uma verdadeira vitória!
    Seu capital rende juros compostos monstruosos já.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lyrical Master...

      Comecei com a sua idade também... o começo foi difícil e vagaroso... depois de um tempo a coisa engrena.
      Só por ter a mentalidade que vc tem, mesmo tão jovem, já te traz uma grande vantagem competitiva em comparação aos jovens de hoje.

      Provando que juventude não quer dizer falta de maturidade.

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. - Parabéns Pobre Catarrento pela persistência e pelo primeiro milhão (bem vindo ao clube e que os próximos venham mais rapidamente!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Grande Mestre... a sua evolução sempre foi uma fonte de eterna inspiração.

      Os próximos certamente virão.

      Grande Abraço

      Excluir
  12. PARABÉNS, MEU CARO! SUCESSO!

    ResponderExcluir
  13. Clap Clap Clap

    PC, não tenho palavras para descrever o quanto fiquei feliz com esse post. Eu cheguei a abrir uma cerveja aqui e brindar em sua homenagem. Sério!

    O que dizer do seu feito? Eu poderia escrever muito sobre o quão fantástica foi sua conquista mas, entendendo como você pensa, me limito a dizer somente:

    - Parabéns. Agora vamos em frente buscar o segundo milhão.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo de luta...

      Fiquei emocionado, imaginando vc tomando uma gelada e pensando orgulhoso em mim. Nada mais honrado, do que ser homenageado com um brinde de uma bera bem gelada.

      Vamos em frente, com a certeza de que o segundo será mais fácil do que o primeiro.

      Grande Abraço

      Excluir
  14. Amigo, que dia maravilhoso pra blogosfera. Meu sentimento de alegria por você é genuíno e real.

    Será um grande prazer fazer um super post de ranking dedicado a você. Aproveita este fds para curtir muito porque você merece, sempre gostei de você.

    Firmes e fortes, os soldados seguem na luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens!!!!! O melhor post lido por mim no seu blog catarrento ! Penso como vc meu amigo catarrento faço das suas palavras as minhas! Realmente o pai pobre filho rico é um divisor de águas! Sucesso na vida meu caro!
      Pobreta esse mês estarei fazendo post no meu blog gostaria muito de participar do ranking
      Http://andreysalles.wordpress.com

      Excluir
    2. Valeu irmão...

      A recíproca é verdadeira também. Sinto realmente como se tivesse um irmão aí em Sampa. O meu carinho por vc é muito grande.

      Vou aproveitar, relaxar um pouco... comer alguma fatia do bolo. (bem fininha), mas vou. Depois te conto o resultado.

      Obrigado pelo carinho e sigo na torcida por vc.

      Grande Abraço

      Excluir
    3. Valeu pelas palavras Juliano Costa...

      E vamos em frente..

      Grande Abraço

      Excluir
  15. Parabéns PC, sua vitória está servindo e continuará inspirando muitos aqui na blogosfera, mais um tempo e a IF estará aí, um passo importantíssimo você já conquistou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande J.F..

      Obrigado pelas palavras, a IF ainda está um pouco distante, mas sem dúvida se tornou mais real.

      Grande Abraço

      Excluir
  16. Parabéns duas vezes cara! Uma pelo tão sonhado milhão na sua conta e a outra pelo ótimos post. Cara, do robert eu so li pai rico pai pobre mas sendo ou não de auto ajuda foi o que ajudou abrir a minha mente para comprar ativos. Hoje penso muito mais na hora de comprar ou não algo, se aquilo gera retorno ou não (financeiro ou de conhecimento). Aprendi a ficar fazendo contas, analisando juros, vendo se vale mais comprar a prazo ou a vista, ficar olhando ao redor e ver que em todo canto há uma oportunidade mas o segredo é ver com outros olhos, olhos de empreendedor. Hoje também tento me cercar de pessoas mais positivas e que queiram ficar ricas ou já são, que contribuam para minha evolução. O maior problema é você querer fazer algo que acha que pode impactar bem e todos ficarem te criticando, temos que nos afastar desses.
    Abraço, e que agora o proximo milhão chegará muito mais rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Dividendos carioca..

      Pai rico e pai pobre tem exatamente essa função, e para quem não despertou como nós despertamos, o livro foi uma grande perda de tempo.
      Penso exatamente como vc, e também sofria com críticas de pessoas próximas, acabei por me fechando e não contando mais nada para ninguém..

      Vamos em frente..

      Um grande abraço.

      Excluir
  17. Catarrento, parabéns.
    Nos ensine a como detectar bons negócios.
    Nos ensine a como detectar frias.
    Já quanto aos livros, bem, eles são deveras conceituais e generalistas demais.
    Agora já podes começar a viver, já conquistaste o primeiro milhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anon, uma coisa que eu achei legal no livro é exatamente o conceito. E tendo o conceito e principalmente colocando em prática, o céu é o limite.
      No começo, bom negócio é o que vc entra... o que não fica no campo das pretensões. Depois que eu descobri isso, a minha vida começou a melhorar.
      E a maior fria, é quando a gente deixa de pensar por si só, e começa a querer que os outros cuidem do nosso dinheiro.
      Ainda estou sobrevivendo... começarei a viver assim que parar de trabalhar. Mas agora sobrevivo melhor, rs.

      Grande Abraço e seja sempre muitíssimo bem vindo.

      Excluir
    2. - ter a ciência que ninguém vai pegar na minha mão, e me ensinar o caminho das pedras.

      Excluir
    3. Sim, perfeito. Isso é uma coisa que só vc poderá fazer por vc. Orientação sempre é bem vinda, mas o interesse é seu... ninguém te carregará no colo, ninguém te dará um ótimo conselho (até porque,se não ele mesmo o aproveitaria) ... não existe comida mastigada.
      Grande Abraço

      Excluir
  18. Olá, PC!
    Fico feliz por você, colega. Resolvi até mesmo fazer um artigo em sua homenagem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma enorme honra meu amigo. Responderei em seu blog, mas de antemão lhe agradeço pelo carinho.

      Grande Abraço

      Excluir
  19. Tudo blz Catarrento?

    Cara, apesar de não acompanhar o blog, não poderia deixar de dar os parabéns por essa incrível marca de 1M, é coisa pra caramba!!!

    Também gostaria de saber quais livros do Robert Kiyosaki vc recomenda ler.

    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Arthur, e seja sempre bem vindo...

      Os livros acabam por ser meio repetitivos, mas sempre tem uma coisa nova em cada um, e nunca é demais relembrar.

      os que eu gostei bastante é : Pai rico, pai pobre - original.
      Guia de investimentos
      Desenvolva a sua inteligência financeira
      Aposentado jovem e rico.

      Tens uns, principalmente os mais novos que é mais marketing...

      Boa Leitura.

      grande abraço

      Excluir
  20. Fala catarro boa sorte em sua nova jornada pela matemática dado seu desempenho, acredito fortemente que mais alguns anos tu já pode zerar raking da IF nível 1.
    Acredito que algo perto 2 milhão devidamente aplicados dada sua capacidade atual de aporte, já daria para começar pensar em uma semi IF reduzindo gradativamente sua carga de trabalho se dedicando mais aos empreendimentos até que chegara um ponto que tu deve larga os betes virando investidor qualificado vivendo exclusivamente deste nicho de mercado.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita análise, e em consonância com a minha atual estratégia. Só um adendo, preciso antes de uma casa decente.
      Grande Abraço meu caro.

      Excluir
  21. Poxa Catarrento parabéns, acredito que todos que acompanharam sua caminhada estejam sentindo um pouco da sua satisfação, afinal são exemplos como o seu que mostram que nós pobres e pequenos investidores podemos chegar lá, bastando ter um pouco de disciplina e economia.
    Parabéns e que posts como esse se repitam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Zé, todos podem chegar lá, basta perseverança e atitude.
      Obrigado pelas palavras
      Grande Abraço

      Excluir
  22. Catarrento parabéns! Mais um para o Hall de inspiração pelos 7 dígitos e muito mais pelo método/caminho percorrido.
    Estou atento as oportunidades, mas por hora ainda preciso de mais uns dois anos de acumulo de patrimônio para começar a me movimentos com negociações de imóveis.
    Novamente parabéns pelo resultado e pelo caminho percorrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu surfista...

      Realmente para a negociação com imóveis, precisa de uma certa quantia... mas as vezes dá pra começar bem de baixo.

      Obrigado pelas palavras

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Pode crer Surfista. Catarrento foi ótimo no Post. Eu quero conhecer esse cidadão tb hehehehe.

      Excluir
    3. Um dia quem sabe, daremos muitas risadas num churrasco com todos os blogueiros..
      Grande Abraço

      Excluir
  23. Caralho!! Parabéns meu camarada!!
    Bom texto, bem motivador... vou seguir na luta e espero um dia também postar a minha vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza postará, obrigado pelas palavras
      Grande Abraço

      Excluir
    2. Se puder dar uma passada lá:
      http://pobredesalmado.blogspot.com.br/
      Pobre Desalmado. Até mais!

      Excluir
    3. Fala Desalmado,
      Vou acompanhar seu blog.
      Abracos.

      Excluir
  24. Guerreiro, você não aguenta mais o que vou dizer, mas não consegui ficar calado, tenho que falar também:


    -PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  25. Sua conquista causou inveja e postaram sobre você em um site, onde mais anônimos do que você e covardes que não tem coragem de se expur como tu, desdenham da sua conquisa.

    Não vou citar aqui o site mas a postagem tá fácil de achar, não vou dar ibope pros caras.

    Parabens pela consquista.

    Poney Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Poney... obrigado.

      Não achei nada, pode citar sem problemas, qualquer coisa eu apago o comment.

      Grande Abraço

      Excluir
  26. Sensacional! Quebrou a banca, parabéns Pobre Catarrento!
    Chupa governo de merda, socialismo é minha benga. Mais um soldado que apesar dos pesares atingiu a incrível marca. Mais um bom exemplo para continuarmos na luta!

    Cara, gosto muito quando o pessoal da blogsfera indica livros, e Robert Kiyosaki é clichê, deve ser a Bíblia de quem tá começando, excelente recomendação.

    Se me permite o espaço gostaria de indicar a você e aos amigos o livro: Crash - Uma breve história da economia de Alexandre Versignassi, nele o autor conta a história da economia de forma clara e objetiva sem termos técnicos ou encheção de linguiça. Foi através dele que entendi como funciona a inflação, estagflação, bolsa de valores, a economia de um país... enfim, coisas que para quem não é formado em Economia parece grego.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Valeu pé de cana...

    O socialismo é minha benga também.. Valeu pela recomendação...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  28. Um dia serei grande assim, umas das minhas metas é investir em construção, mas vou juntando até achar que chegou a hora de entrar!! Meus parabéns pela conquista...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será maior meu caro... Obrigado pelas palavras..
      Grande Abraço

      Excluir
  29. Parabéns CT!!
    Mas se agora você eh milionário e continua vivendo dessa forma... Não parar de trabalhar... Frugalidade e etc... Vc não estaria sendo um escravo bem pago (medo/desejo pai rico e pai pobre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anom... não paro porque a luta ainda não acabou, ainda não consigo manter o padrão de vida que eu quero ter. Ter um milhão no brasil, já não quer dizer mais muita coisa...
      Também já não tenho uma vida tão frugal assim, tenho os meus brinquedos.

      Mas vc está certo, e esse é o meu maior medo, virar escravo do dinheiro, é uma coisa que eu penso sempre. E quanto maior a renda mais difícil largar o osso.
      Gostaria as vezes de sumir e viver uma vida pacata, mas fico pensando nas coisas que ainda quero ter...
      Por isso penso na meta de 5 a 6 M, que geraria uma renda vitalícia de 20 a 30 k. Esse dinheiro julgo ser mais do que suficiente para viver a vida em sua plenitude.

      Por isso a meta.

      Grande Abraço

      Excluir
  30. Parabéns catarro!! Fico muito feliz por você! Ainda bem que essa sua ultima transação deu um tremendo salto na sua carteira, pelo que eu vi foi mais de 400 mil. Deve ser extremamente gratificante atingir essa marca. O que vc vai fazer com esse aporte? Investir em fii? Renda fixa e acoes? vai espalhar entre outros papeis, ou colocar mais imóveis? Robert Kyiosaki eh mestre sim, gostei muito dos livros dele, depois do seu post estou pensando em reler. Espero um dia me juntar ao clube do milhão em ativos financeiros. Grande abraço. Te coloquei no meu blogroll. Frugal Simple

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro frugal simple.

      Ainda nem contabilizei direitinho, mas foi cerca de 350 k. Cerca de 500 k serão reinvestidos no empreendimento 2. O resto será diversificado segundo a minha teoria de portfólio. Com grande peso em renda fixa. Não sei se compro uns FII, nunca gostei desse mercado, mas uma hora eu vou colocar um troco para aprender sobre esse mercado.

      Já te adiciono aqui também... seja muitíssimo bem vindo.

      Grande Abraço

      Excluir
  31. Guerreiro, posso sugerir um artigo sobre um dos livros que vc leu?

    Estava pensando em algo bem simples, um resumo e em seguida suas ponderações do que gostou e discorda do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada meu amigo, assim que me sobrar tempo.

      Grande Abraço

      Excluir
  32. Parabéns pela marca simbólica do 1 milhão. Que você consiga cumprir todas suas metas! Abraço

    Semi Alfa Fracassado.

    ResponderExcluir
  33. Parabens Pobre Catarrento. Primeiramente gostaria de registrar aqui que depois que descobri esse universo da blogoesfera, a pouco tempo diga-se de passagem, fico sempre esperando suas considerações e comentarios. Acho realmente bastante "enriquecedor" e uma oportunidade singular, poder adentrar nas estrategias e pensamentos financeiros das pessoas que se dispoem a escrever ou mesmo comentar nas paginas da blogoesfera.
    Embora anonimo, gostaria de registrar que atuo na área da construção civil, motivo pelo qual fiquei ainda mais admirado e interessado na sua estrategia de investimento.
    Como tenho real interesse em trilhar esse mesmo caminho em breve... seria muito útil pra mim e talvez para outros, se você pudesse realmente detalhar um pouco mais o seu empreendimento. Você finalizou a construção, passou por todas as etapas e consequentemente, desfez as incertezas e tomou para si o conhecimento, que poucos detêm, dos meandros relacionados a um empreendimento imobiliário completo.
    Sem mais delongas, ficaria muito feliz com um poste detalhando: Área do Terreno, Área Construida, Quantidade de Andares, Quantidade de Apartamentos, Custo de elaboração dos projetos, Processo de Aprovação na Prefeitura, valor efetivo do m² construido, estrategia construtiva, quantidade de funcionários alocados na obra, etc... Você contratou todos os serviços junto a empresas especializadas? ou montou você mesmo uma equipe de confiança como faz o amigo Viver de Construção?
    No meu caso, tambem ja disponho do terreno, possuo algum recurso para o empreendimento, mas as incertezas que envolvem todo esse processo construtivo e seus custos efetivos ainda me impedem de coloca-lo em pratica.
    Muito obrigado por manter esse espaço e dividir suas ideias. Parabens Novamente. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela palavras amigo.

      Vamos as respostas:

      "Você finalizou a construção, passou por todas as etapas e consequentemente, desfez as incertezas e tomou para si o conhecimento, que poucos detêm, dos meandros relacionados a um empreendimento imobiliário completo."

      É mais fácil do que parece... qualquer pessoa com bom senso e boa capacidade de julgamento é capaz de fazer.
      Não existe segredo nenhum, "manha" nenhuma... Alguns querem complicar para parecerem entendidos e com isso afastar os outros. Não há mérito nenhum no que eu faço. É só agir, talvez esse, o meu único mérito.

      Das suas perguntas e vou falar o que não me compromete, e que seria realmente útil pra vc... e depois numa próxima oportunidade e detalho melhor:

      Prédio de um pouco mais de 400 metros quadrados, em terreno de 470 metros quadrados. Projetos custam de 15 a 30 reais o metro quadrado (todos inclusos). Toda aprovação na prefeitura é feita pelo engenheiro. Custo efetivo da obra de 1000 a 1100 o metro quadrado (no padrão que construo e na minha cidade) + o terreno. A minha estratégia é construir o mais barato possível unidades para pessoas da recém "classe média". O número de funcionários depende do momento da obra, mas quem arca com isso é o empreiteiro (mestre de obras) que vc contrata.
      Eu contratei um mestre de obras pelo regime de empreitada. E o que ele não faz, eu contrato empresas especializadas. (grades, vidros, portas e calhas)

      "No meu caso, tambem ja disponho do terreno, possuo algum recurso para o empreendimento, mas as incertezas que envolvem todo esse processo construtivo e seus custos efetivos ainda me impedem de coloca-lo em pratica."

      Vc está perdendo dinheiro meu amigo, e por medo. Vá em frente ... faça o quanto antes um projeto factível com o seu orçamento, antes que mude o zoneamento do seu terreno. Converse com o engenheiro e mãos a obra.

      Comece com unidades simples, como casinhas pequenas, tente aproveitar o máximo potencial construtivo do terreno e vá aumentando o ritmo pouco a pouco.

      Espero ter sido útil.

      Desculpe a demora em responder e grande abraço.


      Excluir
    2. Obrigado pela respostas amigo.
      Acho que por ser da área de construção acabo me preocupando demais com todos os detalhes.
      Como muitos aqui, sou assalariado, não tenho tempo para estar na obra (teria que passar lá após o meu expediente para ver o andamento), então fico imaginando se conseguiria deixar o mestre de obras executando a estrutura do meu prédio. Aí penso: preciso contratar um engenheiro para acompanhar a execução e na sequencia penso que o custo da mão de obra aumentaria consideravelmente.
      Pensando em termos de mao de obra, fiz umas contas simples considerando uma equipe de 6 pessoas: 1 mestre de obras (R$ 2500,00), 3 pedreiros (3* R$ 1300,00) e 2 ajudantes (2* R$ 800,00). Só aí temos R$ 8.000,00 mensais. O que já é um valor razoável. Considerando que a mão de obra gira em torno de 40% do custo da obra, supondo uma obra de 400.000,00, temos 160.000,00 com mão de obra, correspondendo a 20 meses pagando essa equipe de 8.000,00 reais por mês.
      Você contratou também um profissional para elaborar o seu orçamento?
      Resumindo, eu ainda não acho que é tao simples construir.. são muitas decisões que temos que tomar e penso que o planejamento é fundamental para evitar as surpresas.. desde o orçamento até a contratação dos projetos e definição da equipe que executará a obra.
      No mais, fico ainda na esperança que futuramente você possa detalhar um pouco mais esses assuntos para o seu caso concreto e agradeço as excelentes informações fornecidas e a boa vontade de sempre.
      espero que não esteja te incomodando com minhas duvidas, se não for confortável pra você detalhar mais as coisas, realmente não precisa faze-lo. sou apaixonado por construção mas não quero ser chato :). muito obrigado mesmo e Parabéns mais uma vez!

      Excluir
    3. Meu caro, sem problemas... No que eu puder ajudar, estarei a disposição. Só não posso dar detalhamento da obra para proteger o meu anonimato...
      Logicamente eu não posso transferir todo o meu conhecimento para uma pessoa que não passou as dificuldades que eu passei. Muita coisa é só vivenciando. Vou tentar dar um norte para vc.

      "Como muitos aqui, sou assalariado, não tenho tempo para estar na obra (teria que passar lá após o meu expediente para ver o andamento), então fico imaginando se conseguiria deixar o mestre de obras executando a estrutura do meu prédio."

      Eu também sou assalariado, e trabalho arduamente... vou na obra uma vez por semana e as vezes fico duas semanas sem ir. Na fase de fundação tento ir mais vezes para vistoriar nem que seja depois do expediente.
      Quase tudo eu resolvo com o mestre de obras por telefone. As vezes eu tenho que deixar de almoçar para arranjar um tempinho para ir na obra. (no pain, no gain).
      Por mais que vc tenha experiencia na área de construção civil, vc não vai conseguir agregar muita coisa no dia a dia dos pedreiros, confie em mim. A sua única função será, não deixar faltar insumos e dar um certo controle de qualidade, cobrar um pouco de capricho em certas coisas. (principalmente acabamento).

      Se vc tiver dúvidas em alguma coisa do projeto, vc liga para o engenheiro... As vezes o próprio mestre de obras liga pro engenheiro e tira as dúvidas.

      Quando vc contrata o engenheiro, para fazer os projetos, ele é o responsável pela execução, ele que tem que dar suporte. Ele tem que ir na obra e avaliar o andamento da obra. Isso na teoria, porque na prática eles não vão... já trabalhei com vários engenheiros e arquitetos, e eles simplesmente enrolam... No máximo, um encarregado vai umas 4 x na obra...

      Se vc pagar para o engenheiro tocar a obra, ele vai continuar indo umas 4 x na obra, e vai te cobrar por isso. Portanto isso é furada. Além de que o principal é a aprendizagem e busca de soluções. Se vc paga para alguém pensar por vc, vc deixa de aprender e se desenvolver. E ainda perde o controle. E por incrível que pareça eles não tem muita capacidade de gerenciar recursos. (a grande maioria)

      Lembre também que isso é um investimento e não um trabalho. Se vc vai todo dia na obra, alguns construtores até ajudam em algumas fases na tentativa de economizar, isso deixa de ser um investimento e passa a ser um trabalho. (sempre lembre disso e contenha-se)



      "Pensando em termos de mao de obra, fiz umas contas simples considerando uma equipe de 6 pessoas: 1 mestre de obras (R$ 2500,00), 3 pedreiros (3* R$ 1300,00) e 2 ajudantes (2* R$ 800,00). Só aí temos R$ 8.000,00 mensais. O que já é um valor razoável. Considerando que a mão de obra gira em torno de 40% do custo da obra, supondo uma obra de 400.000,00, temos 160.000,00 com mão de obra, correspondendo a 20 meses pagando essa equipe de 8.000,00 reais por mês."

      Esqueça essas contas que vc fez... Se vc contratar 6 pessoas e pagar por mês vc simplesmente está fudido. Vc tem que ter uma construtora para valer a pena (e olha lá ainda). Além do mais, há direitos trabalhistas e vc tem ter muito know how para conhecer o trabalho de cada empregado. Terá que contratar cada um individualmente.
      Pague por mês e veja sua obra demorar 10 anos pra ficar pronta.

      Vc contrata apenas o mestre de obras e faz um contrato de empreitada, vc só conversa com o mestre de obras... ele já tem os ajudantes para cada fase do empreendimento.
      O custo da mão de obra depende de região e de empreendimento. Gira realmente em cerca de 40% da obra. Na minha região algo em torno de 320 a 550 reais o metro quadrado. Importante pegar o mais barato possível, desde que seja confiável e bom.(muito cuidado com a mão de obra)

      Lembre-se que legalmente vc é co-responsável pelos trabalhadores, e legalmente mesmo com um contrato firmado entre as partes, vc poderá ter demanda da justiça do trabalho.

      Excluir
    4. cont....


      Você contratou também um profissional para elaborar o seu orçamento?

      Eu mesmo faço o orçamento e a pesquisa de preços. Já tenho fornecedores para cada tipo de material. Vc irá gastar uns 1000 reais o metro como eu já falei. Faça uma planilha bem detalhada e na próxima obra ficará mais fácil.

      No contrato com o mestre de obras tente dividir o valor dele conforme vai concluindo as etapas. De acordo com a complexidade e tempo dispendido.

      "Resumindo, eu ainda não acho que é tao simples construir.. são muitas decisões que temos que tomar e penso que o planejamento é fundamental para evitar as surpresas.. desde o orçamento até a contratação dos projetos e definição da equipe que executará a obra."

      Errado,rs... isso é só porque vc não perdeu o cabaço, rs... depois vc vai me dizer se eu não estou certo. É muito bom senso o resto vc corre atrás.
      Vc poderá pegar indicação de mestre de obras com o engenheiro ou os próprios construtores. Vai passando nas obras e converse bastante com eles, veja o serviço deles, converse com o dono da obra e veja se ele indica o serviço dos pedreiros. (lembre de falar que só depois deles concluírem a atual obra)

      Muita das suas dúvidas eu já tive.. é muita ansiedade para que nada de errado... mas tudo dá certo, erros pontuais acontecem e são mais imprevisíveis do que vc acha...

      Mas como eu falei, se vc tiver muito inseguro comece com duas casinhas geminadas...nem que vc tenha que comprar um outro terreno, mais barato... e deixar esse empreendimento para depois..

      O mais difícil é sair da inércia, o resto é consequência...

      Grande Abraço

      Excluir
    5. Caro Amigo,
      agradeço novamente sua contribuição. Acho realmente relevante seus comentários. Só algumas ressalvas:
      1- as contas que fiz com relação ao pessoal eram apenas para fins comparativos, obviamente que as empreitadas são mais indicadas em termos de produção. As vezes atrapalha na qualidade.
      Uma duvida: seu contrato com o mestre tinha preços definidos para cada serviço? qual o critério que você usava para o pagamento? como você avaliava se o preço cobrado estava compatível?
      2 - "Quando vc contrata o engenheiro, para fazer os projetos, ele é o responsável pela execução, ele que tem que dar suporte. Ele tem que ir na obra e avaliar o andamento da obra. Isso na teoria, porque na prática eles não vão... já trabalhei com vários engenheiros e arquitetos, e eles simplesmente enrolam... No máximo, um encarregado vai umas 4 x na obra..."
      Cuidado: O engenheiro responsável pelo projeto deve tirar uma ART do projeto e o responsável pela obra deve tira uma ART da execução da Obra. São coisas diferentes. Nada impede que o mesmo engenheiro faça as duas coisas. Mas é importante que você como empreendedor exija esses documentos para se resguardar.
      Obrigado novamente,
      grande abraço!

      Excluir
    6. 1- Empreitada é o única forma viável para o pequeno construtor.
      "seu contrato com o mestre tinha preços definidos para cada serviço?"
      R: Sim
      " qual o critério que você usava para o pagamento?"
      R: O pagamento era depois de concluído o serviço prestado. Mas o mestre tinha que pagar os serventes a cada 15 dias. Portanto em serviços muito demorados como fundação e reboco eu paguei umas parciais.
      "como você avaliava se o preço cobrado estava compatível?"
      R: Vc está pagando por empreitada, entende-se que no final da obra depois de tudo concluído, vc terá pago a totalidade para o mestre de obras. Agora divida esse total nas diversas fases do empreendimento usando o bom senso. Fases mais demoradas, demoram mais tempo e exigem mais capital.
      Por exemplo: vc acertou em 200 K a mão de obra. Agora divida esse valor nas fases do empreendimento. As fases mais demoradas são a fundação, reboco e cerâmica... nessa ordem. Vc pode separar 20K para fundação, 15K para reboco e 13K para cerâmica... vai dividindo o resto do valor nas demais categorias.
      Vc falou que é da área, portanto isso será muito fácil pra vc, pois vc já sabe todas as fases. Liste as fases bem discriminado e vai colocando o valor ao lado... Depois vc mostra pro mestre de obras, pra ver ser ele concorda com a distribuição dos valores. Ele também pode te dar uma ideia do tempo de conclusão e esforço necessário para cada etapa.

      2. " O engenheiro responsável pelo projeto deve tirar uma ART do projeto e o responsável pela obra deve tira uma ART da execução da Obra. São coisas diferentes"
      R. Obviamente. Entende-se que será o mesmo engenheiro que fará o projeto será o executor. Todos os projetos com ARTs e também ART de execução. Não detalhei isso pois achei que estaria implícito para vc. Geralmente quando vc faz o projeto o engenheiro já estipula o valor dos projetos e o valor da execução. Na prática o engenheiro que faz o projeto é o engenheiro que vai fazer a execução. Nenhum engenheiro quer executar e ser responsável por um projeto arquitetônico alheio. Se ele o fizer, ele cobrará o seu preço.
      Assim como nenhum mestre de obras se responsabilizará e pegará uma obra pela metade.

      Grande Abraço

      Excluir
    7. Obrigado mais uma vez pela resposta amigo!
      Talvez para pequenas construções ocorra realmente essa pratica do engenheiro projetista ser tb o responsável pela obra... mas garanto pra você que isso nao é usual. Geralmente os engenheiros sao ou projetistas ou executores. Eles se especializam e cada um fica na sua. Apenas quis dar um toque, mas vejo que você tomou todas as precauções.
      Muitissimo obrigado mais uma vez.
      fico sempre no aguardo do seu proximo post.
      grande abraço!

      Excluir
  34. Parabéns por atingir essa meta tão difícil, estou lendo o conteúdo do seu blog, muito bom. Estou começando minha caminhada em busca dessa marca de um milhão tbm.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras I. Maluco.
      Seja muitíssimo bem vindo à blogosfera.

      Grande Abraço

      Excluir
  35. Êxito vosso e de toda a blogosfera, a qual, neste momento, regozija-se pelo seu feito.

    Feliz 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro... vamos em frente..
      Feliz 2016 pra vc e toda a sua família.
      Grande Abraço

      Excluir
  36. PC,

    Sem palavras pra falar o quanto isso deve estar sendo uma sensação maravilhosa pra vc! Vou guardar esse post e sempre que quiser inspiração vou ler.

    Muito obrigado por compartilhar isso com a gente.

    Grande abraço e feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras e carinho..

      Realmente está sendo mágico..

      Vamos em frente..

      Excluir
  37. Vim conhecer o seu blog hoje através do Blog do Pobretão.

    As questões que propôs:

    "- pensar fora da caixa
    - arriscar-se
    - não fazer apenas o que os outros fazem, e sim ir além.
    - procurar investimentos que não são de gente preguiçosa.
    - parar de "mimimi"
    - ter a ciência que ninguém vai pegar na minha mão, e me ensinar o caminho das pedras.
    - entender o conceito de "fazer" dinheiro."
    Já estou fazendo isso desde Março como meu empreendimento no agronegócio, pra ser direto: Planto alfaces e vendo.

    O livro que você citou Pai rico, Pai pobre, tive a oportunidade de conhecer ele com meus 16 anos de idade. Trabalhava em uma loja de roupas de bandas de rock no geral, foi o meu divisor de águas. Estava no último estágio do ensino médio, após ler o livro comecei me questionar a respeito de tudo: Porque eu tenho que procurar um emprego? Porque tenho que me matar de estudar pra ir atrás de alguém pra eu trabalhar? Demorei algum tempo (ainda bem que pouco) e investi em um negocio de lingerie e depois com o dinheiro que "voltou" comprei o que era necessário para fazer minha plantação.

    Hoje com 20 anos prestes a fazer 21 vislumbro minha horta. Pequena?! Sim. Estou com nem 1000 pés de alfaces, mas já trabalho pra mim mesmo. Estou estudando formas para aumentar a produção.

    Fico feliz por você. Continue passando alguns ensinamentos.

    Pretendo lhe acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal AF, espero aprender com vc

      Seja bem vindo... grande abraço

      Excluir
  38. Pobre Catarrento.

    Eu atrasado como sempre, fiquei sabendo da notícia só hoje!!!

    Parabéns rapaz!!

    Meu olhos até se encheram d'água quando terminei de ler seu post. Mais uma vez, parabéns pela conquista e não vai deixar-nos agora que ficou milionário, ainda temos muito que aprender com você.

    Vou te adicionar no blogroll e acompanhar seus ensinamentos de perto, de hoje em diante.

    ResponderExcluir
  39. Qual o post que você fala da influência dos amigos milionários na sua vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz não me lembro... me desculpe... deve ser uma atualização mensal

      Grande Abraço

      Excluir
  40. Parabens Pobre Catarrento!
    Entrei na blogosfera e te coloquei no meu blogroll.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Nossa Catarrento muito boa a sua reflexão meu amigo. Me fez refletir também.

    Sucesso na sua caminhada.

    Forte abraço,
    S&P

    ResponderExcluir
  42. Catarrento perfeita a reflexão sobre o livro do Robert pai rico e pai pobre, e sobre imóveis, porque ainda a grande maioria e até da blogesfera ainda não sabem usar e entender como um patrimônio imobiliário pode ser um forte investimento e usado como alavancagem também..

    abraç.

    ResponderExcluir