sexta-feira, 6 de maio de 2016

Abril 2015

Olá a todos...


Novamente essa vai ser uma atualização mais rápida.

Estou meio de saco cheio de ficar atualizando tabelas e gráficos, e sem tempo para o blog... E pra piorar meu computador está um lixo, o que me desmotivou ainda mais, porque essa merda fica travando... vou ter que formatar essa bagaça.

Abril é um inferno pra mim, já que quase 20 k, vão para sustentar esse governo corrupto, por meio de impostos. Todo ano eu deixo um carro no ajuste anual.

Esse ano, vai ser um fiasco financeiro, resolvi dar um passo atrás na independência financeira, e vou me mudar.... Não aguento mais morar num cubículo. O que adianta ter grana no banco e ser infeliz no seu lar... Puta merda não aguento mais ficar enclausurado num apartamento ridículo. Nem comprar algo que eu queira, eu posso. Pois não cabe mais nada no meu apartamento.

Não faz sentido nenhum, ter dinheiro...., mas não ter espaço para nada.

Além do fato de eu ser caseiro, e gostar de coisas simples como mexer no jardim, de fazer a manutenção no meu carro, de deitar no sol num domingo de manhã, e coisas do gênero...

Quando eu decidi me mudar a primeira coisa que me veio a mente foi alugar uma casa.
Depois de inúmeras visitas eu me deprimi de uma forma inacreditável.
É incrível, mas num universo de dezenas de casas, nenhuma me agradou.

Eu fui com o seguinte pensamento: "se eu for alugar, eu quero uma casa pronta para me mudar. Já que não vou ficar investindo na casa dos outros, essa casa deve ser minimamente decente".

Mas para a minha surpresa, não achei nada!!! chega a ser vergonhoso o padrão dos imóveis para locação no Brasil.
Apartamentos, por terem uma rotatividade maior, até se acha uns bem razoáveis. Mas casas....casas não!!!

Foi um festival de horrores, metade delas, precisava pintar de imediato, e isso corria por conta do inquilino.
Casas inteiras de carpete, fedendo mofo, fedendo cachorro, com forro de madeira, com vários azulejos quebrados na cozinha ou no banheiro, além do gosto duvidoso na arquitetura ou no que restava de decoração.


Vi como o povo brasileiro se sujeita a determinados padrões do mercado. Nem limpa estavam as casas. Puxa... será que nem a imobiliária tem interesse em pelo menos limpar a casa antes de mostrar a um pretenso locatário. Os corretores beiram ao analfabetismo funcional. Juro, teve ocasiões que eu tive pena do corretor. Acho que devido ao boom imobiliário, encheu o ramo com profissionais extremamente desqualificados. Perguntas do tipo quantos quartos tem? o chuveiro é a gás? qual a idade do imóvel? ficavam na sua maioria sem resposta. A quase totalidade nem sabe as obrigações legais da lei do inquilinato.

O pessoal quer alugar uma casa totalmente sucateada, caindo aos pedaços, e não quer nem dar uma demão de tinta na parede??

Mas o povo não tem muito para onde correr, tamanha é falta de respeito com o inquilino. E olha que eu estava olhando casas de aluguel com um valor expressivo.

As únicas que foram medianas, estavam com um valor muito alto para o meu padrão financeiro. Muito alto mesmo!

Bom, já que eu vou ter que reformar a casa inteira, resolvi comprar uma. Acabei fechando um excelente negócio, e estou muito satisfeito.

Mas com isso, provavelmente não vou conseguir mais aportar direito durante esse ano. Infelizmente essa foi uma escolha que eu fiz. Foi uma péssima hora, pois meus rendimentos estão caindo cada vez mais.

Não adianta eu querer me enganar, do ponto de vista financeiro, foi uma grade cagada. Mas foi a única solução, e não estou arrependido.... (ainda).

Preciso de um tempo para arrumar essa bagunça financeira que eu fiz. Por enquanto os investimentos estão bem no piloto automático.

No futuro após a venda do meu apartamento, entrará uma boa grana.




Vamos as contas....





Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês:


DIVIDENDOS DE ITUB3                           R$ 2,44
JUROS S/ CAPITAL  DE BBDC3             R$ 4,65
JUROS S/ CAPITAL  DE PSSA3             R$ 28,24
DIVIDENDOS DE PSSA3                         R$ 12,73
JUROS S/ CAPITAL  DE ETER3              R$ 26,56
DIVIDENDOS DE GRND3                         R$ 3,62
JUROS S/ CAPITAL  DE ETER3              R$ 28,27


Evolução anual dos dividendos

Jan 2016 = R$ 19,67
Fev 2016 = R$ 113,05
Mar 2016 = R$ 285,12
Abr 2016 = R$ 106,51







Conclusão do Patrimônio







Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês zero.


Renda fixa:  - Poupança I - R$  6.105,24
                      - Poupança II - R$ 18.915,72
                      - Fundo DI  - R$ 182.467,85  
                      Ativo Imobilizado II  - R$ 195.059,00                  
                      - LCA - R$ 285.810,81
                      Tesouro Direto  - R$ 417.873,28
                     

Renda Variável  -Ações - R$ 67.434,21



Total  R$ 1.173.666,11
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  0,35% 
Rentabilidade anual 2016 por sistema de cotas (ADP) =  2,5%


Crescimento do portfólio de:  -15,25 %  


Grande abraço a todos....

49 comentários:

  1. PC, apesar de, pela sua descrição, parecer uma bagunça esta história da casa, não dá pra dizer que tenha feito uma cagada. Do ponto de vista financeiro, só vai saber se foi um bom negócio daqui a uns 10 ou 20 anos, mas do ponto de vista de qualidade de vida é provável que comece a colher os frutos logo.
    Parabéns pela decisão e espero que seja muito feliz em sua nova moradia.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Caro E.I... obrigado pelas palavras...Foi um grande passo na minha vida, fiquei naturalmente em dúvida. Mas a cada dia que passa eu tenho a sensação de que tomei a decisão certa.
      Grande Abraço

      Excluir
  2. PC,

    Infelizmente, meu amigo, nós vivemos nesse grande depósito de lixo mais conhecido como Bostil. Você olha as casas dos EUA, por exemplo, e da até dó de comparar com as que existem por aqui...

    De toda forma, não desanime, continue sua caminhada e meus parabéns pela aquisição do imóvel próprio e por tudo que você conquistou até o momento!

    Assim como você, também sou caseiro, e não SUPORTO apartamentos, mesmo que eles tenham 1000 m2, visto que os mesmos são nada mais do que um "pedaço" do céu e não algo que é realmente seu, como uma casa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Verdade I.L, nos EUA o padrão é outro, realmente o brasileiro se sujeita a um mercado de terceiro mundo...

      A liberdade que se tem em uma casa é incomparável. As vezes as pessoas se acomodam com a vida de apartamento, mas não sabem o que estão deixando para trás.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Acho que fez uma boa escolha em comprar um imóvel maior...como falou que é um cara caseiro, acho que tem que gostar do ambiente.....fazemos economias justamente para poder realizar sonhos. abraço catarrento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Verdade Beto... abri mão de uma grande parte do meu patrimônio, mas já estou colhendo os frutos.
      Grande Abraço

      Excluir
  4. Catarro, você deve ter sentido o drama que é a questão dos imóveis.
    Imóveis em geral não valem o custam e isso já faz um bom tempo, e me refiro tanto ao valor deles, quanto aos valores dos aluguéis, quem que morar em um bom imóvel ou bom bairro (digo bom, mas sem luxos) tem que meter generosamente a mão no bolso.
    Você já tem um patrimônio considerável para os padrões brasileiros, agora imagine quem tem patrimônio bem menor e ganha salário lixoso. Ou seja a maioria da população.
    Imóveis são ao meu ver, os maiores entraves rumo a IF que uma pessoa pode ter, aluguel é caro, os preços muitas vezes praticamente impagáveis, o que resta são financiamentos semi eternos ou mais curtos com parcelas salgadas.
    Mas no Brasil tudo que tem uma mínima qualidade é caro ou as vezes é caro mesmo com qualidade duvidosa, caso dos imóveis, carros, eletrônicos e artigos de informática e até combustíveis e energia elétrica.
    Fazer o que, a nossa realidade é essa. Agradeça por ter condições de bancar um imóvel sem se endividar ou ter que abrir mão de outra coisa instantaneamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele certamente conhece as distorções do mercado brasileira pois constrói imóveis imponentes. Por isso acredito que fez uma boa compra, bem racional.

      Excluir
    2. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Caro Anom... vc tocou em temas delicados..

      Os imóveis estão muito caros para o padrão brasileiro, mas também o custo de produzi-los é altíssimo. Existem áreas com grandes distorções, mas no geral, existem imóveis com valor condizente com a área construída. O problema que o custo do metro quadrado construído está muito caro. Principalmente a mão de obra.
      E falta qualidade em todos os empreendimentos, os que têm qualidade, realmente tem um preço exorbitante.
      A moradia é uma grande armadilha para IF, eu concordo completamente. Existem pessoas que se escravizam por 35 anos de trabalho árduo, para apenas ter o direito de viver sob um teto digno. Isso é uma lástima, do ponto de vista humanitário.

      Grande Abraço..

      Digníssimo C.F, fui extremamente racional, e operei abaixo do meu padrão... Eu sempre faço tudo abaixo do meu padrão, e isso tem mantido um nível de serenidade em minhas escolhas.
      Realmente acredito que fiz um excelente negócio, comprei um ótimo imóvel, por um preço bem realista.
      Se colocasse para revender acho que daria para ganhar uns 30%...

      Grande Abraço

      Excluir
    3. Pois é Catarrento você resumiu bem a situação da moradia na sua resposta.
      Até não duvido de valores altos de mão de obra e do metro quadrado, mas num país onda a maioria das pessoas ganham até 2k, 2k e meio de salário, um aparteamento pequeno e simples, muitas vezes com acabamento sofrível como você mesmo citou custar em torno de 300k é um absurdo, isso só pra dar um exemplo.
      Como se as pessoas não tivessem outras despesas além da moradia. Mas fazer o que a realidade é essa.

      Excluir
  5. PC, vc não deduziu o valor da aquisição de seu novo imóvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Não, meu caro... acho que vc não entendeu. Os 20K foram do imposto de renda no ajuste anual. Na compra não incide imposto de ganho de capital, apenas na venda. Se eu tivesse vendido o meu apartamento e comprado a casa num prazo de 180 dias aí sim eu poderia deduzir alguma coisa.
      Grande Abraço

      Excluir
  6. Vai dar certo colega. Sua Carteira de Investimentos vai continuar a performar bem e sua casa nova vai ficar bonita. É tempo de você comemorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Valeu FCLivre... vc tem razão... não é hora de choramingar e sim de comemorar..
      Obrigado pelos votos
      Grande Abraço

      Excluir
  7. Espero, um dia, ter cacife para morar em casa. Não aguento mais pagar taxa condominial pra bancar porteiro que odeia a própria vida, a energia de condôminos que chamam dois elevadores para usar um só, o salário das faxineiras pra limpar a sujeira de gente que bota cachorro pra mijar nos corredores e coisas do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Me enxerguei" no seu comentário. Deixo aproximadamente R$ 550,00 por mês pra pagar essas merdas que vc mencionou.


      Zé 8uc3ta

      Excluir
    2. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Grande Seu Madruga... pagar condomínio é uma lástima. Uma conta fixa, de alto valor, e tempo infinito. Só de pensar em nunca mais pagar essa merda, já me emociona... Mesmo que eu tenha um custo de manutenção em casa, nunca chegará aos pés da taxa de condomínio que eu pagava.
      Além de que eu odiava os meu vizinhos.
      Grande Abraço

      Pagava isso também Zé..
      Grande Abraço

      Excluir
  8. PC, o pessoal tem razão. Você fez um ótimo negócio do ponto de vista da qualidade de vida. Outra coisa: caixão não tem gaveta. Não adianta juntar 5 milhões e depois ter um infarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Verdade anôm, eu sou um dos mais críticos do modo de vida "carpem", mas tem momentos que nós temos que comer algumas cenouras..
      Grande Abraço

      Excluir
  9. PC, desculpe, mas não entendi seu fechamento, ou seja, qual o valor do imóvel Que vc comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      O valor vou manter em sigilo por enquanto. Na vida real todo mundo sabe o quanto eu paguei.
      O valor descontado do meu patrimônio foi só a entrada, o resto foi financiado.
      Grande Abraço

      Excluir
  10. Parabéns pela compra. Você é bastante prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo... Sou extremamente prático. As vezes irrito os outros por que eu penso muito em termos práticos.
      Grande Abraço

      Excluir
  11. Grande PB, como os demais já citaram aqui, fez uma ótima escolha é uma excelente compra. Seu rendimento já é bom, comprar sem fazer dívida é para os fortes. Eu penso o seguinte, se for pra comprar pra ficar investindo, vc precisa buscar preço, localização e vários outros fatores mas se for pra comprar a SUA casa, fazer seu cantinho, preparar suas coisas, passar seu tempo e curtir se sentindo plenamente satisfeito, então não tem preço! Nos juntamos pra isso, pelo menos eu junto pra ter tudo o que me faz bem e não pra ostentar que tenho 5 milhões no banco ou que tenho 10 apartamentos por aí, quero ter minha casa com piscina, sauna, jardim, coisas pra passar tempo. Enfim, parabéns pela aquisição e agora, independente de aportes mensais, vc tem um hobby que todos os dias vai olhar pra ele e se sentir satisfeito. Eu gosto de carros e tenho um carro de luxo e toda vez q entro nele e pego a estrada eu sinto uma liberdade imensa e não me arrependo nadinha do dinheiro que gastei nele, ele é meu hobby, isso é o que interessa!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Valeu BPM, compactuo com tudo o que vc disse, nem tenho mais o que acrescentar. Dentro das possibilidades temos que sempre lembrar de viver e não apenas sobreviver.

      Grande Abraço

      Excluir
  12. Aproveito para deixar perguntas a todos os blogueiros e anônimos que queiram opinar:
    Com a provável confirmação do afastamento de Dilma, quais os investimentos devem se tornar atrativos?
    Teremos revisões na Selic? Como se comportará mercado financeiro?
    São perguntas que creio ser de interesse de todo o público da blogsfera de finanças e seria útil um post ou trocar ideias a respeito do tema.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Caro anom, não faço a mínima ideia...
      Como eu queria ter essas respostas...

      Grande Abraço

      Excluir
  13. Olá catarrento. Um dos meus maiores arrependimentos foi ter comprado meu apzinho e tê-lo quitado.
    Por outro lado é muito bom morar bem e ficar em paz, o preço disso é difícil de achar. Depois de ver a bolsa derreter ano passado e eu perder 16% do valor da minha carteira fiquei aliviado de ter meu imóvel próprio e de não pagar mais aluguel. O chato é com a renda fixa pagando 15% liquido ao ano o cara imobilizar dinheiro em imóvel sem ter retorno de fluxo de caixa pesa para alguns. Eu quero passar muitos anos sem ter que investir em imóveis.

    Se a sua casa não for dentro de condomínio fechado e for uma casa de rua eu lhe aconselharia a ter uns 2 bons cães de guarda dentro do terreno o tempo todo, pode ser pastor alemão ou Rotweiler, manda adestrar e fica tudo certo. Casa de rua sem cachorro no Brasil eu acho muito perigoso, vc estah colocando sua vida e a da sua família em perigo, cachorro dá despesa mas vale a pena. Os próprios ladrões dizem que evitam entrar em casa que tem cachorro e se vc tiver entrando com o carro eles também lhe protegem e até correm para a rua pra pegar os malas. Boa sorte na nova moradia e vai gastando com calma nos pequenos reparos e pinturas e móveis/decoração. Se o cara se empolgar muito gasta facinho uns 40k sem necessidade.

    Catarrento, lhe coloquei no meu blogroll. Seria legal se vc pudesse me adicionar no seu também. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Ter imóvel próprio realmente dá uma sensação muito grande de segurança... vc ter o seu cantinho e fazer tudo do seu jeito, também é muito bom...
      A casa é de rua, mas não sou tão encanado com segurança... vou otimizar com cercas elétricas, alarme, câmeras, etc...
      Meu sonho é ter um cachorro, mas ainda não dá... não tenho tempo de cuidar do bichinho...
      Grande Abraço

      Excluir
  14. Opa eu vi agora que já estava no roll. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Eu acompanhava este blog, mas venho percebendo que ele está falindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Infelizmente estava sem computador... desculpe-me lhe trazer ansiedade.

      Grande Abraço

      Excluir
  16. Você estará muito mais motivado a continuar poupando agora, estará confortável e feliz, agora começa a escalada outra vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Sim, vou retomar o crescimento algum dia... por ora vou curtir um pouco a vida e começar a amortizar as minhas dívidas.

      Grande Abraço

      Excluir
  17. Olá PC,

    Eu gosto de acompanhar seu blog por você ter alguns gostos parecidos com o meu.

    Eu sempre morei em casa, atualmente até gosto da praticidade de morar num apartamento menor, mas sinto faltar de ir para o quintal, poder ter um cachorro (o meu ficou na casa de meus pais), tomar um café sentado no quintal, ficar olhando o céu.

    Provavelmente, mais a frente (de 3 a 5 anos), serei obrigado a comprar uma casa, o que é até estranho, afinal, nós somos construtores e temos que comprar casas prontas.

    Diante do seu patrimônio atual, acredito que a queda será pequena, mesmo ficando sem aportes até o final do ano, e lembrando que você não esta jogando dinheiro fora, você apenas transferiu patrimônio líquido para patrimônio imobilizado.

    Se fosse no meu fechamento patrimonial, a casa seria contabilizada.

    Uma pergunta: Você já se casou, tem filhos? Pelo texto, parece que você mora sozinho, correto? Se sim, você pensa nisto?

    Eu pretendo ter filhos (2), se possível um casal, e quando eu tiver meu primeiro herdeiro vou comprar uma casa, apesar de gostar do meu apartamento atual.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo seu comentário lembrei de uma parte do livro "Homem Mais Rico da Babilônia" onde alguém diz que uma casa própria com pátio alegra o coração da esposa, que pode plantar suas flores e ervas. Isso é importante. Uma família é muito mais triste morando em uma caixa, sem contato com a terra ou a possibilidade de fazer um churrasco no pátio e olhar pro céu sem ser na diagonal.

      Excluir
    2. Nobre convidado, antes de iniciar a sua resposta, permita desculpar-me pela demora em responder. O meu computador estava sendo formatado.

      Grande VDC

      Cara, eu simplesmente adoro cachorro, queria muito comprar, mas não vou ter tempo de cuidar direito do bicho... Cachorro dá muito trabalho... Mas assim que eu puder não vou pensar duas vezes..

      Casa é uma maravilha, dá uma sensação maior de "vida". Vc tem contato com grama, com céu, com estrelas...A vida passa mais devagar...

      Procurei muito terreno para construir, mas os terrenos em bairros bons, são quase proibitivos. Eu paguei na casa, quase a mesma coisa que eu pagaria num terreno do mesmo tamanho, no mesmo bairro.

      Eu particularmente, não considero a casa própria como patrimônio, não tenho a intenção de vender, e ele não me rende nada... ,mas isso é uma visão pessoal.


      Não comento nada muito pessoal, por não ser o foco do blog, e para me manter no anonimato. Com família é imperativo morar num imóvel grande.

      Grande Abraço

      CF. - bela citação

      Grande Abraço

      Excluir
    3. Se for solteiro cuidado com as interesseiras e as vingativas. Blinde seu imóvel juridicamente.

      Um conhecido passou apuros em um namoro longo (união estável) com uma menina até boazinha em que a maldita queria metade do imóvel.

      Mas se deu mal, estava em nome da mãe e ele usufruía.

      Continue esperto parceiro! Abraços!

      Excluir
  18. Moro numa casa que eu mesmo construí, ampla, ventilada e não sinto nem um pouco de saudade do Ap. Parabéns, decisão difícil, mas vc deve ter ponderado bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma decisão muito pensada VDA, obrigado pela visita.
      Grande Abraço

      Excluir
  19. PC desde já parabéns pelo seu patrimônio!
    Eu costumo ter mais LCI/LCA do que tesouro direto.
    O que você acha mais vantagem, se você tivesse todo seu capital em mãos hoje, para alocar em diversas aplicações, como alocaria?
    Faria da mesma forma que tem hoje?
    Quais títulos e % alocado que você tem atualmente no tesouro direto?

    Pergunto isso, pois vendi um imóvel com valor expressivo, e estou pensando desde já aonde alocar esse valor.

    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em te responder meu amigo.
      Vamos lá.
      Eu necessito de liquidez, por isso estou muito concentrado em TD/ LFT. O meu estilo de investimento é muito ativo, buscando oportunidades reais de investimento, por isso preciso de liquidez, caso apareça alguma galinha morta.
      O único investimento com isso é o tesouro selic, e alguns CDB´s de liquidez diária.
      Ou LCI/LCA de grandes bancos, mas que não pagam bem.
      Eu não mudaria nada, só mudaria caso não necessitasse de tanta liquidez. Neste caso focaria em diversos títulos de prazos variáveis.
      Todo o meu dinheiro no TD está em LFT

      Obrigado e boa sorte na alocação.

      Grande Abraço

      Excluir
  20. Caro Catarro, boa noite!

    Primeiramente parabéns pela casa! É com certeza uma vitória na vida da pessoa ter o seu cantinho em terra para morar!

    Você financiou a casa?
    Não compensaria pagar a vista?
    Vai pagar em quanto tempo?

    Pergunto isso, pois estou decidindo entre alugar e comprar, e caso eu decida comprar, no final das contas não vale a pena financiar com as taxas de juros estuprando os bogas brasileiros... conta pra gente como vc tá fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu caro...

      1- Sim eu financiei, dei uma entrada e o resto eu financiei.
      2- No atual momento não. O juros do financiamento imobiliário é subsidiado. Para vc ter uma ideia está em torno de 10%, ou seja é praticamente a inflação e bem abaixo da taxa de juros. Por isso considero o financiamento imobiliário uma dívida boa (nas atuais circunstancias) Além de me deixar líquido e aproveitar oportunidade de mercado. Se eu pudesse faria mais financiamentos.
      3- 25 anos.E não vou amortizar, por considerar o financiamento barato.

      O juros do financiamento é muito barato. Se vc tem o dinheiro, aplique a taxa de juros selic e pague o financiamento com crédito. Financiamento imobiliário é barbada, fuja desse senso comum.

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Catarrento, tá aí algo que ainda estou analisando. Meu financiamento é de 90k restante hoje e a prestação tá em 1179 e diminuindo mês a mês, minha taxa de juros do financiamento é de 7,7% ao ano, alugo ele por 900 líquido. ainda estou analisando se quito, fico sem prestação, me descapitalizo em 90k e invisto o aluguel ou se mantenho os 90k investidos e com o valor do aluguel vou pagando as prestações.
      Vou escrever sobre isso ainda para que todos possam comentar.

      Excluir
    3. Legal, entendi... pensando por esse lado da inflação, e levando em conta que terá o dinheiro guardado rendendo mais do que os juros do financiamento, realmente faz sentido...

      Então entre comprar e alugar, compensa alugar, contanto que vc ache uma casa boa por um preço bom...
      Se for comprar, entre financiar e pagar a vista, compensa financiar, contanto que vc deixe seu dinheiro guardado rendendo mais do que os juros do financiamento e não gaste ele com outra coisa...
      Na sua visão, é esse o pensamento?

      Sobre o senso comum, acho que o senso comum é financiar, não é? Brasileiro adora gastar o dinheiro que não tem, rs...
      Eu tinha em mente morar de aluguel, juntar dinheiro e daqui uns anos pagar a vista, mas agora com esse seu comentário estou tendo uma visão diferente...

      Excluir
  21. Catarrento pq apagou alguns comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apaguei nenhum comentário... que estranho, vc postou alguma coisa que não apareceu?

      Excluir