quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fim do casamento.

Olá a todos...


Uma nota rápida:


Chega ao fim o meu casamento...., e com a mais cruel de todas as minhas parceiras sexuais: a Petrobrás.



Estou um pouco atônito ainda, para quem acompanha o meu blog sabe que eu iniciei os meus investimentos no fim dos anos 90.

E a petrobrás sempre fez parte dela... Nos finais dos anos 90, comecei a investir via fundos da antiga BB corretora,  naquele tempo eu me considerava um cara descolado, pois eu tinha ações (cotas)!!!

Falava de renda variável com um grupo de amigos...em um tempo em que só E.T's investiam em renda variável.

Sempre eram caras mais velhos, com esteriótipo de mega especuladores... Essa era a visão de quase todo mundo....não tinha essa história de internet rápida e homebroker, tudo era diferente...e eu não tinha acesso a muita informação.



E sempre se ouvia histórias de que, quem mexia com bolsa de valores, ou ficava muito rico ou quebrava e se matava enforcado....

Parecia que eu tinha um futuro magnífico pela frente, que eu seria muito rico e poderoso, e que iria enriquecer muito rápido..

Olhe como eu me sentia: rs.







Só que isso beirava o ridículo, pois eu tinha muito, mas muito pouco capital... eram "salários" de estágio e sobras do dinheiro que minha mãe me dava.

No início dos anos 2000, eu já tinha uma reservinha nesses fundos... e com o meu grupo de amigos, fundamos um clube de investimentos. A ideia era criar um clube de investimentos, que estava muito na moda naquela época.

Só que nós éramos uns fudidos, sem chance nenhuma de se meter numa roubada dessas, não tínhamos capital suficiente.
O clube de amigos, acabou virando um grupo de "investidores" , tipo um clube do bolinha, com reuniões nos domingos.

Mas eu realmente queria fazer parte de um clube de investimento, e fui atrás das quatro corretoras que existiam naquele tempo na minha cidade.

E vcs não vão acreditar!!!, eu coloquei um terno para dar aquela impressionada, huahuahua... sem o menor senso do ridículo.

Em apenas uma corretora deu certo, apenas nessa eu tinha capital para comprar uma cota do clube.

Quando entrei na sala eu fiquei maravilhado, a estrutura era muito legal, e se via uma sala com muitos computadores......e eu fui muito bem atendido...

Meio que atuando, eu dei a entender que eu iria fazer compras mensais, para que eles tivessem interesse em me associar...havia um limite de 300 associados por clube, portanto só interessava pessoas com grana.

Daí a corretora me falou:

   - tudo bem! vamos fazer as papeladas, e iniciar a sua adesão. Com quantas cotas o Sr, vai começar.

E eu, morrendo de vergonha, respondo;

   - ahh, vamos começar com uma cota, pra ir sentindo a evolução do clube.

Meu deus, que vergonha... eu tentando bancar o fodão e compro uma mísera cota.

Ela deu uma hesitada, e a seguir.. a atitude dela foi muito legal, nunca me esqueço... porque mesmo ela percebendo que eu era um zé ruela, ela foi extremamente profissional, e falou que era um prazer para a corretora ter um associado como eu.

A partir disso, eu comecei a receber em casa, os informes das decisões financeiras do clube, bem como avaliações das empresas, e dentro delas sem sombra de dúvidas estava a Petrobrás.

Participei de algumas reuniões na própria corretora, porque eram os associados que faziam as diretrizes para que o conselho gestor executasse.

Isso na teoria, porque na prática era o gestor que recomendava a carteira,..... e os associados só concordavam, como ovelhinhas sendo pastoradas.


Uns dois anos depois, eu percebi, que na verdade a gente pagava administração e éramos roubados nos detalhes, o patrimônio não evoluía... foi daí que eu aprendi a importância de se ter controle. E como o controle é um dos principais alicerces para a riqueza genuína. Escrevi sobre isso aqui.

Nisso surgiu o homebroker, ou melhor, acabou ficando acessível, e eu vendi todos os meus fundos de ações e cotas do clube e comecei a comprar ações diretamente pelo homebroker.

Não tinha erro, era só comprar Petro e Vale que vc ganhava dinheiro. Talvez os mais novos não tenham tanta noção disso, mas só se falava em bluechips, e como a Petro era uma monstruosa bluechip. Mas eu também comprava mais algumas outras ações, mas o grosso era Vale e Petro.

Saía em toda a imprensa especializada de como a petrobrás era o orgulho da nação. Capas e mais capas de revistas.


Eu não tinha muito capital, mas eu fui comprando nos meses que dava... e assim foram se passando os anos...


Em 2006/2007 eu já tinha uma boa graninha, e decidi liquidar toda a carteira para a compra do meu primeiro apartamento. Estava maravilhado com o rendimento da Petrobrás, e da renda variável como um todo.

Voltei a recomprar ações em 2007/2008, só que agora eu já estava estabilizado, com "casa" própria e voltei a fazer o mesmo, com a esperança do mesmo retorno...Também já achava que dominava o assunto renda variável, e já tinha iniciado uma dedicada planinha. Que, por sinal, eu uso até hoje.

Iniciei comprando Banco do Brasil e Vale.

E... Chumbo... crise de 2008.

Segundo a planilha eu re-iniciei as minhas compras em Petrobrás em set de 2008, por espantosos R$ 31,45 reais, ela já havia caído bastante decorrente da crise... e ainda tinha toda a história do descobrimento do pré -sal.
Os fundamentos eram muito, mas muito bons... era unanimidade.

Em junho de 2009, foi a minha última compra... totalizando as 310 ações que eu tinha até hoje, naquela época eu tinha decidido que o aumento da dívida foi muito galopante... e eu não iria comprar mais, enquanto ela não diminuísse a relação dívida/lucro... graças a deus eu pensei assim...senão meu tombo seria maior ainda.

De lá pra cá, seis anos depois, as coisas se deterioram muito, e começou muita desculpa esfarrapada... veja se isso soa familiar.

             -O lucro caiu, mas a empresa é cíclica.
             -O endividamento não preocupa porque é de longo prazo.
             -As dívidas são altas, mas ela está se capitalizando para a exploração da maior reserva de petróleo do mundo.
             -Pasadena foi um erro gerencial.
             -A corrupção não é endêmica.
             -Graça Foster não sabia de nada.
             -Os resultados só serão entregues depois de auditados. Isso é bom, dá confiança para os investidores.
            -Blá, blá, blá e etc...

Enfim, se arranja desculpa para tudo.

E hoje chegamos ao cerne da questão: O escândalo da corrupção exatamente no momento de baixa histórica do barril, e a descarada manipulação estatal.

Estou para vender Petro faz tempo, mas como sigo a linha de não girar patrimônio, acabo tendo uma certa dificuldade para me desfazer do ativo. (erro que tenho que tratar com um psicanalista)

E hoje não foi diferente, o balanço foi a gota d' água, mesmo sabendo que a empresa gera lucro, o endividamento me fez perceber que certamente existem empresas mais lucrativas nos próximos 5 a 10 anos. Mas não foi fácil não... eu confesso pra vcs.

Vender no prejuízo e numa baixa histórica é muito amargo.

Realmente não sei se fiz a coisa certa, porque a empresa pode muito bem dar a volta por cima, mas vou ficar atento nela, e se ela recuperar o VALOR, eu volto a cogitar a sua compra. Por ora , me sinto aliviado.

Como qualquer casamente que acaba, a gente sempre guarda uma foto da "vagabunda" na gaveta... ficou portanto a fração de 10 ações em minha carteira, para eu sempre me lembrar de que não se deve demorar muito para se divorciar.

Segue as estatísticas:

Preço Médio de 2008 a 2009    R$ 30,91  total de 310 ações no valor de R$ 9.582,10

Venda de 300 ações no valor de R$ 12,09 total de R$ 3.627,00

Dividendos gerados no período. R$ 1.611,79.

Perda no valor das ações (sem contar dividendos) R$ -5.834,20  ou   - 60,88%.

Perda no valor do ativo (contando os dividendos) R$- 4.222,41  ou   - 55,93%.

Só para ter uma ideia, de qual foi a minha perda real, contando o custo de oportunidade. Afinal de contas o investimento ficou parado por no mínimo 6 anos.
Supondo que eu tivesse investido esse valor em CDI, de acordo com as datas de compras, pelo sistema de cotas.

Eu teria cerca de R$ 16.323,39.


Assustador não é mesmo. Olhe o quanto eu perdi fazendo uma escolha errada.

Eu teria R$ 16.323,39, mas fiquei com R$ 5.359,69 (venda+dividendos+sobra das ações)

Prejuízo real de R$ - 10.966,70  ou  - 67,17%


Impressionante.... fico imaginando quanto esforço e tempo que eu vou precisar para recuperar esse capital. Muito trabalho mesmo...


Notem como o custo de oportunidade não perdoa, e quanto maior o tempo, mais cruel ele se torna.


É isso aí...

Vamos em frente.


Grande Abraço a todos.








46 comentários:

  1. O reinvestimento dos dividendos precisa entrar na conta, pra ficar redonda. O que foi feito? Quanto rendeu? Vai diminuir um pouco o prejuízo (ou não, vai saber)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu Caro, não coloquei aonde foi reinvestido os dividendos para não tornar o cálculo muito complexo... Porque cada parcial deveria ser calculada individualmente. Mas te digo, sem sombra de dúvidas, houve perda desses dividendos porque eles foram reinvestidos basicamente em eletropaulo, BB, vale, ... todas tiveram perdas financeiras. Ou seja a minha perda foi maior que eu calculei inicialmente. Mas serve para ilustrar a estimativa de perda.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. "Como qualquer casamento que acaba, a gente sempre guarda uma foto da vagabunda na gaveta" kkkkkkkkkk rachei com essa frase catarro, píor que é verdade. uhauahuhss
    Com relação a petrobras é como diz o ditado: "A males que vem para bem" Siga em frente soldado catarro e vamo que vamo!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk

      Grande Mestre, é verdade... foi duro tomar essa decisão agora, mas pode ser que no futuro o custo de oportunidade seja muito pior...

      Grande Abraço e seja sempre muito bem vindo..

      Excluir
  3. Nessa separação, nota-se que a senhora ficou com mais da metade dos bens. Sobre comprar novamente, eu recomendo as opiniões do pobreta sobre o sujeito que se separa e quer casar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk...Como sempre Trader... elas sempre tiram metade do que é nosso.

      Sobre o novo casamento, ela vai ter que ficar muito, mas muito gostosa pra eu cogitar essa ideia. Vai ter que gastar metade do patrimônio líquido só com lipoaspiração. ...E eu vou ter que estar extremamente bêbado. rs.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Curti a história de amor, pena que terminou dessa maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu seu Madruga, é quase uma história de vida, rs.

      Mas vamos em frente..

      Grande abraço e seja sempre muito bem vindo

      Excluir
    2. Valeu, meu caro, adicionei seu blog pra acompanhar sua trajetória.

      Excluir
  5. Igual a casamento mesmo o homem sempre fica no preju, do que sobra são lembranças boas da época que o sexo era gostoso e satisfatório, a tristeza e que se um dia ela arreganhar as pernas pra vc de novo, vc vai lembrar como um dia foi gostoso e vai querer desfrutar de novo das suas entranhas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Disse umas verdades meu caro anon...

      É difícil controlar a libido financeira, rs

      Grande Abraço

      Excluir
  6. Ótimo post catarrento Vc devia postar mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me falta tempo e ânimo, meu amigo... Vou tentar me motivar e produzir mais..

      Fico muito feliz que vc tenha gostado.

      Grande Abraço

      Excluir
  7. to rindo até agora foto da vagaba na gaveta kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, mas não é verdade?... quando a mulher é gata e a foda era boa, a gente sempre guarda uma fotinha... para lembranças futuras, rs.

      Grande Abraço

      Excluir
  8. Que susto Catarrento! Quando li o título fiquei bem assustado, pois achei que você tivesse terminando um casamento de verdade... ainda bem que foi com a Petro, se fosse com uma mulher seu prejuízo seria bem maior.
    Comecei a me interessar por investimentos há uns 05 anos atrás e de lá pra cá tenho lido muita coisa, e chego a uma conclusão (superficial, mas ainda sim a minha conclusão), os melhores investimentos acontecem através do empreendedorismo, mesmo muita gente reclamando da carga tributária, da inflação, de tudo e de todos... Com o negócio próprio você tem: controle, conhecimento mais específico sobre o mercado de atuação, tem a rentabilidade do negócio sempre a mão, sabe a REAL situação da empresa e não há especulações. E pra ter uma renda passiva o investimento em renda fixa é muito mais atrativo e seguro que a variável.
    Abraço,
    Chimpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chimpa..

      Eu não tenho dúvidas disso... Dê uma olhada no post que está linkado no texto, nesse post eu falo exatamente sobre isso.
      Pra essa renda passiva que vc citou, eu mentalizo um portfólio com RF, RV e imóveis, todos esses com a finalidade de poupança mesmo, sem a intenção de que esses sejam os investimentos da minha vida. Que com esses investimentos eu ficarei milionário, são apenas reservas de capitais. Já que manter o dinheiro em sua totalidade em investimentos reais, vai contra a gestão de riscos.
      Vou tentar fazer um post sobre a velocidade do dinheiro.

      Grande Abraço e seja muitíssimo bem vindo.

      Excluir
  9. O meu comentário saiu no lugar errado, ficou parecendo outra coisa...

    É isso aí, bola pra frente. Não temos que ter afeto por empresas, e sim pelas pessoas. Grande lição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre uma enorme honra tê-lo por aqui, nobre D.H.

      Sim, vamos em frente, e assimilamos a lição do Sr. Mercado.

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Pobre de ti!
    Realizar prejuízo é sempre muito ruim.
    Eu já fui pego fortemente por Eletropaulo, onde o namoro foi perfeito com muitos dividendos mas a coisa foi ficando tensa e eu procurando outras empresas pra investir.
    Achei a sua analise sincera quanto aos numeros, não adianta mascarar se não deu certo, não deu né?!
    As vezes dá a impressão que a gente nunca aprende com estas mancadas, mas não é verdade, a evolução é notada a cada empresa analizada e compra feita.
    Boa sorte nas proximas compras!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.n.M.

      Obrigado pelas palavras..

      Não vejo problemas em ser completamente sincero, com os meus investimentos. A ideia do blog é exatamente essa, não vejo sentido em mascarar dados ou se enganar sobre os meus investimentos. Tento passar para os outros algumas lições que eu aprendi, para que essas pessoas ponderem e tomem suas próprias decisões. Se eu não admitisse os erros, esse blog não ajudaria ninguém, e provavelmente até poderia prejudicar um investidor.
      Vejo blogs onde há muito Ego envolvido, as vezes isso faz parte da própria personalidade da pessoa. São pessoas com muito instinto de competitividade. Mas ficar defendendo algo que não é lógico é uma completa perda de tempo...
      Pra ser sincero as minhas escolhas na renda variável foram muito poucas acertadas.
      E humildemente eu continuo em frente...

      Grande Abraço e seja muito bem vindo nesse espaço..

      Excluir
  11. Pobre, nos investimentos não devemos ter amor por nada. Se a empresa ficou ruim é aceitar o prejuizo, como vc fez e partir pra outa. Bolsa é assim mesmo, bola pra frente.

    www.mrdividendos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Mr., quanto menos emoção melhor.... na prática é muito difícil ter esse grau de desprendimento... é algo que sempre tenho que aprimorar...

      Grande Abraço

      Excluir
  12. Sinto muito pelo ocorrido. Cada vez mais temos que deixar de lado histórias de 20, 30 anos atrás que se comprava um papel e iria reaplicando os dividendos pra depois se tornar milionário sem muito esforço e conhecimento. Sinto que cada vez mais será difícil e se tratando de seres humanos como "cuidador" de empresas, todos estão sujeitos a ganhos e percas de patrimônio.

    Sobre a Petro, no clube de investimento que possuo (talvez seja até parecido com o seu rs) comprei ações a R$9,00 e só venderei caso ultrapassarem R$15,4... e retornarei a comprar caso volte na casa dos R$9,... que acho bem provável até o final do ano.

    Infelizmente tudo tem seus altos e baixos. Realmente você perdeu, mas vale a lição de ficar sempre de olho independente da empresa.

    MONEY NEVER SLEEPS

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.I.

      Atualmente está muito complicado mesmo... mas acredito que logo, logo vem outra euforia... daí todo mundo vira Expert em ações...depois virá outra crise... e todo mundo vai pro buraco.. e assim seguimos a vida.

      O mais importante é aprender com os erros mesmo...

      Sobre trader eu realmente não manjo nada... e toda vez que eu tento fazer , acontece tudo ao contrário... é impressionante o meu nível de incopetencia (para alguns azar) , rs.

      Grande Abraço

      Excluir
  13. Agora que você tem um capital bom investido aqui, porque não reserva um dinheiro para ir comprando ações de outros mercados, como dos USA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eu não tenho conhecimentofinanceiro para isso, hahaha , gostou do trocadilho infame, meu caro?

      Bem na verdade, não tenho mesmo conhecimento para isso, já li bastante sobre o assunto, mas imagina acompanhar prospectos de empresas em inglês... o trabalho que isso daria? Toda legislação, tributação, espólio no caso de eu morrer? eu mal consigo acompanhar as empresas brasileiras, acredito que iria aumentar demasiadamente o nível de complexidade da minha vida, que por sua vez já é complexa.

      Também não acredito que eu tenha um patrimônio que realmente justificasse essa incursão....E infelizmente eu não gosto tanto assim de renda variável, prefiro empreender...

      Mas já pensei no assunto, a sua ideia é válida, mas pra mim ainda está distante.

      Até tenho vontade de um dia quem sabe, poder proteger melhor o meu dinheiro pelo primeiro mundo.

      Grande Abraço.

      Excluir
  14. Meu amigo PC,

    Você tomou a decisão acertada. Coloca uma pedra nesse prejuízo e bola para frente. Não vale a pena ser sócio de uma empresa comandada por bandidos enquanto temos várias empresas boas na Bolsa. A Grendene mesmo divulgou um ótimo balanço ontem. Você chegou a ver? Boa administração é tudo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.L

      Fiz esse post pensando em vc, rs.... sei como vc detesta as estatais.
      Demorei demais para tomar essa decisão, e espero realmente que seja acertada, vamos descobrir no futuro... eu tenho que aprender a seguir melhor os meu critérios de saída, ser mais ligeiro...

      Nem me fale de Grendene, eu praticamente nunca faço trade, sou muito buy & hold,... tanto é, que até tive muita dificuldade de me desfazer do lixo que virou a petrobrás.... mas como eu sou um gênio eu resolvi me arriscar um pouco mais e vendi grendene e porto seguro, após a subida forte do mês passado, porém foi na empolgação sem nenhuma estratégia definida. Resultado - elas subiram mais. rs.
      Trade não é para mim, eu sempre soube disso, não sei o que me deu na cabeça?

      Pode até ser que elas recuem e cheguem no meu preço alvo, mas e se não chegar? eu vou ficar de fora de 2 empresas que eu gosto muito... esse risco definitivamente não vale a pena.

      Vamos tropeçando mas em frente...

      Grande Abraço

      Excluir
  15. Catarrento também tenho muita dificuldade em sair de investimento ruim.....tenho um fundo da Petrobrás, o prejuízo está maior que o seu, pois nem dividendos recebi......parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Beto... essa é uma situação muito complicada na cabeça do investidor mesmo... aceitar o erro, ou incorrer em outro erro.

      Por um lado, ter saído desse ativo me tirou um peso das costas...

      Mas como o Mercado vai querer dar mais uma lição de humildade pra mim, provavelmente a Petro vai foguetear nos próximos meses. rs.

      Impressionante a minha capacidade de errar o timing, rs.

      Grande Abraço

      Excluir
  16. PC,

    Deve ter sido uma decisão muito difícil, imagino..
    Mas tem mesmo muita empresa boa na bolsa, empresas que visam unicamente lucro, que é o que importa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu amigo... haverá outras oportunidades, e outras perdas também...A petro era uma máquina de lucros, mas as coisas mudam... tem que estar atento, e ter atitude.

      Vamos em frente

      Grande Abraço

      Excluir
  17. "Não tinha erro, era só comprar Petro e Vale que vc ganhava dinheiro. Talvez os mais novos não tenham tanta noção disso, mas só se falava em bluechips, e como a Petro era uma monstruosa bluechip. Mas eu também comprava mais algumas outras ações, mas o grosso era Vale e Petro."

    Bom pra não esquecer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade, Dimarcinho...

      Aprendi uma valiosa lição, e haverá inúmeras outras...

      Grande Abraço

      Excluir
  18. Pobre, uma pena o que fizeram com a Petrobrás.
    Em maio de 2008 tive a infeliz ideia de aplicar 20.000,00 num fundo de investimento de ações da Petro. A ideia era especular mesmo, ficar por um mês, ter uma alta de uns 10% (ingenuidade) e voltar com o dinheiro pra poupança.
    Foi a pior época e a pior decisão que podia ter tomado. Hoje resta uns 9.500,00 e já esteve pior...
    Das desculpas esfarrapadas que você mencionou, só faltou a novela do anuncio de aumento de combustíveis que foi adiado N vezes...
    E que atuação foi aquela na corretora? Mereceu um Oscar...kkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela contribuição meu caro...

      E quem em 2008, era louco suficiente para dizer que vc estava errado!?

      Vc investiu numa empresa que era unanimidade por todos...Imagina alguém projetando naquela época, o que aconteceu com a Petro dos dias de hoje...

      Acho que essa pessoa ia direto pro hospício... é mesma coisa alguém dizer hoje, que a cielo vai derreter os seus lucros, se endividar e que é uma péssima aposta para os próximos anos.

      Mas sem dúvida, um dos meus maiores erros foi não ter diversificado suficientemente, por acreditar no histórico da Vale e da Petrobras.

      A manipulação do preço do combustível é algo enojante. Só por essa interferência estatal eu deveria ter pulado fora antes. rs.

      A atuação na corretora ganharia sem dúvida um oscar, foi a comédia mais pastelão que eu já vivenciei.

      Grande Abraço e força pra vc..

      Excluir
  19. PC,

    Considere como investimento em aprendizado ... faz parte do jogo

    Eu me desfiz também no começo do ano.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu E.I.

      Sua presença sempre enobrece esse blog...

      Foram várias aulas particulares...que venham as outras

      Grande Abraço

      Excluir
  20. Porra PC, vai trabalhar uma semana praq recuperar esses 10k vai, não fode.

    EU pra recuperar 10k em aportes, segundo o ritimo atual de zero, já que mal saobra pra comer, demoraria o infinito. kkkk

    Advolixo sofredor.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz Advolixo sofredor, acho que minha fase de aportes monstros tá chegando ao fim... até porque eu já não consigo mais manter esse ritmo alucinante de trabalho...

      A tua hora de ganhar dinheiro , vai chegar ... fique certo disso..

      Grande Abraço

      Excluir
  21. Pessoal tira uma duvida qdo vcs vão investir em algo não fazem um estudo em livros internet fontes confiáveis não ?!?!? Kara vai ler axiomas de Zurique básico do basico em mercado de especulação e mano ações e para especular compra na baixa e vende na alta e tchau q mané casamento porra nego q compra ações pensando em dividendos só se ferra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certo juliano... é só comprar na baixa e vender na alta. Eu não sei qual é o problema de quase todos os investidores individuais.
      É só seguir isso que vc falou...
      Não tem erro.

      Grande Abraço

      Excluir
    2. Será que ele se ligou? KKKKKKK

      Excluir
  22. Nesse caso,na minha humilde opinião,você perdeu o time pra separar. Quem vendeu em meados de 2002/2003 se deu bem.. Mesma coisa OGX,conheço pessoas que conseguiram 50% bruto,as vezes o fator sorte fala mais alto.

    ResponderExcluir