sábado, 1 de fevereiro de 2014

Atualização Janeiro 2014

Olá a todos...

Esse mês foi foda... poupei muito e consegui um excelente aporte, mas me ferrei no âmbito geral... algo decepcionante mesmo...

Mas o que é mais decepcionante, é fato de que, na minha opinião, há excelentes ativos, por preços ótimos no mercado...Tanto na renda variável (ações), como no tesouro direto (títulos públicos), mas não posso sair loucamente às compras, porque tenho que ficar quase que totalmente líquido, pois irei usar esse dinheiro em breve para um investimento empreendedor que estou planejando....

É uma pena mesmo, parece que está todo mundo se divertindo, e eu não posso descer para o parquinho...

Mas estou com uma expectativa muito positiva com relação a esse meu negócio... Irei me alavancar de uma forma expressiva...espero muito que dê tudo certo...


                                   Blogueiros curtindo o parquinho




Meu aporte foi monstro, e totalizou R$ 30.554,55....não ganhei nenhum dividendos nesse mês, só entrou o aluguel da eletropaulo no valor de R$ 44,05.

O ideal era não comprar nada, e guardar tudo na poupança...porque preciso levantar capital de forma alucinada...mas acabei não resistindo e comprei alguns ativos....

Comprei NTNB 35 , eu estava no deságio fodástico com esses títulos, como os títulos começaram a chegar a 7% + IPCA, perto da minha taxa de entrada, acabei comprando o valor de R$ 3.584,10 nesses títulos...

O que aconteceu??? A taxa ultrapassou os 7 % , e até nessa última compra eu estou em deságio... mas não dá nada, acho a taxa boa.... uma das maiores taxas reais do mundo, em títulos soberanos..

O pior é os NTNB35 com taxa de 4% que eu tenho, e que vou ter que esperar até a próxima baixa na taxa de juros, para poder vender... quando vai acontecer, só Deus sabe...


No mercado acionário, fiz apenas duas compras:

BBAS3   - 35 ações
CMIG3     - 100 ações

O Total dessas compras foi de R$ 2200,47...

Comprei BBAS a mais ou menos R$ 23 reais, e CMIG a R$ 13 e pouco.....

São excelentes empresas, na minha opinião, e estão com preços ótimos...

O que aconteceu depois disso??? As cotações caíram ainda mais....!!!

A vida é assim mesmo.... o mercado é desse jeito. Mas fiquei feliz com os preços.... e se eu pudesse investiria grande parte do meu patrimônio em ações, no atual momento...

Segurei as lombrigas, e não fiz mas nenhuma compra, sobrou um total de R$ 24.769,98....

Esse valor foi direto para a Poupança...(infelizmente é o jeito)..

O valor que eu ganhei com o aluguel da eletropaulo no total de R$ 44,05, ficou na conta corrente da corretora..

Como eu disse em um post anterior... Dinheiro na conta corrente, a minha reserva de emergência, meu bens imobiliários e a minha carteira de seguros não farão parte do meu patrimônio...




RENDA FIXA

Portanto na minha carteira para meu novo projeto, citado acima; eu tenho R$ 205.212,11  investidos 100% em poupança.....


Aporte Retirada Total
dez/13 R$ 20.000,00 R$ 179.462,85
jan/14 R$ 24.769,98 R$ 205.212,11
fev/14
mar/14
abr/14
mai/14
jun/14
jul/14
ago/14
set/14
out/14
nov/14
dez/14


                                                         



Os meus títulos públicos ficaram assim:






origembruto
NTNB Principal 1505154,000,000,000,004,005.210,368.850,68





NTNB Principal 1508248,800,000,000,008,806.439,2010.187,40






Total11.649,5619.038,08



158.525,36     105.469,32





origem
bruto





NTNB Principal 150535
176,50
0,00
0,00
0,00
182,50
162.109,46
99.553,75







Total
162.109,46
99.553,75

Total Tesouro direto -   R$ 118.591,83

Uma rentabilidade pelo sistema de cotas de  -7,75 % no Mês.

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/13 R$ 124.973,31
jan/14 R$ 3.584,10 R$ 118.591,83 -7,75%
fev/14
mar/14
abr/14
mai/14
jun/14
jul/14
ago/14
set/14
out/14
nov/14
dez/14




RENDA VARIÁVEL


Em Renda Variável realizei apenas as compras que eu citei  (BBSA, e CMIG) e estou com as seguintes ações:

BBAS3     158
CIEL3          9
CMIG3     126
CMIG4        7
ELPL4      623
ETER3        55
EZTC3        17
PETR4      310
VALE5     809


Total de R$ 40.920,39 + R$ 44,05 (aluguel ELPL) = R$ 40.964,44

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/13 R$ 42.615,17
jan/14 R$ 2.200,47 R$ 40.964,44 -8,59%
fev/14
mar/14
abr/14
mai/14
jun/14
jul/14
ago/14
set/14
out/14
nov/14
dez/14





Conclusão do Patrimônio



Portanto meu patrimônio é o seguinte:

Renda fixa:  - Poupança - R$ 205.212,11
                      - Tesouro direto - R$ 118.591,83   

Renda Variável  R$ 40.964,44 

Total  R$ 364.768,38       

Rentabilidade geral por sistema de cotas = -3,4% ( por incrível que pareça a poupança salvou um pouco a rentabilidade no âmbito geral)


Crescimento do portfólio de:  + 5,10 %


Grande abraço a todos, vamos ver se no próximo mês teremos rentabilidades melhores....

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi um aporte monstro pobreta..., apenas sobrevivi em janeiro...sem nenhum lazer, trabalhei feito um cachorro, e por isso mesmo não deu tempo de nada...e também deixei para pagar as contas em fevereiro...
      Também recebi um empréstimo em que eu era credor, tenho mais uma para receber em fevereiro (última parcela)...
      Até eu fiquei surpreso... acho que foi o maior aporte da minha vida...
      O pior é ter que destinar quase tudo para a poupança...
      Grande abraço

      Excluir
  2. Hmmm nao tem nada de catarrento na rentabilidade... show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo... por incrível que pareça eu acabei sendo protegido pela poupança...
      Grande abraço

      Excluir
  3. To com o pobreta, de onde veio tanto aporte? Antecipou as cotas de tv igual ao palmeiras? Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe... não foi isso não...quem me dera..rs
      Foi o resultado de uns empréstimos que eu tinha feito no passado, além de muito, mas muito trabalho mesmo...devo ter envelhecido uns 10 anos nesse mês...
      Seja sempre bem vindo...
      Grande abraço

      Excluir
  4. Ranking de Lucros com -R$ 11.799,75

    ResponderExcluir
  5. PC, que aporte monstrão cara! Vc ta sem empresa no momento né? E vc não tem profissão neh, vc é empres~´ario? Explica aí qual foi a correria que vc fez esse mes, comprou e revendeu algo? organizou festas? o que foi? dá uma dica aí para nóis levantar uma grana tbm tio! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon.... tenho profissão sim... a minha correria foi com aumento de trabalho... mas esse foi um mês atípico, recebi a penúltima parcela de um empréstimo que eu tinha fornecido, e joguei as minhas contas para fevereiro...
      Eu também queria essa dica.. hehehe
      Grande abraço

      Excluir
  6. Foi bem PC, a coisa poderia ter sido bem pior, ainda bem que tem uma carteira mais conservadora.
    Parabés pelo aporte e pela carteira.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Valeu E.I... é verdade, o ibovespa despencou, e no TD estou cada vez mais no deságio...
    A poupança deu uma salvada....Menos mal né!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Aporte sensacional, meu caro. O 1º lugar no ranque do pobreta o aguarda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande O Idiota, uma enorme honra tê-lo por aqui...
      Quando perguntaram para o Eike Batista, se ele seria o homem mais rico do mundo..(na época ele era o oitavo)..ele disse:
      - só não sei se eu ultrapasso o Carlos Slim (primeiro lugar) pela direita ou pela esquerda...
      Deu no que deu...portanto vou continuar bem na minha... pra não dar azar.. hehehe

      Grande abraço e seja sempre bem vindo...

      Excluir
    2. O principal é alcançar a quantia que vc quer. Nao importa se estiveres em 5º em 10º ou 20º. Classificação não mudará em nada a tua qualidade de vida.

      Excluir
  9. Catarrento, poderia me fornecer uma informação para um estudo que estou fazendo na blogsfera? quanto pretende aportar por mês (na média) este ano?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida Uorrem, eu não faço nem ideia, pois eu não separo antecipadamente... o que sobro eu invisto...
      Sei lá .... eu acho que mais que 8K sobra...Agora que eu estou me capitalizando eu estou guardando bastante...
      Grande abraço

      Excluir
  10. Estreando e já humilhando no ranking do Pobretão. Parabéns Pobre Catarrento!
    PC, o que vc acha sobre previdência privada?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto muito dessa opção Cabrolio... acredito que vc mesmo possa fazer a sua própria previdência...
      Incide muitas taxas... carregamento, administração, IR, etc.. essas taxas corroí a sua rentabilidade no longo prazo...
      Vale para quem é muito indisciplinado...ou em casos muito específicos...
      Grande abraço e valeu pelo apoio..

      Excluir
  11. Fala grande PC! Seguinte, o Pobretão escreveu um post sobre ter um Camaro. Queria que vc opinasse lá pq vc sabe uns paranauê a mais sobre carros.
    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Valeu Cabrolio, vou postar sim.... grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário lá no Pobretão.
      É muito interessante e peculiar seu jeito de pensar. Te conto, que até hoje estou com não uma pulga, mas um carrapato-estrela gigante atrás da orelha com seu post do seguro do carro. Post excelente! (E não, ainda não tenho uma opinião a respeito. E sim, continuo fazendo a porra do seguro! rs)
      Abs PC!

      Excluir
  13. Aporte monstro mesmo. O meu aporte de 16 mil mês de Fevereiro já me pareceu maravilhoso. Imagina esse teu.
    Parabéns!
    http://simpleseprospero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu SP, foi as custas de muito esforço..Seu aporte foi monstro também... grande abraço...

      Excluir