segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Janeiro 2016

Olá a todos...


Esse mês, o fechamento vai ser bem rápido...

Eu estou completamente de férias do assunto finanças, resolvi dar uma relaxada nisso, e praticamente deixei tudo no piloto automático.

Depois de falar que eu ia dar um tempo em renda variável, a única coisa que eu fiz, foi transferir R$ 10.000 para a corretora, para compra de ações.

Coerência zero.

Vi que tinha dado uma queda violenta, e resolvi comprar mais algumas ações na tentativa de rebalancear a carteira.

O valor da venda do empreendimento I, ainda está bloqueada parcialmente. Nem fiquei entrando nas subcontas para ver o rendimento, por isso coloquei o mesmo valor do mês passado.

O empreendimento II está parado, estou tomando um pouco de fôlego.

O meu marasmo está tanto, que eu ainda não destinei o valor que eu tenho em conta corrente, mesmo ele rendendo CDB, eu preciso destinar para uma aplicação melhor...

Essa alienação financeira é normal para mim. eu tenho essas fases que eu preciso de um pouco de descanso mental, eu penso tanto em dinheiro e em I.F, que acho que é até saudável dar uma desencanada em vez de quando.


Bom é isso, vamos ao fechamento.





Vamos as contas de Janeiro.




O meu aporte foi de R$ 15.000. Dividido em R$ 10.000 reais que foi para corretora para compra de ações, e 5 k que ficou em caixa, juntamente com os 45 K do mês passado.



Em renda variável, com o dinheiro do aporte eu comprei as ações BBDC3, PSSA3, CMIG3, VALE5, ELPL4






Recebi os seguintes dividendos e JCP neste mês:


DIVIDENDOS DE ITUB3                           R$ 0,94
JUROS S/ CAPITAL  DE BBDC3             R$ 3,91
JUROS S/ CAPITAL  DE TOTS3              R$ 14,82




Evolução anual dos dividendos

Jan 2016 = R$ 19,67






Esses dividendos foram somados ao caixa das ações.





Como eu disse em um post anterior.. a minha reserva de emergência, meu bens imobiliários e a minha carteira de seguros não farão parte do meu patrimônio...




RENDA FIXA

Eu tenho na poupança, R$ 5.982,71 ,  esse valor será destinado a pequenos reparos e demandas do empreendimento I

Aporte Retirada Total
dez/15 R$ 5.943,02
jan/16 R$ 5.982,71
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16

Aproveitei e já fiz uma segunda poupança para o início do empreendimento II, no qual eu tenho R$ 18.550,02.

Aporte Retirada Total
dez/15 R$ 18.419,77
jan/16 R$ 18.550,02
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16


Em LCA/LCI/ CDB,  agora eu tenho R$ 82.156,51.


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/15 R$ 81.228,71 1,04%
jan/16 R$ 82.156,51 1,14%
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16


Mais o valor do empreendimento I no total de R$ 911.000,00. Esse valor ainda está parcialmente bloqueado pela CEF, mas está incidindo juros.


Aporte Retirada Total
dez/15 R$ 150.366,57 R$ 911.000,00
jan/16
R$ 911.000,00
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16


Mais o ativo imobilizado II, no total de R$ 194.239,00


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/15 R$ 194.239,00
jan/16   R$ 194.239,00  
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16




Outra coisa que sempre me perguntam, é sobre o ativo imobilizado...

Nos meus post's anteriores eu expliquei um pouco sobre isso....Basicamente é o valor requerido no meu mais novo empreendimento, esse valor é um ativo porém só vai dar renda após as vendas de minhas participações, portanto é uma ativo que fica imobilizado a curto prazo.. 






Com os títulos públicos, não comprei nada. Estou com R$ 45.672,18.


Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/15 R$ 45.193,89 1,17%
jan/16 R$ 45.672,18 1,06%
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16




RENDA VARIÁVEL 


Estou com as seguintes ações:

BBAS3
BBDC3      
TOTS3
CIEL3
CMIG3
CMIG4
ELPL4
ETER3
EZTC3
GRND3
ITUB3
KEPL3
OGXP3
PETR4
PSSA3
VALE5
CAIXA









Total de R$ 52.657,16.    
rentabilidade mensal de -5,32%

Aporte Retirada Total Rent.p/cotas
dez/15 R$ 45.617,27 -2,88%
jan/16 R$ 10.000,00 R$ 52.657,16 -5,32%
fev/16
mar/16
abr/16
mai/16
jun/16
jul/16
ago/16
set/16
out/16
nov/16
dez/16



Conclusão do Patrimônio








Portanto meu patrimônio é o seguinte:
Aporte do mês R$ 15.000,00


Renda fixa:  - Poupança I - R$  5.982,71
                      - Poupança II - R$ 18.550,02
                      - Venda empreendimento I  - R$ 911.000,00  
                      Ativo Imobilizado II  - R$ 194.239,00                  
                      - LCA - R$ 82.156,51
                      Tesouro Direto  - R$ 45.672,18
                      Caixa  - R$ 50.000

Renda Variável  -Ações - R$ 52.657,16



Total  R$ 1.360.257,58
       

Rentabilidade mensal por sistema de cotas =  -0,10% 
Rentabilidade anual 2015 por sistema de cotas (ADP) =  -0,10%


Crescimento do portfólio de:  +1,0 %  

















Grande abraço a todos....

37 comentários:

  1. Quanto VC aprovisiona para um novo empreendimento e faz todo a vista?

    Qual é o tempo médio para conclusão e o retorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDA

      Eu estimo que o próximo empreendimento, terá um custo total de 700 k. Eu prefiro reservar todo o valor a vista e ir resgatando conforme o necessário.
      Não gosto mais de construir alavancando, fazendo empréstimos ou contando com o dinheiro do salário. Já tive que fazer isso, mas hoje, gosto de ter um pouco mais de controle do risco.

      O tempo necessário, depende da obra... Casas simples eu demoro uns 6 a 8 meses de construção e 1 ano para retorno.
      Prédios eu demoro uns 8 a 10 meses na construção para um retorno em 1 ano e meio ....mais ou menos.

      Excluir
    2. Ta construindo predio rapido, aloca muita gente?

      Tambem estou preguicoso quanto a financas, em piloto automatico, e compartilho do mesmo sentimento, alavancar e depender de salario na obra e complicado, quero isto mais nao.

      Abraco

      Excluir
    3. VDC... quem aloca os trabalhadores é o próprio mestre de obras.
      Sei que tem vezes que deve ter umas 8 pessoas na obra...
      Na maior parte do tempo fica 3 ou 4.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Grande PC.

    É sempre bom ler seus posts de fechamento. Patrimônio digno de respeito.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. hahahahhaa fechei o mês com R$ 19054,82
    Um dia chego lá!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boas Cata,

    Achei excelente sua diversificação, nesses momentos temos que pensar em tudo para ter um retorno bom.

    :D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo patrimônio!
    Quando vc vai começar a construir o CATARRENTO CORPORATE CENTER?

    Sucesso, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma acalmada , acredito que perto do meio do ano eu continue com o empreendimento II

      Grande Abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. Só quando tiver uma casa, infelizmente...

      Pagar garagem para um carro de 5k é osso..

      Grande Abraço

      Excluir
  7. A crise impactou as suas receitas? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impactou sim, meu caro..

      Foram vários fatores, o principal foi uma rasteira que eu levei, com diminuição do pró labore..
      Aliado a isso, eu dei uma diminuída no ritmo de trabalho, e também teve a crise que piorou mais...

      Acho que não voltarei a ter a renda que eu tinha...

      Grande Abraço

      Excluir
  8. Catarrento, então você é do safado ramo da construção.
    O que me deixa curioso é como consegue auferir tamanho lucro diante dessa crise do imob!
    A quantidade de imbecis com grana ainda é tão alta assim?
    Quanto tempo acha que dura essa mamata?
    De qualquer forma estou admirado com seu desempenho, deve morar perto de muito riquinho que não faz conta e ter um excelente conversa para convencer esses trouxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz.. anon...

      Tá tudo errado.

      Eu não sou do ramo da construção, eu tenho o meu trabalho, o meu salário...
      O dinheiro que guardo, eu invisto.
      Um dos meus investimentos é a construção civil.
      A construção civil é um ramo importantíssimo para a economia, e não a vejo com demérito.
      Quem investe em construção civil está investindo em algo com risco, e por isso deve ser recompensado.
      As vezes de acordo com o mercado, a gente é muito bem recompensado, as vezes é triturado e perde o dinheiro que não tem. As grandes construtoras estão passando por dificuldades, muitas delas a bera da falência.
      Esse é o risco.
      O meu lucro, nem foi tão alto em relação ao juros vigente no país. Tive várias noites de preocupação, vários "stress", tenho chance de ter alguma demanda judicial, etc...
      Se vc acha que o lucro é alto e certo te recomendo fortemente investir nesse ramo. Aí vc conseguirá aproveitar a mamata. O mercado é livre, entra quem quer.
      As pessoas precisam de moradia, essa ainda é uma verdade universal, e vc, só mora em algum lugar (próprio ou de aluguel) porque alguém teve culhões de se arriscar e construí-lo.
      A conjuntura econômica está desfavorecendo a construção civil, com diminuição do crédito. Quem compra a primeira moradia o faz devido ao crédito que consegue.
      Essa crise de crédito é salutar para o sistema, por incrível que pareça... O mercado estava cometendo excessos.
      Quem compra não é riquinho, são pessoas. E isso de acordo com o livre mercado. Se fosse coisa de trouxa comprar uma moradia, todos morariam de aluguel. Simples assim.
      Mas já te digo de antemão, que as minha unidades por exemplo, é MUITO, mas MUITO mais favorável a compra do que o aluguel.

      No mais eu particularmente me espelho em pessoas bem sucedidas, e não tenho raiva de gente rica. Acho que elas fazem por merecer. Mas nesse país esquerdista, todos foram doutrinados a achar que todo mundo com dinheiro é ladrão. Que os empresários são safados, e o que o risco não deve ser recompensado.

      Fico perplexo com quem pensa ao contrário.

      Grande Abraço

      Excluir
    2. toma essa anon

      podia ter ficado quieto

      tem inveja de quem é rico...
      temos que bater palmas pra esses caras..

      ser rico de maneira lícita nesse país é um grande feito...

      Excluir
    3. Se vc acha que o lucro é alto e certo te recomendo fortemente investir nesse ramo. Aí vc conseguirá aproveitar a mamata. O mercado é livre, entra quem quer.
      "...VC SÓ MORA EM ALGUM LUGAR (PRÓPRIO OU DE ALUGUEL) PORQUE ALGUÉM TEVE CULHÕES DE SE ARRISCAR E CONSTRUÍ-LO"

      KKKKKKKKKKK CARALHO. Chupa Anônimo 03/02 12:04

      Excluir
  9. Meu nobre, primeiramente quero te parabenizar pelos seus merecidos lucros. Realmente são admiráveis!
    Conheci seu blog através do vidaruimdepobre... Pois bem, acredito que eu não sou o primeiro a lhe perguntar como você faz? É claro que você não nasceu sabendo, certamente estou bastante e deve ter alguém que admira muito e tenta seguir os passos.

    Também sou um trabalhador comum (funcionário público estadual) e NÃO QUERO ESPERAR UM MILAGRE para ter uma vida mais digna. Enfim, gostaria de aprender alguns "paranauês" sobre investimento e ficaria muito grato se pudesse me nortear. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza champz... seja bem vindo... vai acompanhando o blog que sempre tem discussões legais..
      Uma lição importante que eu aprendi, é que do seu investimento, só vc tem responsabilidade.
      Então basicamente tudo dependerá de vc... ninguém vai te pegar pela mão. Falo isso na humildade, porque no começo sempre esperava que alguém me desse o pulo do gato, mas isso infelizmente não existe.
      A gente vai ficando calejado mesmo é com os nossos próprios erros.

      Grande Abraço

      Excluir
  10. olá!! quanto você pagou de imposto nos ultimos dois anos??/ parabéennnss

    ResponderExcluir
  11. Curto muito seu blog, está no meu favorito a tempos. Resolvi criar o meu agora também.

    O cara pode até abandonar renda variavel por uns tempos, mas chega um dia que vê uma cotação baixa e a mão coça hhehehhe

    www.viralatainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cara seus aportes são impressionantes!
    De 2013 a 2014 vc dobrou 300k
    Vc tem uma consultoria cara?

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Me desculpe pela demora meu caro...

      Atualmente tesouro selic

      grande abraço

      Excluir
    2. Acha mais interessante que a NTN-B Principal por qual motivo? pergunto porque pela simulação que fiz, me pareceu fraca a rentabilidade da selic.. talvez por ter apenas titulos por curto prazos

      Excluir
    3. Atualmente o Tesouro Selic é mais vantajoso pra mim, porque me permite ter liquidez. A NTN-b princ. no atual momento está rendendo mais, mas vc pode sofrer deságio importante se precisar resgatar o valor. No blog, já contei a historia de como perdi 35K , porque precisei resgatar as minhas NTNB principal.

      A vantagem na rentabilidade de um em relação ao outro depende da inflação anual.
      Imagine se a inflação caia para 5 % ao ano, e a selic esteja em 14,25% - isso retornaria um rendimento real de 9,25%...
      Se a NTB principal esteja pagando IPCA + 7,3% então o tesouro selic vai render mais..

      Caso a inflação esteja em 10 %, então a NTNB principal renderia mais... (mais ou menos como está agora).

      Mas basicamente eu prefiro o tesouro Selic porque preciso de liquidez no momento, assim que eu quiser aposentar o meu dinheiro vou começar a migrar para NTNB principal.

      Putz, não sei se fui claro, qualquer dúvida me avise aí

      grande abraço

      Excluir
  14. Comprando elpl enquanto os colegas da blogosfera estão correndo dela?
    Fiquei intrigado....
    Sucesso, catarro!!
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe pela demora Mineiro...

      Fiz a compra de apenas um lote, e dei sorte de pegar a baixa histórica...

      grande abraço

      Excluir